SISAGUA


O SISAGUA - SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE VIGILÂNCIA DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO tem por objetivo manter atualizado um Banco de Dados com informações importantes, referentes as diferentes formas de Abastecimento de Água, visando análise e avaliação sobre a Qualidade da Água destinada ao Consumo Humano com objetivo de possibilitar melhor Planejamento das Ações de Vigilância no âmbito do SUS, conforme estabelecido na Portaria MS nº 518/04.

O SISAGUA está dividido em três módulos.

CADASTRO: formação do Banco de Dados contemplando todas as formas de Abastecimento de Água:
· SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - SAA
· SOLUÇÕES ALTERNATIVAS COLETIVAS - SAC
· SOLUÇÕES ALTERNATIVAS INDIVIDUAI - SAI
Os técnicos do SUS, responsáveis pelo desenvolvimento do VIGIAGUA devem preencher o Formulário de acesso ao SISAGUA e encaminhar oficialmente seu cadastro para a Coordenação Estadual do VIGIAGUA para que seja autorizado o acesso responsável pela CGVAM-Coordenação Geral de Vigilância Ambiental em Saúde do Ministério da Saúde.

CONTROLE: formação de Banco de Dados, referente as informações do Controle de Qualidade efetuado pelo responsável do SAA e da SAC visando o monitoramento das informações da qualidade da água. Essas informações devem ser fornecidas e encaminhadas mensalmente, trimestralmente e semestralmente às Secretarias Municipais de Saúde, para que sejam alimentados os dados no SISAGUA a fim de direcionar as ações de Vigilância.

VIGILÂNCIA: formação de Banco de Dados referente às ações de Vigilância. As informações e resultados das análises de água realizadas bem como outros procedimentos realizados de vigilância da qualidade da água devem ser alimentados no SISAGUA.
Em caso de problemas no SISAGUA, a CGVAM/VIGIAGUA disponibiliza um canal de comunicação direto pelo telefone 0800-7096500.
(Documento em pdf.)
Recomendar esta página via e-mail: