6) Controle Social

CONTROLE SOCIAL - O CEST estimula o fortalecimento do Controle Social no âmbito da Saúde do Trabalhador do SUS com as seguintes ações estratégicas:

· Garantir a participação dos trabalhadores e seus representantes na formulação e no acompanhamento da execução e avaliação da política de saúde do trabalhador ,respeitando as instâncias de controle social do SUS.
· Implantar os Conselhos Gestores de Saúde dos CERESTs do Paraná, nos moldes estabelecidos pela Portaria 2437/05 e Resolução nº 36/03 do CES.
· Criar nos CERESTs os Núcleos de Apoios (Sala de Situação) equipados, de modo a disponibilizar as ferramentas para potencializar a ação do controle social.
· Estimular a criação das Comissões Intersetoriais em Saúde do Trabalhador- CIST municipais com apoio da CIST estadual e Conselho Estadual de Saúde- CES.
· Criar mecanismos de discussão da política estadual, regional e municipal de Saúde do Trabalhador nos Conselhos Municipais de Saúde- CMS e CES.
· Garantir que os planos municipais, regionais e estadual de saúde do trabalhador sejam discutidos e aprovados pelos respectivos conselhos de saúde e incluídos no Pacto pela Vida.
· Capacitar representantes do controle social (política de saúde do trabalhador, papel do controle social), garantindo a deliberação das instâncias de controle social do SUS.
· Apresentar e aprovar o Plano de Aplicação dos recursos financeiros nas instâncias de controle social do SUS, prevendo a prestação de contas da aplicação desses recursos.

Recomendar esta página via e-mail: