Comitê de Investigação de Óbitos e Amputações Relacionados ao Trabalho


O Comitê Estadual de Investigação de Óbitos e Amputações Relacionados ao Trabalho do Paraná foi criado em dezembro de 1997.
A criação do Comitê fez parte de uma estratégia de intervenção para a construção de uma Política de Saúde do Trabalhador no SUS do Estado do Paraná articulada com outras instituições governamentais e não governamentais, com participação dos trabalhadores.
O Comitê é de âmbito estadual, tem um regimento Interno e é interinstitucional, tem caráter ético, técnico, científico, educativo e de assessoria. Sua finalidade é a prevenção dos condicionantes dos acidentes graves e fatais (óbitos e amputações) relacionados ao trabalho.

Tem como objetivos:
· Estabelecer uma rede estadual de vigilância aos acidentes graves e fatais (óbitos e amputações) relacionados ao trabalho, incentivando a identificação, o conhecimento de suas causas e os fatores determinantes;
· Propiciar a sua utilização como “Evento Sentinela” visando a detecção de falhas que tornaram o evento possível, permitindo a correção de modo a garantir a melhoria no ambiente de trabalho e a prevenção de novos episódios;
· Organizar um sistema de investigação de âmbito estadual e municipal dos acidentes graves e fatais (óbitos e amputações);
· Garantir o monitoramento estatístico das ocorrências com a finalidade de propor medidas coletivas de prevenção;
· Demandar e acompanhar os processos de investigação e intervir quando necessário;
· Contribuir para avaliação do impacto das intervenções sobre a ocorrência destes agravos;
O Comitê é composto pelas seguintes instituições: SUS; INSS, Ministério Público, Ministério do trabalho, Secretarias de Governo, Universidades e Centrais Sindicais. São eleitos 2 representantes de instituições diferentes para o cargo de coordenador e vice-coordenador.
Cabe a SESA (CEST) e SMS coordenar, organizar e encaminhar para investigação, envolvendo outros órgãos quando necessário (DRT, MP, etc), qualquer suspeita de acidentes graves e fatais (óbitos e amputações) ocorridos no estado do Paraná.

O Comitê possui um banco de dados que periodicamente é analisado para realização do planejamento das ações.
O Comitê se reúne mensalmente para encaminhar as ações propostas, e uma das atividades definidas em 2007 foi a realização de Oficinas nas Macro Regiões do Estado para planejamento das ações para a prevenção de acidentes de trabalho.
A primeira oficina aconteceu em 2008 na Macro Região Campos Gerais, envolvendo os Municípios de Telêmaco Borba, Ponta Grossa, Guarapuava e Irati.

As próximas estão agendadas para as seguintes datas:
16 e 17 de setembro de 2008 em Cascavel
18 de setembro – Pato Branco
25 de setembro - Jacarezinho
28 e 29 de outubro Umuarama

Datas das reuniões do Comitê para 2008 , que acontecerão no auditório da SESA, sito a rua Piquiri, 170 prédio da Secretaria de Estado da Saúde no município de Curitiba às 8h30.
Dia 02 de setembro
Dia 07 de outubro
Dia 04 de novembro
Dia 02 de dezembro
Recomendar esta página via e-mail: