Boletim Informativo - Saúde Bucal

g

Curso de câncer bucal é realizado no Ciopar

saO secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, participou nesta quinta-feira (19), em Curitiba, da abertura do XII Congresso Internacional de Odontologia do Paraná. A Secretaria de Estado da Saúde viabilizou a participação de 200 profissionais de saúde pública no congresso que abordará, entre outros temas, a prevenção do câncer bucal.

A Secretaria de Estado da Saúde está implantando testes rápidos para o pré-diagnóstico do câncer bucal em todas as 2,5 mil unidades de saúde do Paraná. O novo método é pioneiro no país e faz parte do Programa Estadual de Detecção Precoce do Câncer Bucal.

Leia a matéria completa.



Inscrições para o Encontro Sul Brasileiro de Saúde Bucal ainda podem ser feitas

saO terceiro Encontro Sul Brasileiro de Saúde Bucal, uma promoção dos Conselhos Regionais de Odontologia do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, está confirmado para os dias 7 e 8 de novembro de 2013, em Curitiba. O evento teve suas inscrições encerradas, com o limite de 1000 profissionais de saúde bucal do Paraná, Santa Catarina , Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul inscritos, sendo realizado no Centro de Convenções de Curitiba.

Contudo, existem ainda algumas vagas para os profissionais de saúde do Paraná, as quais devem ser feitas diretamente com a Divisão de Daúde Bucal da Secretaria da Saúde, através do email: saudebucal.spp@sesa.pr.gov.br


Hospital Universitário de Cascavel será referência no atendimento a fissurados

saO Centro de Atenção e Pesquisa em Anomalias Craniofaciais (Ceapac), do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), órgão do Governo do Estado, fará convênio com o chamado Centrinho, o hospital de referência no tratamento de pacientes com fissuras labiopalatais, de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (USP), localizado em Bauru.

Inaugurado em fevereiro deste ano, o Centro em Cascavel vai ampliar a capacitação dos profissionais e facilitar o acesso a pesquisas desenvolvidas no hospital em Bauru. O centro possui um histórico de mais de 800 atendimentos, realizados somente nos últimos quatro meses. O coordenador do Ceapac, professor Amadeu Tomasin Neto, lembra que todo o atendimento prestado ocorre pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Nossos pacientes são acompanhados gratuitamente, no mínimo uma vez ao mês, sendo todos os procedimentos agendados”.

Leia a matéria completa.


7°RS promove encontro de saúde bucal

Um encontro de Saúde Bucal, reunindo profissionais de saúde bucal dos municípios da 7ªRegional de Saúde (Pato Branco) será realizado no próximo dia 25 de outubro, contando com a confirmação de um grande número de inscritos.

Segundo o diretor da 7ª Regional de Saúde, Nestor Werner Junior, o evento visa discutir os problemas de saúde bucal da região e do Estado, além de ser uma excelente oportunidade e congraçamento científico e social.

Coordenadores regionais se reuniram para a discussão de pautas

saFoi realizada a segunda reunião anual dos coordenadores regionais de saúde bucal, oportunidade em que uma extensa pauta de trabalho foi discutida. Os pontos principais foram a nova forma de repasse e mudança de gestão dos laboratórios regionais de prótese dentária, a mudança de resolução da implantação dos Centros de Especialidades Odontológicas em municípios de menor porte e apresentação e discussão sobre o Comitê Técnico de Fluoretação.

Além do mais, foi feita uma exposição sobre as ações de saúde bucal propostas pela Secretaria da Saúde no Programa Saúde na Escola e sobre a continuidade do Programa Estadual de Bochecho com Flúor e do Programa de Detecção Precoce do Cancer Bucal. Outros destaques foram a apresentação do Programa de Qualificação da Prótese Dentária na Atenção Básica e o Curso de Capacitação para Atendimento a Pessoas com Deficiência.



Oficina de Inovação do processo de trabalho começa dia 24 em Cascavel

A Oficina de Inovação do Processo de Trabalho da II Macrorregional está marcado para o dia 24 de outubro, em Cascavel, reunindo os profissionais de saúde bucal dos municípios das 7ª,8ª,9ª,10ª e 20ª Regionais de Saúde. Com esta oficina encerra-se o ciclo de quatro oficinas sobre o assunto realizadas em todas as Macrorregiões. O evento será coordenado pelo coordenador regional de Saúde Bucal, Waldemar Donega.

O encontro, que será realizado na Universidade Paranaense (UNIPAR) vai ser aberto pelo diretor da 10ª Regional de Saúde, Miroslau Bailak, seguindo-se a abordagem dos seguintes conteúdos:
- Processo de Trabalho , conceito, filosofia e aplicação prática- Léo Kriger, da Secretaria da Saúde
- Rede Mãe Paranaense e Saúde Bucal- Carolina de Oliveira Azim, da Secretaria da Saúde
- Saúde Bucal do Bebê- Cassia Dezan Garbeline, da Clinica do Bebê- Universidade Estadual de Londrina (UEL)
- Desmistificando o atendimento odontológico em pacientes portadores de deficiências- Maria de Fátima Tomazin, da UNIOESTE
- Promoção de Saúde- Marina Berti, da UNIOESTE
- Ações do Projeto Mãe Paranaense no município de Cascavel e importância da higienização lingual na atenção básica- Ederson Santos Rocha, da Secretaria de Saúde de Cascavel.



Congresso Brasileiro de Atenção Primária em Odontologia

Tendo como tema “Atenção Primária em Odontologia e Modelos de Decisão” será realizado em Belo Horizonte, entre os dias 9 e 11 de outubro, o segundo Congresso Brasileiro de Atenção Primária em Odontologia. O local do evento será o CREA de Minas Gerais e a promoção é do Sindicato dos Odontologias de Minas Gerais. As inscrições e o envio de trabalhos científicos podem ser feitos pelo site www.somge.org.br/cobrapo.



Cursos de qualificação da gestão em saúde entrega certificado

Com a presença do Coordenador Nacional de Saúde Bucal, Gilberto Pucca Junior, aconteceu em Maringá, no último dia 27 de setembro, a entrega dos certificados aos Coordenadores Municipais de Saúde Bucal, que concluíram o Curso de Qualificação da Gestão em Saúde Bucal, coordenado pelos professores Mitsue Fujimaki, Raquel Suga Terada e Luiz Fernando Loli, em parceria com a 15ª Regional de Saúde (Maringá) e a Divisão de Saúde Bucal da Secretaria da Saúde.

Os Cursos de qualificação da gestão em saúde, que estão em andamento nas demais 14 Regionais de Saúde deverão ser concluídos até o dia 7 de novembro, com a reunião final sendo realizada durante o III Encontro Sul Brasileiro de Saúde Coletiva.


Curso de atendimento para pessoas com deficiência começa em novembro

O Ministério da Saúde marcou para o final de novembro o inicio do Curso de Capacitação para o Atendimento à Pessoas com Deficiência. No período de novembro a março, serão 120 horas de aulas à distância, sendo que a partir de abril ocorrerá o modelo presencial, com 40 horas de aulas práticas.

A coordenadora estadual do curso será a cirurgiã dentista Vera Carneiro, com larga experiência em atendimento de pacientes com deficiência. O Paraná tem confirmada a participação de 346 profissionais de saúde bucal. Como ainda sobraram vagas, os organizadores do curso decidiram manter as inscrições abertas até o dia 31 de outubro, as quais podem ser feitas diretamente pelo www.unasusufpe.com.br.


SAÚDE BUCAL NA IMPRENSA

Dentista é premiado ao propor que consulta odontológica seja incluída na carteirinha de vacinação da criança (Gazeta do Povo)

saPais que levam os filhos para tomar vacinas num posto de saúde de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, têm mais um compromisso: levar a criança ao consultório odontológico do próprio posto para fazer uma consulta. A ida ao dentista é registrada na carteira nacional de vacinação, que é individual, e o retorno já fica agendado. Atrelar a ida ao dentista à vacinação foi uma ideia desenvolvida pelo dentista Geraldo Stocco. O trabalho começou em 2005 e agora a iniciativa foi reconhecida nacionalmente com o prêmio Mostra Brasil Aqui Tem SUS, entregue pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) no último dia 28, em Brasília.

Foto: Luciano Mendes/Gazeta do Povo

Leia a matéria completa.


Divisão de Saúde Bucal - Secretaria de Estado da Saúde - Paraná

Coordenador: Léo Kriger - leo.kriger@sesa.pr.gov.br
Equipe: Marilene Peixoto, Carolina de Oliveira Azim, Gabriela Afonso e Maribel Camatti.
Contato: (41) 3330 - 4527
Email: saudebucal.spp@sesa.pr.gov.br

A Newsletter e-Saúde é produzida pela Equipe da Divisão de Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde.


Clique aqui, caso queira CANCELAR o recebimento do boletim informativo.

www.saude.pr.gov.br
© Secretaria da Saúde
Rua Piquiri 170 - Rebouças - 80230-140 - Curitiba - PR
41 3330-4300 - Fax 41 3330-4461

g

Comitê de apoio à fluoretação faz reunião inicial

saO Comitê Técnico de Fluoretação, que tem por objetivo apoiar a política de incremento e monitoramento da fluoretação das águas de abastecimento do Paraná., realizou sua primeira reunião no final de agosto, definindo as estratégias de trabalho para os próximos meses. Deste primeiro encontro participaram os técnicos Léo Kriger e Carolina Olivera Azim, da Divisão de Saúde Bucal e José Luiz Nishihara Pinto e Celso Luiz Rubio, da Divisão de Vigilancia sobre o Meio.

O Comitê Técnico de Fluoretação tem a seguinte composição:

Superintendencia de Atenção à Saúde/Departamento de Atenção às Condições Crônicas/Divisão de Saúde Bucal:
Titular: Léo Kriger ; Suplente: Carolina de Oliveira Azim

Superintendencia de Vigilancia em Saúde/Departamento de Vigilância Ambiental/ Divisão de Vigilância sobre o Meio:
Titular: José Luiz Nishihara Pinto; Suplente: Celso Luiz Rubio

Regionais de Saúde com Sistemas Municipais de Abastecimento de Água:
Titulares: Domingos Alvanhan, da 17ª Regional de Saúde, Vera Lúcia Leite, da 13ª Regional de Saúde; Suplentes: Glades Edir Grudtner, da 20ª Regional de Saúde e Luiz Américo Ferraz , da 18ª Regional de Saúde.


Cursos de qualificação da gestão em saúde terminam em novembro

Os cursos de qualificação da gestão em saúde, uma parceria entre a Secretaria da Saúde e a Universidade Estadual de Maringá (UEM), oferecido inicialmente para os coordenadores regionais de saúde bucal, agora estão sendo também reproduzidos para os coordenadores municipais de saúde bucal, vinculados a 14 Regionais de Saúde. Os cursos deverão ser concluídos até o dia 7 de novembro, com a reunião final sendo realizada durante o III Encontro Sul Brasileiro de Saúde Coletiva..

O curso é desenvolvido na regional de Maringá e tem seu termino previsto para o dia 27 de setembro. Nesta data, será realizada a cerimônia de entrega de certificados aos participantes. O evento contará com a presença do coordenador nacional de Saúde Bucal, professor Gilberto Pucca.


Encontro Sul Brasileiro com grande número de inscrições

O terceiro Encontro Sul Brasileiro de Saúde Bucal, uma promoção dos Conselhos Regionais de Odontologia do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, confirmado para os dias 7 e 8 de novembro de 2013, em Curitiba, já conta com um grande número de adesões. O evento conta com o apoio da Secretaria da Saúde do Paraná, e será realizado no Centro de Convenções de Curitiba.

As inscrições dos profissionais de saúde bucal vinculados aos serviços públicos de saúde são gratuitas, pelo site www.cropr.org.br. A Divisão de Saúde Bucal da Secretaria da Saúde está estimulando os municípios a apresentarem suas experiências, através de pôsteres, abordando o tema ‘ Processo de trabalho e formação de redes’. Paralelamente ao Encontro será realizado o 11º EPATESPO, os quais deverão ser feitas inscrições, por meio do site do evento, até o dia 20 de setembro.



Curso de câncer bucal no Ciopar em setembro

Um curso sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer bucal, a ser ministrado pelo professores Cassius Torres Pereira, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Francisco Isaak Ciesielski, do Hospital Municipal de Ponta Grossa, será ofertado aos profissionais da rede pública de saúde bucal por ocasião do XII Congresso Internacional de Odontologia do Paraná. O evento está programado para o período de 19 a 21 de setembro de 2013, no Expo Unimed, em Curitiba. O curso será realizado no dia 19 de setembro, das 14 as 18 horas.

Um acordo foi firmado entre a Secretaria da Saúde e a Associação Brasileira de Odontologia do Paraná (ABO-PR), promotora do CIOPAR, sempre prevista a participação de 200 profissionais no referido curso, que faz parte da capacitação dos cirurgiões dentistas para o Programa Estadual de Detecção Precoce do Câncer Bucal. As inscrições poderão ser feitas diretamente nas Regionais de Saúde, permitindo as inscritos a participação em todas as atividades do CIOPAR, com exceção dos cursos de outras áreas.


Regional de Pato Branco promove curso de câncer bucal

Um encontro de saúde bucal, reunindo profissionais de saúde bucal dos municípios da região de Pato Branco, está sendo organizado pela 7ª Regional de Saúde (Pato Branco), para o dia 25 de outubro.

Segundo o diretor da 7ª Regional de Saúde, Nestor Werner Junior, o evento visa discutir os problemas de saúde bucal da região e do Estado, além de se constituir numa excelente oportunidade e congraçamento científico e social.


Coordenadores regionais se reuniram para a discussão de pautas

saFoi realizada a segunda reunião anual dos coordenadores regionais de saúde bucal, oportunidade em que uma extensa pauta de trabalho foi discutida. Os pontos principais foram a nova forma de repasse e mudança de gestão dos laboratórios regionais de prótese dentária, a mudança de resolução da implantação dos Centros de Especialidades Odontológicas em municípios de menor porte e apresentação e discussão sobre o Comitê Técnico de Fluoretação.

Além do mais, foi feita uma exposição sobre as ações de saúde bucal propostas pela Secretaria da Saúde no Programa Saúde na Escola e sobre a continuidade do Programa Estadual de Bochecho com Flúor e do Programa de Detecção Precoce do Cancer Bucal. Outros destaques foram a apresentação do Programa de Qualificação da Prótese Dentária na Atenção Básica e o Curso de Capacitação para Atendimento a Pessoas com Deficiência.



Oficina de inovação do processo de trabalho em Cascavel

A Oficina de Inovação do Processo de Trabalho da II Macrorregional está marcado para o dia 24 de outubro, em Cascavel, reunindo os profissionais de saúde bucal dos municípios das 7ª,8ª,9ª,10ª e 20ª Regionais de Saúde. Com esta oficina encerra-se o ciclo de quatro oficinas sobre o assunto realizadas em todas as Macrorregiões.


Congresso Brasileiro de Atenção Primária em Odontologia

Tendo como tema “Atenção Primária em Odontologia e Modelos de Decisão” será realizado em Belo Horizonte, entre os dias 9 e 11 de outubro, o segundo Congresso Brasileiro de Atenção Primária em Odontologia. O local do evento será o CREA de Minas Gerais e a promoção é do Sindicato dos Odontologias de Minas Gerais. As inscrições e o envio de trabalhos científicos podem ser feitos pelo site www.somge.org.br/cobrapo.


Divisão de Saúde Bucal - Secretaria de Estado da Saúde - Paraná

Coordenador: Léo Kriger - leo.kriger@sesa.pr.gov.br
Equipe: Marilene Peixoto, Carolina de Oliveira Azim, Gabriela Afonso e Maribel Camatti.
Contato: (41) 3330 - 4527
Email: saudebucal.spp@sesa.pr.gov.br

A Newsletter e-Saúde é produzida pela Equipe da Divisão de Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde.


Clique aqui, caso queira CANCELAR o recebimento do boletim informativo.

www.saude.pr.gov.br
© Secretaria da Saúde
Rua Piquiri 170 - Rebouças - 80230-140 - Curitiba - PR
41 3330-4300 - Fax 41 3330-4461

g

Regionais promovem curso de qualificação da gestão em saúde

O Curso de Qualificação da Gestão em Saúde, uma parceria entre a SESA e a UEM, oferecido inicialmente para os Coordenadores Regionais de Saúde Bucal, está sendo agora reproduzido para os coordenadores municipais de saúde bucal, vinculados a 14 Regionais de Saúde, devendo todos os cursos ser concluídos até o mês de outubro.

Com exceção da regional de Maringá, que já estava na programação original do projeto, onde o curso é desenvolvido a distancia, na demais Regionais os encontros são presenciais, com excelente nível de freqüência e muita qualidade nos conteúdos abordados e na participação efetiva dos coordenadores municipais nas discussões.

saCurso de Qualificação da Gestão em Saúde Bucal - 14° Regional de Saúde (Paranavaí)












saCurso de Qualificação da Gestão em Saúde Bucal - 22° Regional de Saúde (Ivaiporã)












saCurso de Qualificação da Gestão em Saúde Bucal - 2° Regional de Saúde (Metropolitana)












Encontro Sul Brasileiro está confirmado para o mês de novembro

O terceiro Encontro Sul Brasileiro de Saúde Bucal, uma promoção dos Conselhos Regionais de Odontologia do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, está confirmado para os dias 7 e 8 de novembro de 2013, em Curitiba, devendo contar com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná. O local do evento será o Centro de Convenções de Curitiba.

As inscrições dos profissionais de saúde bucal vinculados aos serviços públicos de saúde serão gratuitas, pelo site www.cropr.org.br. A Divisão de Saúde Bucal da Secretaria da Saúde está estimulando os municípios a apresentarem suas experiências, através de pôsteres, abordando o tema ‘ Processo de trabalho e formação de redes’. Paralelamente ao Encontro será realizado o 11º EPATESPO.


Curso de câncer bucal no Ciopar em setembro

Um curso sobre Prevenção. Diagnóstico e Tratamento do Câncer Bucal, a ser ministrado pelo professores Cassius Torres Pereira, da Universidade Federal do Paraná e Francisco Isaak Ciesielski, do Hospital Municipal de Ponta Grossa, será ofertado aos profissionais da rede pública de saúde bucal por ocasião do XII Congresso Internacional de Odontologia do Paraná, programado para o período de 19 a 21 de setembro de 2013, no Expo Unimed, em Curitiba. O curso será realizado no dia 19 de setembro, das 14 as 18 horas.

Um acordo neste sentido foi firmado entre a SESA e a ABO-PR, promotora do CIOPAR, sempre prevista a participação de 200 profissionais no referido curso, que faz parte da capacitação dos cirurgiões dentistas para o Programa Estadual de Detecção Precoce do Câncer Bucal. As inscrições poderão ser feitas diretamente nas Regionais de Saúde, permitindo as inscritos a participação em todas as atividades do CIOPAR, com exceção dos cursos de outras áreas.

Secretaria da Saúde cria comitê de apoio à política de fluoretação

Através da resolução 415/2013, assinada pelo secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, foi constituído o Comitê Técnico de Fluoretação, que tem por objetivo apoiar a política de incremento e monitoramento da fluoretação das águas de abastecimento do Paraná. O Comitê terá a participação de técnicos da Superintendencia de Atenção à Saúde, da Superintendencia de Vigilancia em Saúde e das Regionais de Saúde com Sistemas Municipais de Abasecimento de Água.

O Comitê Técnico de Fluoretação tem a seguinte composição:

Superintendencia de Atenção à Saúde/Departamento de Atenção às Condições Crônicas/Divisão de Saúde Bucal:
Titular: Léo Kriger ; Suplente: Carolina de Oliveira Azim
Superintendencia de Vigilancia em Saúde/Departamento de Vigilância Ambiental/ Divisão de Vigilância sobre o Meio:
Titular: José Luiz Nishihara Pinto; Suplente: Celso Luiz Rubio
Regionais de Saúde com Sistemas Municipais de Abastecimento de Água:
Titulares: Domingos Alvanhan, da 17ª Regional de Saúde, Vera Lúcia Leite, da 13ª Regional de Saúde; Suplentes: Glades Edir Grudtner, da 20ª Regional de Saúde e Luiz Américo Ferraz , da 18ª Regional de Saúde.

Regional de Pato Branco promove curso de câncer bucal

Profissionais de saúde bucal dos municípios das 7ª e 8ª Regionais de Saúde participaram de um Curso de Cancer Bucal, promovido pela 7ª Regional de Saúde, no SESC de Pato Branco. O curso foi ministrado pela professora Adriana de Castro Martins Martinez, da Universidade Estadual de Cascavel.

Segundo o diretor da 7ª Regional de Saúde, Nestor Werner Junior, o evento superou as expectativas, reunindo 82 profissionais de saúde bucal dos municípios da região, que puderam aprofundar seus conhecimentos a respeito o câncer bucal.

Coordenadores regionais participam de reunião no próximo dia 30

Está marcada para o próximo dia 30 de agosto, no auditório da SESA, a segunda reunião anual dos Coordenadores Regionais de Saúde Bucal. O primeiro encontro, realizado em março, foi por vídeo conferencia, sendo este de caráter presencial, devendo reunir todos os coordenadores das 22 Regionais de Saúde.

Na pauta da reunião está prevista a discussão dos seguintes temas
- Nova forma de repasse e mudança de gestão dos Laboratórios Regionais de Prótese Dentária.
- Estudo de viabilidade de implantação de Centro de Especialidades Odontológicas em municípios de menor porte.
- Informes sobre o Curso de Capacitação para Atendimento a Pessoas com Deficiência, programada para o mês de novembro.
- Análise atual doo Programa Estadual do Bochecho com Flùor.
- Programa de Qualificação da Prótese Dentária na Atenção Básica
- Programa de Detecção Precoce do Cancer Bucal
- Comitê Técnico de Fluoretação
- Saúde Bucal no Programa Saúde na Escola
- Monitoramento de indicadores
- III Encontro Sul Brasileiro de Saúde Bucal e 11º EPATESPO
- Cursos de Gestão em Saúde Bucal


Divisão de Saúde Bucal - Secretaria de Estado da Saúde - Paraná

Coordenador: Léo Kriger - leo.kriger@sesa.pr.gov.br
Equipe: Marilene Peixoto, Carolina de Oliveira Azim, Gabriela Afonso e Maribel Camatti.
Contato: (41) 3330 - 4527
Email: saudebucal.spp@sesa.pr.gov.br

A Newsletter e-Saúde é produzida pela Equipe da Divisão de Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde.


Clique aqui, caso queira CANCELAR o recebimento do boletim informativo.

www.saude.pr.gov.br
© Secretaria da Saúde
Rua Piquiri 170 - Rebouças - 80230-140 - Curitiba - PR
41 3330-4300 - Fax 41 3330-4461





Edição 14 - Julho 2013


g

Oficina de inovação da gestão do processo de trabalho em Maringá

253 profissionais de saúde bucal, representando seus respectivos municípios, participaram da oficina ‘Inovação da Gestão do Processo de Trabalho em Saúde Bucal’, realizada na Universidade Cesumar, em Maringá, no útlimo dia 3 de julho. Cirurgiões-dentistas, técnicos em Saúde Bucal e auxiliares de saúde bucal dos municípios das 11ª, 12ª, 13ª, 14ª e 15ª Regionais de Saúde tiveram oito horas de conteúdos relativos à saúde bucal da gestante e do bebê, ministrados por professores da Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Londrina e por técnicos da Secretaria Estadual da Saúde.

Segundo a Coordenadora Regional de Saúde Bucal da 15ª Regional de Saúde e coordenadora do evento, Rosangela Forasteiro,a avaliação dos participantes foi muito positiva, tanto em relação aos conteúdos ministrados como quanto à organização geral.


Regionais promovem curso de qualificação da gestão em saúde

O Curso de Qualificação da Gestão em Saúde Bucal, uma parceria entre a Secretaria da Saúde e a Universidade Estadual de Maringá (UEM), oferecido inicialmente para os Coordenadores regionais de saúde bucal, está sendo agora reproduzido para os coordenadores municipais, vinculados à 14 Regionais de Saúde, devendo todos os cursos ser concluídos até o mês de outubro.

Com exceção da regional de Maringá, que já estava na programação original do projeto, onde o curso é desenvolvido a distância, na demais regionais os encontros são presenciais, com excelente nível de freqüência e muita qualidade nos conteúdos abordados e na participação efetiva dos coordenadores municipais nas discussões.

saCurso de Qualificação da Gestão em Saúde Bucal - 14° Regional de Saúde (Paranavaí)












saCurso de Qualificação da Gestão em Saúde Bucal - 22° Regional de Saúde (Ivaiporã)












saCurso de Qualificação da Gestão em Saúde Bucal - 2° Regional de Saúde (Metropolitana)












Encontro Sul Brasileiro está confirmado para o mês de novembro

O terceiro Encontro Sul Brasileiro de Saúde Bucal, uma promoção dos Conselhos Regionais de Odontologia do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, está confirmado para os dias 7 e 8 de novembro de 2013, em Curitiba, devendo contar com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná. O local do evento será o Centro de Convenções de Curitiba.

As inscrições dos profissionais de saúde bucal vinculados aos serviços públicos de saúde serão gratuitas, pelo site www.cropr.org.br. A Divisão de Saúde Bucal da Secretaria da Saúde está estimulando os municípios a apresentarem suas experiências, através de pôsteres, abordando o tema ‘ Processo de trabalho e formação de redes’. Paralelamente ao Encontro será realizado o 11º EPATESPO.


Curso de câncer bucal no Ciopar em setembro

Um curso sobre Diagnóstico e Tratamento do Câncer Bucal, a ser ministrado pelo professor Cassius Torres Pereira, será ofertado aos profissionais da rede pública de saúde bucal por ocasião do XII Congresso Internacional de Odontologia do Paraná. O evento está programado para o período de 19 a 21 de setembro de 2013, no Expo Unimed, em Curitiba.

Um acordo neste sentido foi firmado entre a Secretaria da Saúde e a ABO-PR, promotora do CIOPAR, sempre prevista a participação de 200 profissionais no referido curso, que faz parte da capacitação dos cirurgiões dentistas para o Programa Estadual de Detecção Precoce do Câncer Bucal.

sa
O primeiro Simpósio de Odontologia Hospitalar do Paraná foi realizado
nos dias 15 e 16 de julho no Hospital Regional do Sudoeste, em Francisco Beltrão.

Divisão de Saúde Bucal - Secretaria de Estado da Saúde - Paraná

Coordenador: Léo Kriger - leo.kriger@sesa.pr.gov.br
Equipe: Marilene Peixoto, Carolina de Oliveira Azim, Gabriela Afonso e Maribel Camatti.
Contato: (41) 3330 - 4527
Email: saudebucal.spp@sesa.pr.gov.br

A Newsletter e-Saúde é produzida pela Equipe da Divisão de Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde.


Clique aqui, caso queira CANCELAR o recebimento do boletim informativo.

www.saude.pr.gov.br
© Secretaria da Saúde
Rua Piquiri 170 - Rebouças - 80230-140 - Curitiba - PR
41 3330-4300 - Fax 41 3330-4461




Edição 13 - Janeiro 2013

g

Teleconferência abriu trabalhos com os coordenadores

Uma teleconferência, realizada no dia 4 de Janeiro, marcou a primeira reunião da Divisão de Saúde Bucal com os Coordenadores Regionais de Saúde Bucal. Durante duas horas e meia, os técnicos da DVSAB e os coordenadores regionais mantiveram um diálogo aberto sobre o plano de ação para 2013, elencando as atividades que serão desenvolvidas no ano.

Participaram desta primeira teleconferência, que serviu também como primeira reunião semestral entre a DVSAB e as Coordenações Regionais, os coordenadores de saúde bucal das regionais de Jacarézinho, Irati, Campo Mourão, Umuarama, Ponta Grossa, Ivaiporã, Apucarana, Foz do Iguaçú, Maringá, Londrina e da Região Metropolitana de Curitiba. .


Inscrições para o curso de pacientes com deficiência

Foram prorrogadas até o dia 18 de fevereiro as inscrições dos profissionais de saúde bucal, indicados pelos municípios para o Curso de Capacitação para o Atendimento de Pessoa com Deficiência, cuja realização está prevista para novembro de 2013. Foram ofertadas para o Estado 336 vagas para profissionais da Atenção Básica e 31 vagas para profissionais que trabalham nos Centros de Especialidades Odontológicas.

Os profissionais indicados pelos municípios deverão confirmar suas inscrições pelo site: www.unasusufpe.com.br, cabendo à Regional de Saúde o envio das respectivas à DVSAB para a validação das mesmas. O curso terá uma carga horário de 160 horas, sendo 120 horas teóricas com ensino a distancia e 40 horas de atividades clínicas presenciais.


Secretaria da Educação será parceira no programa de bochechos com flúor

O Programa Estadual de Bochechos com Flúor contará a partir deste ano com a parceria da Secretaria Estadual da Educação. Com a expansão da faixa etária até os 15 anos, as escolas estaduais serão incluídas no programa. Uma reunião dos técnicos da DVSAB e o Secretário Flavio Arns, definiu as estratégias a serem adotadas.

Os 32 Nucleos Estaduais de Educação e as 22 Coordenações Regionais de Saúde Bucal farão um trabalho conjunto, visando o desenvolvimento harmonioso do programa, que desde 1982 tem contribuído para a redução da prevalência da doença cárie no Paraná. A primeira remessa dos saches de fluoreto de sódio já foi enviada às Regionais de Saúde.


Programa de Detecção Precoce do Câncer Bucal vai começar

Com a aquisição dos kits de azul de toluidina e ácido acético e a elaboração do material gráfico de apoio aos profissionais de saúde, está tudo pronto para o lançamento do Programa Estadual de Detecção Precoce do Câncer Bucal. Todas as unidades básicas de saúde e os Centros de Especialidades Odontológicas do Estado receberão os kits de diagnóstico, bem como um adesivo e um cartão instrutivo de orientação.

O uso do azul de toluidina e ácido acético na detecção de lesões suspeitas é um procedimento simples e de custo reduzido. Em caso de confirmação de prémalignidade e malignidade o paciente será encaminhado para exames anatomopatológicos e citológicos, que serão garantidos pela Secretaria de Estado da Saúde.

O programa será lançado dia 13 de março, às 14 horas, por meio de uma videoconferência.

Adesivo para Unidade de Saúdesa


















 Cartão de orientação para o profissional



Adesivo para Unidade de Saúde


Oficinas de gestão do processo do trabalho em Maringá e Cascavel

A Divisão de Saúde Bucal programou para este ano duas Oficinas de Inovação da Gestão do Processo de Trabalho em Odontologia, a serem realizadas nas Macro Regiões de Maringá e Cascavel. No ano passado, foram contempladas com estas Oficinas as Macro Regiões de Curitiba e Londrina.

A primeira Oficina deste ano está marcada para o dia 22 de maio em Maringá, envolvendo os coordenadores de saúde bucal dos municípios da Macro Região de Maringá,, que é composta pelas Regionais de Maringá, Paranavaí, Cianorte, Campo Mourão e Umuarama. A Oficina em Cascavel está prevista para o mês de junho.


Divisão de Saúde Bucal - Secretaria de Estado da Saúde - Paraná

Coordenador: Léo Kriger - leo.kriger@sesa.pr.gov.br
Equipe: Marilene Peixoto, Carolina de Oliveira Azim, Gabriela Afonso e Maribel Camatti.
Contato: (41) 3330 - 4527
Email: saudebucal.spp@sesa.pr.gov.br



A Newsletter e-Saúde é produzida pela Equipe da Divisão de Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde.


Clique aqui, caso queira CANCELAR o recebimento do boletim informativo.
www.saude.pr.gov.br
© Secretaria da Saúde
Rua Piquiri 170 - Rebouças - 80230-140 - Curitiba - PR
41 3330-4300 - Fax 41 3330-4461


 

Edição 12 - Novembro/Dezembro 2012

g

Webconferência debate atendimento de saúde bucal para pessoas com deficiência

A Divisão de Saúde Bucal , em parceria com a Divisão de Saúde da Pessoa com Deficiência, promoverá uma Webconferencia no dia 11 de dezembro, das 14 às 17 horas para ampliar o debate sobre o atendimento de saúde bucal para as pessoas com deficiência nos diversos níveis de atenção.

O evento é destinado a profissionais de Odontologia que atendem nos níveis de atenção primária e nos Centros de Especialidades Odontológicas do Estado e terá como objetivo debater as formas de ampliação do acesso ao atendimento odontológico às pessoas com deficiência.

Na programação do evento a fisioterapeuta Schirley Follador Scremin fará a palestra “Viver sem Limites”. Na seqüência, o coordenador de saúde bucal da SESA, Léo Kriger, falará sobre “Saúde Bucal para Todos” e, em seguida, a cirurgiã dentista Vera Carneiro abordará o tema “Manejo do Paciente com Deficiência”.


Saúde Bucal implantará Programa de Detecção Precoce do Câncer Bucal

A Divisão de Saúde Bucal da SESA está concluindo os detalhes do Programa Estadual de Detecção Precoce do Câncer Bucal, que será implantado em todas as Unidades Básicas de Saúde e Unidades do Estado da Estratégia de Saúde da Família a partir do próximo ano.

O programa prevê a distribuição de kits de azul de toluidina a 1% e ácido acético a 1% aos profissionais de saúde bucal e servirão como um instrumento facilitador para o diagnóstico precoce das lesões bucais. Um adesivo orientador do uso do kit e um material instrutivo estão sendo preparados para servir de apoio ao diagnóstico.


Programa Estadual de Bochechos com flúor amplia sua atuação

O início do ano escolar vai marcar uma nova fase do Programa Estadual de Bochechos com Flúor. Com base no levantamento epidemiológico nacional (SB 2010) que apontou um aumento da prevalência da doença cárie na faixa etária de 12 a 15 anos, a Divisão de Saúde Bucal decidiu expandir o programa para escolares até 15 anos de idade.

Para que a estratégia de expansão tenha êxito, a SESA está estabelecendo uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação, com o objetivo de sensibilizar os diretores e professores das escolas públicas estaduais e municipais sobre a importância do programa de bochechos com flúor para a prevenção em larga escala da doença cárie.


Gestores municipais terão novas regras para o credenciamento dos Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias

Gestores municipais interessados em credenciar Laboratórios Regionais de Prótese Dentária devem fazer o acesso direto ao site: www.saude.gov.br/bucal, onde encontrarão as novas regras para o credenciamento.

A Coordenação de Saúde Bucal do Ministério da Saúde divulgou as novas faixas de produção/pagamento para os Laboratórios Regionais de Prótese: de 20 a 50 próteses - R$ 7.500,00, de 51 a 80 próteses- R$ 12.000,00, de 81 a 120 próteses- R$ 18.000,00, mais de 120 próteses- R$ 22.500,00.


Centros de Especialidades Odontológicas de Gestão Estadual são elaborados e esperam por aprovação

Os documentos de contratualização dos Centros de Especialidades Odontológicas de gestão estadual já foram elaborados e depois da análise e aprovação da Assessoria Jurídica da SESA serão encaminhados para sanção pelo Governador Beto Richa.

O contrato firma as condições e obrigações entre o Gestor Estadual e os Centros de Especialidades Odontológicas na prestação de serviços ambulatoriais de média complexidade na área da saúde bucal.


Hospitais recebem equipamentos de saúde bucal

O Hospital Universitário do Oeste do Paraná, em Cascavel e o Hospital Eulalino Inácio de Andrade (Zona Sul) em Londrina, que se credenciaram para o atendimento hospitalar às pessoas com deficiência, começaram a receber os equipamentos odontológicos enviados pela Coordenação de Saúde Bucal do Ministério da Saúde.

Cada unidade hospital credenciada também recebeu um aparelho de Raio-x, um aparelho de ultrassom, compressor, amalgamador, aparelho de jato de bicarbonato e um kit de peça de mão.


Divisão de Saúde Bucal - Secretaria de Estado da Saúde - Paraná

Coordenador: Léo Kriger - leo.kriger@sesa.pr.gov.br
Equipe: Marilene Peixoto, Carolina de Oliveira Azim, Gabriela Afonso, Maribel Camatti e José Alberto de Souza.
Contato: (41) 3330 - 4527
Email: saudebucal.spp@sesa.pr.gov.br



A Newsletter e-Saúde é produzida mensalmente pela Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado da Saúde.

Equipe responsável: Quitéria Neves, Graciele Minozzo, Pedro Almeida, Jussara Walichinski, Kássio Pereira e Renan Araújo.


Clique aqui, caso queira CANCELAR o recebimento do boletim informativo.
www.saude.pr.gov.br
© Secretaria da Saúde
Rua Piquiri 170 - Rebouças - 80230-140 - Curitiba - PR
41 3330-4300 - Fax 41 3330-4461



Edição 11 - Outubro/Novembro 2012

g

cEncerra-se o Curso de Qualificação da Gestão em Saúde Bucal

Foi encerrado no dia 30 de setembro, em Maringá, o “Curso de Qualificação da Gestão do SUS em Saúde Bucal”, que durante três meses envolveu os coordenadores de saúde bucal das Regionais de Saúde e permitiu aos participantes a troca de experiências e a formulação de projetos de intervenção para a gestão da saúde bucal. O curso foi ministrado pelos professores Mitsue Fujimaki Hayacibara, Raquel Terada e Luiz Fernando Lolly e a cerimônia de entrega de certificados foi acompanhada pelo coordenador nacional de saúde bucal, Gilberto Pucca.



Itambé, Jandaia do Sul e Foz do Iguaçu vencem o Prêmio Paraná Sorridente

O Conselho Regional de Odontologia divulgou a classificação dos municípios da quarta edição do Paraná Sorridente, que teve a participação de 27 municípios, divididos em três categorias. 


Itambé foi o primeiro colocado entre os municípios com menos de 20 mil habitantes, com Sertanópolis ficando em segundo lugar e Mandaguaçú em terceiro. Nesta categoria participaram os municípios de Barracão, Bom Jesus do Sul, Cafelandia, Capanema, Fernandes Pinheiro, Itambé, Mandaguaçu, Paula Freitas, Santana do Itararé, São Jorge do Oeste, Sertanópolis e Uraí.


Entre os municípios de 20 a 100 mil habitantes, o vencedor foi Jandaia do Sul, com Ibiporã em segundo e Rolândia em terceiro, sendo que inscreveram-se nesta categoria os municípios de Cambé, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Francisco Beltrão, Ibiporã, Jandaia do Sul, Rolandia, São Mateus do Sul e Ubiratã.


Foz do Iguaçu teve o melhor desempenho entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, com Curitiba em segundo e Rolandia em terceiro. Nesta categoria , participaram os municípios de Curitiba, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Maringá e São José dos Pinhais. A cerimônia de entrega dos prêmios aos municípios vencedores acontecerá ainda neste ano.


A Comissão Julgadora, presidida pela cirurgiã-dentista Michele Abud, foi composta por Carolina Oliveira Azim e Marilene de Souza Vieira Peixoto , da SESA, Eunice Kuhn, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Maria Lucia Vetorazzi, do Instituto Federal do Paraná e Cesar José Campagnoli, do Conselho Regional de Odontologia.


bSaúde Bucal estimula a participação de profissionais em Congressos em Ponta Grossa e Londrina

Aproximadamente 300 profissionais de saúde bucal de municípios das Macrorregiões 1 e 4, foram contemplados com vagas nos cursos de ART, selantes, diagnóstico e prevenção do câncer bucal e atendimento a gestantes e bebês, no Congresso Internacional de Odontologia, realizado em Ponta Grossa e no Congresso do Jubileu de Ouro da Universidade Estadual de Londrina, realizado em Londrina.

A Divisão de Saúde Bucal tem estimulado parcerias com as entidades de classe do Estado, a fim de disponibilizar um número de vagas para cada evento realizado.

PUCPR promove Curso de pós-graduação em saúde coletiva

Estão abertas as inscrições para o Curso de Mestrado e Doutorado em Odontologia- Área de Concentração em Saúde Coletiva da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. O prazo para inscrições termina no dia 7 de dezembro e a seleção será no dia 10 de dezembro. Os aprovados farão suas matriculas no dia 4 de março de 2013.

Informações sobre a documentação exigida para inscrição, valor das prestações e bibliografia de referencia para a prova de seleção para o Mestrado pode ser acessadas no site: http://www.pucpr.br/posgraduacao/odontologia/ . Mais informações podem ser obtidas com a Coordenação co Curso pelo endereço Simone.moyses@pucpr.br ou pelo telefone 3271-1637, com Neide.


Divisão de Saúde Bucal - Secretaria de Estado da Saúde - Paraná

Coordenador: Léo Kriger - leo.kriger@sesa.pr.gov.br
Equipe: Marilene Peixoto, Carolina de Oliveira Azim, Gabriela Afonso, Maribel Camatti e José Alberto de Souza.
Contato: (41) 3330 - 4527
Email: saudebucal.spp@sesa.pr.gov.br



A Newsletter e-Saúde é produzida mensalmente pela Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado da Saúde.

Equipe responsável: Quitéria Neves, Graciele Minozzo, Pedro Almeida, Jussara Walichinski, Kássio Pereira e Renan Araújo.


Clique aqui, caso queira CANCELAR o recebimento do boletim informativo.
www.saude.pr.gov.br
© Secretaria da Saúde
Rua Piquiri 170 - Rebouças - 80230-140 - Curitiba - PR
41 3330-4300 - Fax 41 3330-4461



Edição 10 - Setembro 2012

g

Região Macro 4 recebe Oficina de Gestão no Processo de Trabalho

Acontecerá no dia 18 de setembro, em Londrina, a Oficina de Inovação da Gestão do Processo de Trabalho na região Macro 4, composta pelas 16ª, 17ª, 18ª, 19ª e 22ª Regionais de Saúde. Participarão do encontro os coordenadores municipais de saúde bucal. A exemplo das oficinas que já aconteceram nas outras Macrorregiões, o tema principal será a inserção da saúde bucal na Rede Mãe Paranaense. O evento acontecerá no Hotel Londri Star e será coordenado por Mauro Azevedo, coordenador regional de saúde bucal da 17ª Regional de Saúde.


Programação:

8:30 - Abertura , pela equipe de Saúde Bucal da SESA.

9:00 - Rede Mãe Paranaense - Mauro Azevedo - SESA

9:30 - Saúde Bucal no Pré Nata l - Carolina Oliveira Azim - SESA

10:30 - Saúde Bucal do Bebê - Cassia Dezan Garbelini (UEL)

13:30 - Controle da doença cárie - Marcia Baldani Pinto, Denise Wambier e Ana Claudia Chibinski (UEPG)

14:30 - Controle da doença gengival - Wilson Trevivan (UEL)

16:00 - Promoção de Saúde, Humanização e Acolhimento - Maria Celeste Morita (UEL)


SESA disponibiliza 240 vagas para congressos de Odontologia em Ponta Grossa e Londrina

A Divisão de Saúde Bucal da SESA está disponibilizando 240 vagas para os profissionais de saúde bucal do Estado para dois eventos que acontecerão neste mês em Londrina e Ponta Grossa.

O 19º Congresso Internacional de Odontologia de Ponta Grossa acontecerá entre os dias 27 e 29 de setembro na sede da Associação Brasileira de Odontologia (ABO). Serão disponibilizadas 120 vagas, sendo 100 delas para dentistas e 20 para Técnicos e auxiliares em saúde bucal (TSB e ASB) da Macro 1 (1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, 7ª e 21ª Regionais de Saúde) para o Simpósio Municipal de Odontologia Social. O destaque será o curso sobre procedimentos de invasão mínima- selantes, ministrado pelo professor José Carlos Imparato, da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. Para mais informações acesse: http://abopg.com.br/. As fichas de adesão ao evento devem ser encaminhadas ao e-mail: congresso@abopg.com.br.

Na mesma data também acontecerá o Congresso do Jubileu de Ouro, em Londrina com 120 vagas disponíveis, sendo 100 para dentistas e 20 para técnicos e auxiliares em saúde bucal da Região Macro 4 (16ª, 17ª, 18ª, 19ª e 22ª Regionais de Saúde). Os destaques são o cursos de câncer bucal, ministrado pelo professor Fabio Ito, da UEL, Uso clínico da ART, ministrado pela professora Raquel Terada, da UEM e Atenção Odontológica na Gestação e ao Bebê, ministrado pelos professores Luiz Figueiredo Walter, da UEL, e Gabriel Politano, da Faculdade São Leopoldo Mandic. A relação dos inscritos deve ser encaminhada pelos coordenadores regionais pelo e-mail: saúdebucal.spp@sesa.pr.gov.br. Para mais informações acesse: http://www.cojouel.com.br/.


Saúde Bucal conclui projeto para a prevenção do câncer bucal

A Divisão de Saúde Bucal concluiu o projeto “Segunda Opinião Formativa”, que tem como foco a prevenção do Câncer Bucal. O projeto prevê a aquisição de câmaras intraorais, computadores e impressoras para os Centros de Especialidades Odontológicas do Paraná, além da assinatura de convênios com Universidades para o trabalho de teleconsultoria. O projeto deve ser encaminhado para análise da Coordenação do Telesaúde da Sesa e, se aprovado, deve ter suas atividades iniciadas em março de 2013.


Protocolos para procedimentos de implante e ortodontia

Já foram elaborados os protocolos para os procedimentos de implantes e ortodontia que serão executados nos Centros de Especialidades Odontológicas. Eles serão submetidos à apreciação da Câmara Técnica e da plenária da CIB para a aprovação final.


Profissionais são capacitados em Curso de Qualificação de Gestão do SUS

Está em andamento o Curso de Qualificação da Gestão do SUS em Saúde bucal, uma realização da SESA em parceria com a Universidade Estadual de Maringá. 27 profissionais de saúde bucal estão participando de atividades de ensino à distância. O curso, que começou em agosto e se encerra no final de outubro, capacitará os profissionais de saúde bucal no Paraná para a utilização de ferramentas de gestão e planejamento a fim de buscar a promoção à saúde dos usuários do SUS.


Divisão de Saúde Bucal - Secretaria de Estado da Saúde - Paraná

Coordenador: Léo Kriger - leo.kriger@sesa.pr.gov.br
Equipe: Marilene Peixoto, Carolina de Oliveira Azim, Gabriela Afonso, Maribel Camatti e José Alberto de Souza.
Contato: (41) 3330 - 4527
Email: saudebucal.spp@sesa.pr.gov.br



A Newsletter e-Saúde é produzida mensalmente pela Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado da Saúde.

Equipe responsável: Quitéria Neves, Graciele Minozzo, Pedro Almeida, Jussara Walichinski, Kássio Pereira e Renan Araújo.


Clique aqui, caso queira CANCELAR o recebimento do boletim informativo.
www.saude.pr.gov.br
© Secretaria da Saúde
Rua Piquiri 170 - Rebouças - 80230-140 - Curitiba - PR
41 3330-4300 - Fax 41 3330-4461



Edição 09 - Agosto 2012

r

dParaná terá R$ 168 milhões para ampliar atendimento à saúde bucal

O Paraná deve receber, até 2014, R$ 164,4 milhões a serem empregados no custeio do trabalho das Equipes de Saúde Bucal (ESB), vinculadas às unidades básicas de saúde, e para garantir o funcionamento dos Centros de Especialidades Odontológicas (Ceos). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (9) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em entrevista coletiva por videoconferência para os estados do Paraná, Minas Gerais, Piauí, Pará e Rio Grande do Sul.

Os recursos serão reforçados com mais R$ 3,9 milhões que o governo do Estado vai investir, também até 2014, no custeio dos Centros de Especialidades Odontológicas (Ceos), diagnóstico e prevenção de doenças da boca, inclusive o câncer, e ampliação do programa de bochechos com flúor para escolares, que previne a ocorrência de cáries. O Paraná conta com 1.194 Equipes de Saúde Bucal, 47 Ceos e 50 laboratórios de próteses dentárias.

O governo federal também vai doar 10 consultórios odontológicos, uma Unidade Odontológica Móvel e novos equipamentos para o Laboratório de Prótese Dentária do município de Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro do Paraná. Os equipamentos fazem parte de um conjunto de mil unidades móveis odontológicas que o Ministério da Saúde está distribuindo para municípios ligados ao programa Brasil sem Miséria. São municípios com grande número de pessoas em áreas rurais ou que tenham populações vulneráveis, como indígenas e quilombolas.


gInicia-se curso de qualificação da gestão do SUS em saúde bucal

Os coordenadores regionais de Saúde Bucal e técnicos do nível central iniciaram o Curso de Qualificação da Gestão do SUS em Saúde Bucal com uma atividade presencial no dia 6 de agosto no Hotel Bristol Metrópole em Maringá.

O curso, coordenado pelos professores Mitsue Fujimaki Hayacibara, Raquel Sano Suga Terada e Luiz Fernando Lolli, é composto por oito módulos, sendo dois presenciais e seis à distância e deve prosseguir até o fim de outubro. O curso é uma parceria entre a Universidade Estadual de Maringá e a Secretaria de Saúde do Paraná.

O principal objetivo é capacitar profissionais que atuam na coordenação de ações de saúde bucal no Paraná para a utilização de ferramentas de gestão e planejamento de modo a desenvolver uma visão crítica voltada para a promoção da saúde.


gMódulo presencial teve a presença do coordenador nacional de saúde bucal

O módulo de abertura do curso contou com a participação do coordenador nacional de Saúde Bucal, Gilberto Pucca Junior, o coordenador estadual de saúde bucal, Leo Kriger e dirigentes da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

No total, 27 profissionais de saúde bucal de todas as regiões do Estado participam do curso. Durante o mês de agosto serão desenvolvidos os módulos 1 e 2 do curso que tratam de questões como o acesso à internet e a Construção das Redes de Atenção, diagnóstico e planejamento em saúde e sistemas de informação em saúde e avaliação.


Abertas as inscrições para Congresso de Ortopedia Funcional dos Maxilares

A Secretaria de Saúde está disponibilizando 20 vagas para os profissionais de saúde bucal ligados aos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) para o Congresso Brasileiro de Ortopedia Funcional dos Maxilares. A indicação deve ser feita pelos CEOs e as inscrições devem ser encaminhadas às Coordenadorias Regionais de Saúde Bucal.

O Congresso será realizado entre os dias 25 e 28 de agosto em Curitiba e é promovido pela Academia Brasileira de Fisiopatologia Crânio-Cervical. O evento será no Hotel Four Point entre os dias 25 e 27 e no dia 28 no Teatro Guaíra.

Para mais informações acesse: http://www.abfcoceventos.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=11&Itemid=109


Inscrições para congressos de Odontologia em Londrina e Ponta Grossa

Também estão abertas as inscrições para outros dois eventos prestigiados pela Sesa. Profissionais como cirurgiões dentistas, técnicos em saúde bucal e auxiliares podem participar.

O 19º Congresso Internacional de Odontologia de Ponta Grossa promove as inscrições para o Simpósio Municipal de Odontologia Social entre os dias 27 e 29 de setembro na sede da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) em Ponta Grossa. O destaque é a oficina ministrada pelo professor da USP, José Carlos Imparato, sobre procedimentos de invasão mínima-selantes. Para mais informações acesse: http://abopg.com.br/

Em Londrina, entre os dias 26 e 29 de setembro, acontecerá o Congresso Odontológico do Jubileu de Ouro, promovido pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em comemoração aos 50 anos do curso de Odontologia na Universidade. O curso será no Centro de convenções do Hotel Sumatra. As inscrições são para os cursos de atenção à gestante e ao bebê, câncer oral, e restaurações traumáticas. Para mais informações acesse: www.cojouel.com.br/


Divisão de Saúde Bucal - Secretaria de Estado da Saúde - Paraná

Coordenador: Léo Kriger - leo.kriger@sesa.pr.gov.br
Equipe: Marilene Peixoto, Carolina de Oliveira Azim, Gabriela Afonso, Maribel Camatti e José Alberto de Souza.
Contato: (41) 3330 - 4527
Email: saudebucal.spp@sesa.pr.gov.br



A Newsletter e-Saúde é produzida mensalmente pela Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado da Saúde.

Equipe responsável: Quitéria Neves, Graciele Minozzo, Pedro Almeida, Jussara Walichinski, Kássio Pereira e Renan Araújo.


Clique aqui, caso queira CANCELAR o recebimento do boletim informativo.
www.saude.pr.gov.br
© Secretaria da Saúde
Rua Piquiri 170 - Rebouças - 80230-140 - Curitiba - PR
41 3330-4300 - Fax 41 3330-4461

 



Edição 08 - Junho/2012

C

gSeminário trouxe palestras que colocaram em debate a importância da fluoretação para a saúde

O Seminário “30 anos da Expansão da Fluoretação das águas de abastecimento do Paraná” contou com a presença de cerca de 300 pessoas que se reuniram nos períodos da manhã e da tarde para participar de palestras e mesas de debate sobre diversos aspectos da fluoretação das águas.

No período da manhã, após a mesa com as homenagens aos nomes que contribuíram para a expansão da fluoretação, o representante de saúde bucal do Ministério da Saúde, Edson Lucena, apresentou o panorama e a política de fluoretação no Brasil. Depois, a engenheira química da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Eloise Rodrigues e o técnico químico da Sanepar, Edvaldo Kuchelski, apresentaram os aspectos técnicos da companhia para a fluoretação da água. Eles explicaram quais são os níveis aceitáveis da substância na água e como é realizado o controle e análise da água de acordo com os parâmetros legais. Em seguida, o chefe da Divisão de vigilância sobre o Meio da Secretaria de Saúde do Paraná, Celso Rúbio, explicou como a Secretaria realiza os processos de vigilância das águas para consumo da população.

jNo período da tarde, a mesa coordenada pelo professor da PUCPR e da UFPR, Samuel Jorge Moysés, teve como convidados o professor da USP, Paulo Capel Narvai, a professora da PUCPR, Simone Tetu Moysés, o professor da UNICAMP, Jaime Cury, e a doutora em odontologia e assessora da prefeitura de Curitiba, Ivana Saez Busato. Os convidados defenderam o flúor como uma ferramenta benéfica para a saúde bucal e rebateram as críticas que o sistema de fluoretação recebe. Além disso também foram debatidas as adequações do sistema para consumo humano.




fParaná tem destaque nacional em expansão da fluoretação

O Seminário apresentou os ótimos resultados da inclusão do flúor nas águas do Paraná. De acordo com os dados da Sanepar e da Secretaria da Saúde, 98% da população do estado recebe a água fluoretada, um dos maiores índices do Brasil, e que contribuiu para a redução de 53% do índice de cáries na população. Hoje, apenas 9 municípios do estado atendidos pela Sanepar não recebem as águas fluoretadas.

Estudos da Universidade de São Paulo apontam que na região sul do país 70% da população é atendida com adição de flúor no sistema público de abastecimento, enquanto na região norte esse número não passa de 7% e no nordeste 15%.


fEspecialistas destacam expansão da fluoretação no estado

“Temos que realizar mais campanhas e encontros que discutem a importância da fluoretação e que fortalecem a parceria entre a Secretaria da Saúde e a Sanepar no sentido de expandir ainda mais esse controle da água. O consumidor tem que confiar na qualidade da água e temos que nos aproximar das pessoas e traduzir esses benefícios ao consumidor”, afirmou o coordenador de saúde bucal da Sesa, Leo Kriger.

“O painel geral mostra que ainda temos o desafio de levar a fluoretação a esses nove municípios e temos muito o que avançar. Temos também que divulgar os resultados do trabalho da vigilância que contribui ainda mais para a qualidade dessa água”, analisou o superintendente de vigilância em saúde, Sezifredo Paz.

“Essa é uma importante ação para a redução da cárie e o Paraná vem nessa vanguarda quando há 30 anos decidiu colocar em prática a fluoretação e melhorou todos os índices de saúde bucal da população paranaense. Enquanto tem estados que nem começaram com esse processo, aqui já se comemoram os 30 anos. É importante divulgar essa ação para estimular que outros estados também produzam ações como essas que o Paraná vem fazendo”, reiterou o representante da Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Edson Lucena.

“A importância desse encontro é evidenciar que o flúor é um benefício para a saúde. Muitos são contra com argumentos que não são aprofundados. Os dados do Estado na questão da diminuição da cárie mostram que o flúor é muito importante onde o alcance é maior para a população em geral. A Sanepar tem fundamental importância, pois está engajada nesse processo e possui um alcance muito grande que atinge quase 99% da população”, explicou o técnico químico da Sanepar, Edvaldo Lucheski.

“Esse encontro vem a confirmar que o Paraná está bem à frente no processo de fluoretação da águas por conta do trabalho da Sanepar e também da Saúde com o trabalho da vigilância da qualidade de água através da análise da qualidade dessas águas. No sistema público estamos quase no nosso limite, faltam em torno de 300 mil pessoas. Esse é o grande desafio”, disse o chefe da Divisão de Vigilância sobre o meio da Sesa, Celso Rúbio.


fHistória e homenagens

A fluoretação teve início no Brasil em 1953 e, em 1958, Curitiba foi a primeira capital brasileira a fluoretar a sua água por iniciativa de Omar Sabag, na época engenheiro e diretor do Departamento de Águas e Esgoto do Estado.

Em 1962, Cornélio Procópio, no norte do estado, implantou o mesmo sistema, seguido por União da Vitória e Maringá em 1969, Jacarezinho e Umuarama em 1971, Londrina em 1972, São José dos Pinhais e Pinhais em 1974, Telêmaco Borba em 1977, Primeiro de Maio, Paranavaí, Colombo e Bela Vista do Paraíso em 1979 e Cascavel e Mandaguari em 1982.

Em 1982, o Ministério da Saúde incentivou a prática do flúor na água com a criação do GT Odonto. Neste ano, 16 municípios já tinham suas águas fluoretadas. A partir de 1983, o então governador José Richa determinou que a fluoretação fosse ampliada para todos os municípios paranaenses abastecidos pela Sanepar. Hoje apenas nove municípios não recebem a fluoretação.

Tanto Sabag quanto Richa receberam homenagens no evento (in memorian). Também foram homenageadas a dentista Laís Moreira Amarante, ex-coordenadora da saúde bucal na secretaria que contribui para a difusão da fluoretação, o dentista da Pastoral da Criança de Curitiba, Eduardo Carlos de Peixoto, a ex-coordenador de saúde bucal, Michelle Abboud, entre outros nomes.


Saúde Bucal tem participação ativa em Encontro Odontológico Nacional

A Divisão de Saúde Bucal da Secretaria da Saúde do Paraná apresentou três pôsteres de programas desenvolvidos pela Sesa no XXI Encontro Nacional de Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico (ENATESPO), realizado em Minas Gerais entre os dias 28 e 30 de maio.

O coordenador de Saúde Bucal Leo Kriger e as integrantes da Divisão Carolina Azim e Gabriela Alfonso apresentaram os trabalhos paranaenses “Saúde Bucal na Rede Mãe Paranaense”, “Expansão do Programa de Bochecho com Flúor no Paraná” e o “KIT de Prótese Clínica”. Este último trabalho também foi incluído na Roda de conversa do Grupo de Financiamento.

f  f


























h


Oficina de Gestão da Macro 4 será no dia 9 de julho

A última “Oficina de Inovação da Gestão do Processo de trabalho” será realizada no dia 9 de julho em Londrina na Região Macro 4, que engloba as 16ª, 17ª, 18ª, 19ª e 22ª Regionais de Saúde. A exemplo do que já aconteceu na reunião da Região Macro I em Curitiba, o tema principal será a inserção da saúde bucal na Rede Mãe Paranaense.


Divisão de Saúde Bucal - Secretaria de Estado da Saúde - Paraná

Coordenador: Léo Kriger - leo.kriger@sesa.pr.gov.br
Equipe: Marilene Peixoto, Carolina de Oliveira Azim, Gabriela Afonso, Maribel Camatti e José Alberto de Souza.
Contato: (41) 3330 - 4527
Email: saudebucal.spp@sesa.pr.gov.br



A Newsletter e-Saúde é produzida mensalmente pela Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado da Saúde.

Equipe responsável: Quitéria Neves, Graciele Minozzo, Pedro Almeida, Jussara Walichinski, Kássio Pereira e Renan Araújo.


Clique aqui, caso queira CANCELAR o recebimento do boletim informativo.
www.saude.pr.gov.br
© Secretaria da Saúde
Rua Piquiri 170 - Rebouças - 80230-140 - Curitiba - PR
41 3330-4300 - Fax 41 3330-4461



Edição 07 - Maio/2012

C

dOficina na Macro Região I discute ações da saúde bucal para a rede Mãe Paranaense

Foi realizada no dia 20 de abril, a 1ª Oficina “Inovação do Processo de Gestão do Trabalho na Atenção Básica” com os coordenadores municipais de saúde bucal da Macro Região I (que envolve as Regionais de Saúde de Paranaguá, Curitiba, Ponta Grossa, Irati, Guarapuava, União de Vitória, Pato Branco e Telêmaco Borba). O objetivo da reunião foi a discussão das ações da rede Mãe Paranaense voltadas para a saúde bucal.

A equipe de saúde bucal da SESA apresentou o pré-natal odontológico que consiste em ações educativas e procedimentos preventivos a fim de evitar doenças gengivais e cáries que podem provocar processos infecciosos se não forem tratados adequadamente. A intenção é tornar os exames de saúde bucal prioritários para as gestantes através de um tratamento de qualidade realizado de forma individual e humanizada.


fA Oficina contou com as presenças de professores e especialistas da saúde bucal

A oficina contou com as palestras da responsável pela Saúde da Mulher da SESA, Olga Petterline, sobre as principais ações do Mãe Paranaense, com o coordenador de saúde bucal da SESA, Léo Kriger, que apresentou as prioridades da área para os próximos anos, com Gabriela Afonso, sobre o pré-natal odontológico, com a chefe do Departamento de Atenção ao Risco da SESA, Isa Hermann e com os professores Cássia Dezan, da UEL, com Márcia Baldani e Denise Wambbier, da UEPG, com Farid Sabbag Júnior, da PUCPR.

As próximas oficinas das Macro Regiões do Paraná já têm datas definidas. A Oficina da Macro II está prevista para o dia 15 de junho, em Cascavel. A Oficina da Macro III, em Maringá ficou para o dia 10 de julho e a Oficina da Macro IV será realizada no dia 9 de julho em Londrina.


dProfissionais destacam importância da reunião para desenvolvimento da saúde bucal

O coordenador de saúde bucal da SESA, Léo Kriger destacou que o maior objetivo da Divisão é atentar para a importância de um tratamento mais humanizado e voltado para a qualidade do atendimento. “Vamos tratar a cárie e doenças periodontal como doenças e não como lesões. Devemos ser um profissional de saúde e não um técnico produtor de artefatos, dar qualidade e não quantidade nos atendimentos e investir na profissionalização. É muito mais do que apenas questões biológicas”, afirmou ele.

A professora Simone Tetu Moyses da PUCPR, que também esteve presente na oficina, enalteceu a importância do encontro e das ações que serão desenvolvidas pela saúde bucal. “Temos que estabelecer cuidados e prioridades no cuidado materno-infantil e a volta dessa discussão para a sociedade é muito importante. Os tratamentos de saúde bucal até os cinco anos de idade têm um impacto muito grande para o resto da vida da criança. Temos que inovar em processos de trabalho e há muita coisa a ser feita coletivamente”, afirmou ela.

Para mais informações: Mãe Paranaense terá ações voltadas à saúde bucal


rSeminário dos 30 anos de fluoretação já têm sua programação definida

O Seminário que homenageará os “30 Anos da Expansão da Fluoretação das Águas de Abastecimento do Paraná” será no dia 11 de junho e acontecerá no Canal da Música, em Curitiba. O evento contará com presenças importantes da saúde bucal e será destinado a profissionais de saúde e do saneamento, gestores e acadêmicos. Confira a programação:

8:00 – Credenciamento e entrega de material

8:30 – Abertura oficial


9:30 às 12:00 – Mesa 1: Política e Fluoretação de águas no Brasil e no Paraná

Coordenador e ativador: Sezifredo Paz

Política de fluoretação de águas no Brasil – Gilberto Pucca Júnior, coordenador nacional de saúde bucal

Parâmetros da qualidade da água – Eloise Rodrigues da Sanepar

Controle da Fluoretação no Paraná – Edvaldo Kuchelski da Sanepar

Vigilância da Fluoretação no Paraná – Celso Rubio chefe da Divisão de Análise de informações da Secretaria de Saúde do Paraná

14:00 às 17:00 – Mesa 2 – Evidências no impacto da fluoretação no controle da doença cárie


Coordenador e ativador: Samuel Jorge Moysés

Há razões para interromper ou não fluoretar as águas no Brasil? – Paulo Capel Narvai, professor da Universidade de São Paulo

Heterocontrole da Fluoretação – Simone Tetu Moysés, professora da PUCPR

Gênese das campanhas contra a fluoretação da água de abastecimento – Jaime Cury, professor da UNICAMP

Bioética de proteção e fluoretação – Ivana Saez Busato, doutora em odontologia e assessora da prefeitura de Curitiba


Curitiba vence prêmio Brasil Sorridente e Léo Kriger é homenageado

No dia 14 de abril, Curitiba foi premiada no Rio de Janeiro como uma das vencedoras do Prêmio Brasil Sorridente. A capital paranaense ganhou o prêmio entre as cidades de mais de 300 mil habitantes. Já a cidade de Itambé ficou em quinto lugar entre as cidades de até 30 mil habitantes. O Conselho Federal de Odontologia também homenageou o coordenador de saúde bucal da SESA, Léo Kriger, com a medalha de honra na categoria “Contribuição Profissional nos campos da ciência (ensino e pesquisa)” para profissionais que se destacaram no campo da saúde bucal.



Agenda


28 a 30 de maio -
XXI Encontro Nacional de Administradores e Técnicos do Serviço Público de Odontologia, em Belo Horizonte.

31 de maio a 2 de junho -
XVII Congresso Internacional da ABOPREV (Associação Brasileira de Odontologia de Promoção da Saúde), em Salvador

11 de junho -
Seminário “30 anos de expansão da fluoretação das águas de abastecimento do Paraná”, no Canal da Música, em Curitiba.

15 de junho -
Oficina “Inovação do Processo de Gestão do Trabalho na Atenção Básica” da Macro II, em Cascavel.


Divisão de Saúde Bucal - Secretaria de Estado da Saúde - Paraná

Coordenador: Léo Kriger - leo.kriger@sesa.pr.gov.br
Equipe: Marilene Peixoto, Carolina de Oliveira Azim, Gabriela Afonso, Maribel Camatti e José Alberto de Souza.
Contato: (41) 3330 - 4527
Email: saudebucal.spp@sesa.pr.gov.br



A Newsletter e-Saúde é produzida mensalmente pela Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado da Saúde.

Equipe responsável: Quitéria Neves, Graciele Minozzo, Pedro Almeida, Jussara Walichinski, Kássio Pereira e Renan Araújo.


Clique aqui, caso queira CANCELAR o recebimento do boletim informativo.
www.saude.pr.gov.br
© Secretaria da Saúde
Rua Piquiri 170 - Rebouças - 80230-140 - Curitiba - PR
41 3330-4300 - Fax 41 3330-4461



Edição 06 - Abril/ 2012

C

xComeçam em abril as Oficinas de Inovação e Gestão

Os coordenadores municipais dos 115 municípios que compõem a Região Macro I participarão da primeira Oficina “Inovação do Processo de Gestão do Trabalho na Atenção Básica” marcada para o dia 20 de abril, no auditório do Hotel Dan Inn, em Curitiba. A Macro I reúne as Regionais de Saúde de Paranaguá, Curitiba e Região Metropolitana, Ponta Grossa, Irati, Guarapuava, União da Vitória, Pato Branco e Telemaco Borba.

A superintendente da Politica de Atenção Primária à Saúde, Marcia Huçulak, fará a abertura do encontro e abordará o Programa Mãe Paranaense, tema da Oficina.

A programação da Oficina será:

8:30 às 12:00 horas:

Processo de Inovação da Gestão do Trabalho - Léo Kriger (Saúde Bucal)
Pré natal odontológico- Carolina Azim e Gabriela Afonso (Saúde Bucal)
Saúde bucal do bebê- Cassia Dezan Garbelini (UEL)

Das 14:00 às 18:00 horas:

Controle da doença cárie: Denise Wambier, Marcia Baldani Pinto e Ana Claudia Chibinski (UEPG)
Controle da doença gengival: Farid Sabbag Junior (PUCPR)
Promoção de saúde e humanização: Simone Tetu Moysés e Renata Werneck (PUCPR)
Análise e conclusões: Isa Hermann- diretora do Departamento de Atenção ao Risco (DEAR)


Curitiba ganha o prêmio Brasil Sorridente

Curitiba venceu a disputa direta com Aracaju e ganhou o Prêmio Brasil Sorridente para cidades acima de 300 mil habitantes. Além disso, a cidade de Itambé, pertencente à Regional de Maringá, obteve o expressivo quarto lugar entre as cidades com menos 50 mil habitantes.

A escolha dos vencedores foi feita pela Comissão para Análise dos Municípios Candidatos ao Prêmio Brasil Sorridente do Conselho Federal de Odontologia (CFO). O Premio Brasil Sorridente, que acontece desde 2005, premia os destaques brasileiros nas políticas públicas de saúde bucal. A cerimônia de premiação deste ano está marcada para o dia 14 de abril, no Rio de Janeiro.


dKits de prótese clínica são distribuídos

Os primeiros “kits” de Prótese Clínica, organizados pela Divisão de Saúde Bucal, vão começar a ser enviados aos municípios indicados pelas Regionais de Saúde. Os municípios que receberão os “kits” serão: Candói, Cruzeiro do Sul, Jaguariaíva , Apucarana, Corumbataí do Sul, Congoinhas, Cruzeiro do Oeste, Cafeara e Sertanópolis.

O objetivo dos “kits” é dar suporte às Unidades Básicas de Saúde nos passos clínicos que vão desde a moldagem até a instalação da prótese e o monitoramento do paciente ao longo do tempo.


dParaná está engajado no programa "Aliança Livre da cárie"

O Paraná está engajado no programa “Aliança para um futuro livre de cárie”( ACFF), projeto de enfrentamento da cárie no Brasil e no mundo. O objetivo maior do programa, que vai atuar com ênfase na prevenção, é que todas as crianças nascidas a partir de 2026 devem estar livres da cárie durante toda a sua vida. Fluoretação das águas de abastecimento e programas preventivos baseados no uso de fluoretos, como o programa de bochechos semanais com flúor, fazem parte da estratégia da ACFF. Fazem parte da Aliança profissionais de saúde, líderes comunitários, educadores, entre outros. Os interessados podem obter mais informações pelo site: www.aliançaparaumfuturolivredecarie.org


Oficinas e Curso de Gestão mudam de datas

O Curso de Gestão, que será promovido em parceria entre a SESA e a Universidade Estadual de Maringá para os coordenadores regionais de saúde bucal, teve o início de sua fase presencial transferida para os dias 6 e 7 de agosto.
As Oficinas de “Inovação do Processo de Gestão do Trabalho na Atenção Básica” das Macro III e IV também sofreram alterações de datas. A Oficina da Macro IV será realizada no dia 9 de julho em Londrina, a Oficina da Macro III, em Maringá ficou para o dia 10 de julho. A Oficina da Macro II está prevista para o dia 21 de junho, em Cascavel.


Gilberto Pucca Junior, coordenador Nacional de saúde bucal e professores confirmam presença em seminário

Os professores Jaime Cury da Faculdade de Odontologia da Piracicaba, Paulo Capel Narvaí da Universidade de São Paulo e Gilberto Pucca Junior, Coordenador Nacional de Saúde Bucal, tem presenças confirmadas no Seminário “ 30 anos de expansão da fluoretação das águas de abastecimento do Paraná.

O evento acontecerá no dia 11 de junho, no Canal da Música e será destinado a profissionais de saúde, do saneamento, gestores e acadêmicos.


Agenda

20 de abril - Oficina “Inovação do Processo de Gestão do Trabalho na Atenção Básica” da Macro I , em Curitiba.

28 a 30 de maio -
XXI Encontro Nacional de Administradores e Técnicos do Serviço Público de Odontologia, em Belo Horizonte.

31 de maio a 2 de junho -
XVII Congresso Internacional da ABOPREV (Associação Brasileira de Odontologia de Promoção da Saúde), em Salvador

11 de junho -
Seminário “30 anos de expansão da fluoretação das águas de abastecimento do Paraná”, no Canal da Música, em Curitiba.

21 de junho -
Oficina “Inovação do Processo de Gestão do Trabalho na Atenção Básica” da Macro II, em Cascavel.


Divisão de Saúde Bucal - Secretaria de Estado da Saúde - Paraná

Coordenador: Léo Kriger - leo.kriger@sesa.pr.gov.br
Equipe: Marilene Peixoto, Carolina de Oliveira Azim, Gabriela Afonso, Maribel Camatti e José Alberto de Souza.
Contato: (41) 3330 - 4527
Email: saudebucal.spp@sesa.pr.gov.br



A Newsletter e-Saúde é produzida mensalmente pela Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado da Saúde.

Equipe responsável: Quitéria Neves, Graciele Minozzo, Pedro Almeida, Jussara Walichinski, Kássio Pereira e Renan Araújo.


Clique aqui, caso queira CANCELAR o recebimento do boletim informativo.
www.saude.pr.gov.br
© Secretaria da Saúde
Rua Piquiri 170 - Rebouças - 80230-140 - Curitiba - PR
41 3330-4300 - Fax 41 3330-4461



Edição 05 - Março/2012

cabeçalho

dCoordenadores regionais de saúde bucal discutem metas para 2012

Os coordenadores de saúde bucal das 22 Regionais de Saúde participaram, no dia 5 de março, da primeira reunião anual com a Divisão de Saúde Bucal, para a apresentação e discussão das metas para 2012. A equipe de saúde bucal da SESA apresentou o Plano Estadual de Saúde Bucal e os projetos previstos para este ano. A reunião foi aberta pela diretora do Departamento de Atenção ao Risco, Isa Hermann, que ressaltou a importância do encontro e enfatizou o espírito de união entre as Regionais e o Núcleo Central. 



dSESA faz parceria com UEM para curso de gestão em saúde bucal

A SESA, em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), oferecerá, a partir de agosto desse ano, um curso de gestão, com ênfase na mudança do processo de trabalho em saúde bucal. Para a apresentação da proposta do curso, que tem o apoio da Divisão de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, as professoras da UEM, Mitsue Fujimaki Hayacibara, Raquel Sano Suga Terada, e Luiz Antonio Folly, participaram da reunião com os coordenadores regionais de saúde bucal. O curso acontecerá em Maringá e durante a segunda etapa, será estendido para os municípios da 15ª Regional de Saúde. 

 



dCoordenador nacional de saúde bucal participa de reuniões na SESA

O professor Gilberto Pucca Junior, coordenador nacional de saúde bucal do Ministério da Saúde, participou de duas importantes reuniões com a equipe de saúde bucal da SESA. Na primeira reunião foi abordada a questão dos Laboratórios Regionais de Prótese Dentária, que tratou a respeito da Resolução recentemente aprovada na Comissão Bipartide.Na segunda, ele esteve presente na reunião com os coordenadores regionais, a fim de discutir vários assuntos de interesse para a área de saúde bucal.



fSeminário do flúor tem sua data alterada para o dia 11 de junho

O Seminário “30 anos de expansão da fluoretação das águas de abastecimento do Paraná”, inicialmente marcado para acontecer no dia 7 de maio acontecerá no dia 11 de junho. O evento, que terá a parceria da SANEPAR, será realizado no Canal da Música e já tem a presença confirmada dos professores Jaime Cury, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba e Paulo Capel Narvai, da Universidade de São Paulo, além de engenheiros e técnicos da SANEPAR e da SESA. O Seminário será aberto a profissionais de saúde e de saneamento, com inscrições gratuitas. Para mais informações, entre em contato com a divisão de Saúde Bucal da Sesa pelo telefone (41) 3330-4527 ou pelo email saudebucal.spp@sesa.pr.gov.br.


fOficinas nas macroregiões iniciam no dia 20 de abril

As Oficinas “Inovação da Gestão do Processo de Trabalho na Atenção Básica” que serão desenvolvidas nas quatro Macro Regiões do Estado, iniciarão no dia 20 de abril, em Curitiba, para os municípios da Macro Região I, que compreende a abrangência das 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, 7ª e 21ª Regionais de Saúde. A Oficina na Macro Região 3 está programada para 24 de maio, em Maringá, a da Macro Região 2, em 21 de junho, em Cascavel e a da Macro Região 4, na primeira quinzena de julho, em Londrina. As oficinas são direcionadas aos coordenadores de saúde bucal de todos os 399 municípios paranaenses.



Comissão de Bipartite aprova duas resoluções

Em sua primeira reunião do ano, a Comissão Intergestora Bipartite, aprovou duas resoluções de interesse da saúde bucal. Uma delas regulamenta a instalação e funcionamento dos Centros de Especialidades Odontológica (CEOs) e a outra normatiza a implantação e funcionamento dos Laboratórios Regionais de Prótese Dentária. Para mais informações consulte o link da CIB no site da Secretaria da Saúde: http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=433



Agenda

20 abril - Oficina “Inovação da Gestão do Processo de Trabalho na Atenção Básica”, para os coordenadores municipais de saúde bucal da Macro l, em Curitiba.

24 de maio - Oficina “Inovação da Gestão do Processo de Trabalho na Atenção Básica”, para os coordenadores municipais de saúde bucal da Macro 3, em Maringá

28, 29 e 30 de maio - XXI ENATESPO (Encontro Nacional dos Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico), em Belo Horizonte.

21 de junho - Oficina “Inovação da Gestão do Processo de Trabalho na Atenção Básica”, para os coordenadores municipais de saúde bucal da Macro 2, em Cascavel.

Primeira quinzena de julho - Oficina “Inovação da Gestão do Processo de Trabalho na Atenção Básica”, para os coordenadores municipais de saúde bucal da Macro 4, em Londrina.

11 de junho - Seminário "30 anos da fluoretação das águas de abastecimento do Paraná", em Curitiba



Divisão de Saúde Bucal - Secretaria de Estado da Saúde - Paraná

Coordenador: Léo Kriger - leo.kriger@sesa.pr.gov.br
Equipe: Marilene Peixoto, Carolina de Oliveira Azim, Gabriela Afonso, Maribel Camatti e José Alberto de Souza.
Contato: (41) 3330 - 4527
Email: saudebucal.spp@sesa.pr.gov.br



A Newsletter e-Saúde é produzida mensalmente pela Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado da Saúde.

Equipe responsável: Quitéria Neves, Graciele Minozzo, Pedro Almeida, Jussara Walichinski, Kássio Pereira e Renan Araújo.


Clique aqui, caso queira CANCELAR o recebimento do boletim informativo.
www.saude.pr.gov.br
© Secretaria da Saúde
Rua Piquiri 170 - Rebouças - 80230-140 - Curitiba - PR
41 3330-4300 - Fax 41 3330-4461



Edição 04 - Janeiro/2012

cabeçalho

1Saúde Bucal promoverá encontro de coordenadores regionais em março

A Secretaria da Saúde reunirá no dia 5 de março todos os coordenadores de saúde bucal das 22 Regionais de Saúde para definir o programa de trabalho e planejar as principais ações a serem desenvolvidas em todo o Estado no ano de 2012. O fortalecimento das equipes de saúde da família dos municípios, a estruturação das oficinas de inovação e a avaliação dos trabalhos já realizadas nos últimos anos serão temas em pauta. Além disso, é uma oportunidade dos coordenadores compartilharem suas experiências regionais e trocarem informações sobre atividades desenvolvidas em seus municípios de abrangência. A reunião será no auditório da Secretaria de Estado da Saúde, em Curitiba.



1Programa de Bochechos com flúor será ampliado no Paraná

O Programa de Bochechos com flúor, mantido pela Secretaria da Saúde em parceria com a Secretaria da Educação, terá sua faixa etária de atendimento ampliada em 2012. A partir deste ano, crianças de até 15 anos poderão receber a aplicação de flúor nas escolas do Paraná. A ampliação se deve aos resultados do levantamento realizado pelo Brasil Sorridente 2010 que indicou um crescimento na incidência de cárie entre adolescentes entre 12 e 15 anos.




1Inovação da Gestão do Processo de trabalho

A divisão de Saúde Bucal da Sesa realizará cinco oficinas macrorregionais para discutir inovações na Gestão do Processo de Trabalho. As oficinas são direcionadas aos coordenadores de saúde bucal dos 399 municípios do Estado e acontecerão durante todo o primeiro semestre. O primeiro encontro será em Curitiba ou Ponta Grossa, no mês de março. Em seguida as oficinas serão realizadas em Londrina (abril), Cascavel (maio) e Maringá (junho). A última oficina está prevista para a segunda quinzena de julho, em local ainda indefinido, e servirá para avaliar as propostas apresentadas nas oficinas anteriores.



130 anos da expansão da fluoretação no Paraná

A Secretaria da Saúde promoverá no dia 7 de maio, em Curitiba, um seminário em comemoração aos 30 anos de Expansão da Fluoretação das Águas de Abastecimento no Paraná. A expectativa é que cerca de 600 pessoas participem do evento, que terá a presença dos professores Jaime Cury (Unicamp), Paulo Capel Narvai (USP), Samuel Jorge Moysés (PUCPR), Simone Tetu Moysés (PUCPR), além do professor Gilberto Pucca, coordenador nacional de saúde bucal. O Seminário é aberto ao público e será realizado no Centro de Convenções de Curitiba. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas a partir de março. Para mais informações entre em contato com a divisão de Saúde Bucal da Sesa pelo telefone (41) 3330-4527 ou pelo email saudebucal.spp@sesa.pr.gov.br.


Agenda

Dia 29/01- Projeto Saúde Coletiva no Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (acesso livre)
Expo Center Norte - São Paulo/SP

Dia 05/03- Reunião dos Coordenadores Estaduais de Saúde Bucal
Auditório da Secretaria de Estado da Saúde - Curitiba/PR

Dia 07/05- Seminário “30 anos da expansão da fluoretação das águas de abastecimento público no Paraná
Centro de Convenções de Curitiba - Curitiba/PR



Divisão de Saúde Bucal - Secretaria de Estado da Saúde - Paraná

Coordenador: Léo Kriger - leo.kriger@sesa.pr.gov.br
Equipe: Marilene Peixoto, Carolina de Oliveira Azim, Gabriela Afonso, Maribel Camatti e José Alberto de Souza.
Contato: (41) 3330 - 4527
Email: saudebucal.spp@sesa.pr.gov.br



A Newsletter e-Saúde é produzida mensalmente pela Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado da Saúde.

Equipe responsável: Quitéria Neves, Graciele Minozzo, Pedro Almeida, Jussara Walichinski e Kássio Pereira.


Clique aqui, caso queira CANCELAR o recebimento do boletim informativo.
www.saude.pr.gov.br
© Secretaria da Saúde
Rua Piquiri 170 - Rebouças - 80230-140 - Curitiba - PR
41 3330-4300 - Fax 41 3330-4406



Edição 03 - Outubro/2012

cabeçalho

Epatespo discutiu novos rumos da saúde bucal

saA décima edição do Encontro Paranaense de Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico, realizado nos dias 6,7 e 8 de outubro, em paralelo ao Congresso Internacional de Odontologia do Paraná, discutiu os novos rumos da saúde bucal no Estado.

Os quatro painéis propiciaram a ampliação do conhecimento e uma ampla discussão sobre o processo de trabalho na Atenção Básica, tanto nas Unidades Básicas de Saúde como na Estratégia de Saúde da Família. O encontro reuniu aproximadamente 250 profissionais da Saúde Bucal Coletiva, entre cirurgiões dentistas, técnicos em saúde bucal e auxiliares de saúde bucal.



Paraná Sorridente dá prêmio a onze cidades

Vinte e sete cidades do Estado participaram este ano do terceiro Paraná Sorridente, apresentando os resultados de seus trabalhos. A Comissão Julgadora, indicada pelo Conselho Regional de Odontologia e pela Coordenação de Saúde Bucal da SESA, teve muito trabalho para a seleção dos melhores trabalhos.

Entre os municípios com até 20 mil habitantes, o primeiro lugar ficou com Itambé, com Santo Antonio do Sudoeste em segundo e Salto do Lontra em terceiro lugar. Já na classificação dos municípios entre 20 e 100 mil habitantes, o vencedor foi Castro, com Cornélio Procópio em segundo e Francisco Beltrão em terceiro.

Curitiba levou o prêmio entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, com Foz do Iguaçu em segundo e Maringá na terceira colocação.


SB 2010 mostra os primeiros dados

saO professor Ângelo Giuseppe Roncali de Oliveira, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e coordenador nacional do SB 2010, coordenou a Oficina do SB 2010, realizada durante o EPATESPO, apresentando na ocasião os primeiros dados do levantamento nacional recentemente encerrado.

A Oficina foi realizada em colaboração com o Centro Colaborador de Vigilância à Saúde do Ministério da Saúde, sediado na PUCPR. Vários municípios manifestaram interesse em fazer o levantamento epidemiológico e de diagnóstico da saúde em 2012. A SESA e o CECOL devem programar uma reunião em dezembro para discutir o assunto.


Seis indicadores de saúde bucal no PNMAQ


Seis indicadores de saúde bucal foram incluídos no Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica e deverão ser cumpridos pelas Equipes de Saúde Bucal dos municípios que aderirem ao programa.

Quatro índices são de desempenho:


1- Média da ação coletiva de escovação dental supervisionada
2- Cobertura de primeira consulta programática
3- Proporção de gestantes acompanhadas pelo cirurgião dentista
4- Razão de tratamentos concluídos sobre primeiras consultas odontológicas programáticas.

Dois índices são de monitoramento:

1- Média de instalações de próteses dentárias (sobre a necessidade estimada)
2- Proporção de Urgências Odontológicas por habitante.


Divisão de Saúde Bucal - Secretaria de Estado da Saúde - Paraná

Coordenador: Léo Kriger - leo.kriger@sesa.pr.gov.br
Equipe: Marilene Peixoto, Carolina de Oliveira Azim, Gabriela Afonso, Maribel Camatti e José Alberto de Souza.
Contato: (41) 3330 - 4527 / (41) 3330 - 4637
Email: saudebucal.spp@sesa.pr.gov.br


A Newsletter e-Saúde é produzida mensalmente pela Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado da Saúde.

Equipe responsável: Quitéria Neves, Graciele Minozzo, Pedro Almeida, Jussara Walichinski e Kássio Pereira.


Clique aqui, caso queira CANCELAR o recebimento do boletim informativo.
www.saude.pr.gov.br
© Secretaria da Saúde
Rua Piquiri 170 - Rebouças - 80230-140 - Curitiba - PR
41 3330-4300 - Fax 41 3330-4406




Edição 02 - Setembro/2012

cabeçalho

Governo avalia políticas de saúde bucal no Paraná

reuniao

A divisão de Saúde Bucal da Secretaria da Saúde reuniu nesta segunda-feira (29), em Curitiba, os coordenadores do programa de saúde bucal das 22 regionais para apresentar o diagnóstico que foi aplicado nos 399 municípios do estado. Os dados levantados estão em processo de análise e nortearão as próximas ações da Secretaria com o intuito de melhorar a qualidade do atendimento da população em relação á saúde bucal.

“Aplicamos um roteiro de diagnóstico para avaliar a estrutura física já existente, bem como o capital humano envolvido e as ações e políticas voltadas à saúde bucal no Paraná”, disse o chefe da divisão de Saúde Bucal da Secretaria, Léo Kriger.

O Ministério da Saúde publicou recentemente uma portaria que instituiu um projeto de financiamentos de Centros de Especialidades Odontológicas nos municípios. Para definir as diretrizes de implantação desses centros a Secretaria estásaudebucal235 elaborando uma resolução que estabelece critérios, normas e requisitos básicos para que os municípios pleiteiem os recursos disponíveis. “Um dos requisitos mínimos é que o município tenha uma equipe de saúde bucal estruturada e de preferência dentro da Estratégia de Saúde da Família”, explicou Kriger.

No Paraná já existem cerca de 56 centros como este e a intenção é ampliar o número de municípios beneficiados. Outra proposta de resolução debatida na reunião versa sobre a implantação de Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias que deverá ser anexo ao CEOs. A previsão é de que até o final do ano o texto dessas resoluções seja finalizado e as regulamentações entrem em vigor.


Saúde e Sanepar discutem teor do flúor no abatecimento público de água

A divisão da Saúde Bucal da Secretaria da Saúde está trabalhando em conjunto com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) para elaborar um novo protocolo de trabalho para os teores de flúor do abastecimento público de água no Paraná. A medida está sendo adotada após a participação de ténicos da Secretaria no Seminário de Vigilância de Fluoretação das Águas, realizado em São Paulo, que discutiu a padronização nacional dos índices de fluor na água, diminuindo os riscos e contribuindo para o controle da fluorose.


Paraná Sorridente 2011 tem 27 municípios inscritos

A terceira edição do Paraná Sorridente entra em sua fase final. Ao todo, 27 municípios inscreveram seus projetos e  a partir de agora serão avaliados pela comissão julgadora, formada pelo Conselho Regional de Odontologia e pela Secretaria da Saúde. O Paraná Sorridente deste ano premiará os melhores projetos em três categorias, de acordo com a população de cada município. Os vencedores serão anunciados durante o EPATESPO, que ocorre nos dias 6, 7 e 8 de outubro.


Décima edição da EPATESPO acontece em outubro

Nos dias 6, 7 e 8 de outubro acontece a décima edição do Encontro Paranaense de Técnicos e Administradores do Serviço Público Odontológico. O evento será realizado em paralelo com o Congresso Internacional de Odontologia do Paraná, que acontecerá na Expo Unimed, no Campus da Universidade Positivo, em Curitiba. O Encontro deste ano terá como tema “Gestão do Processo de Trabalho em Saúde Bucal Coletiva”. A Secretaria de Saúde vai disponibilizar 300 vagas, sendo 200 para cirurgiões dentistas e 100 para Técnicos e Auxiliares em Saúde Bucal, com direito a participação no EPATESPO e no CIOPAR, as quais serão distribuídas entre os profissionais das 22 Regionais de Saúde. O EPATESPO também propicia intercâmbio de experiências municipais na área e possibilita amplas discussões e deliberações sobre as principais políticas públicas de saúde bucal.

Confira a programação completa do EPATESPO


Agenda de Eventos


29 de Setembro a 1º de Outubro - Congresso Sul Brasileiro de Saúde Bucal
Porto Alegre/RS

6 a 8 de Outubro - XI CIOPAR - Congresso Internacional de Odontologia do Paraná
Curitiba/PR

6 a 8 de Outubro - X EPATESPO - Encontro Paranaense dos Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico
Curitiba/PR


Divisão de Saúde Bucal - Secretaria de Estado da Saúde - Paraná

Coordenador: Léo Kriger - leo.kriger@sesa.pr.gov.br
Equipe: Marilene Peixoto, Carolina de Oliveira Azim, Gabriela Afonso, Maribel Camatti e José Alberto de Souza.
Contato: (41) 3330 - 4527 / (41) 3330 - 4637
Email: saudebucal.spp@sesa.pr.gov.br


A Newsletter e-Saúde é produzida mensalmente pela Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado da Saúde.

Equipe responsável: Quitéria Neves, Graciele Minozzo, Pedro Almeida, Jussara Walichinski e Kássio Pereira.


Clique aqui, caso queira CANCELAR o recebimento do boletim informativo.
www.saude.pr.gov.br
© Secretaria da Saúde
Rua Piquiri 170 - Rebouças - 80230-140 - Curitiba - PR
41 3330-4300 - Fax 41 3330-4406




Edição 01 - Agosto/2012

cabeçalho

Apresentação

Este informativo mensal pretende ser o elo de ligação entre a Divisão de Saúde Bucal da Sesa, as Regionais de Saúde e os profissionais que fazem a saúde bucal no Estado do Paraná. O objetivo é manter um diálogo constante com os profissionais, através de notícias e informações importantes para a melhoria da qualidade de vida da população paranaense.



Municípios do Paraná são destaque nacional

1

Barracão e Cambé receberam o Prêmio Brasil Sorridente, oferecido pelo Conselho Federal de Odontologia em parceria com o Ministério da Saúde, que homenageou os municípios brasileiros que mais se destacaram na área de saúde bucal no Brasil. O Prêmio é dividido em três categorias, de acordo com o número de habitantes de cada cidade. Cambé foi o vencedor entre os municípios com população de 50 mil a 300 mil habitantes, enquanto Barracão ganhou na categoria de cidades com população de até 50 mil pessoas. Além de receberem uma menção honrosa do CFO, os municípios também são 1premiados com um consultório odontológico integralmente equipado. O Brasil Sorridente foi criado em 2005 para incentivar os gestores a implatarem projetos que ampliem o acesso da população a tratamentos odontológicos. O Conselho Regional de Odontologia - Paraná, em parceria com a Secretaria de Saúde, promove neste ano a terceira edição estadual do Prêmio. Os municípios podem inscrever seus projetos até o dia 26 de agosto pelo site www.cropr.org.br. A avaliação e a seleção dos municípios serão realizadas no mês de setembro e o resultado será divulgado na primeira quinzena de outubro. Os trabalhos terão o critério de classificação por base populacional:
1- Municípios até 20 mil habitantes
2- Municípios de 20 a 100 mil habitantes
3- Municípios com mais de 100 mil habitantes.

 


Décima edição da EPATESPO acontece em outubro

Está marcada para outubro a décima edição do Encontro Paranaense de Técnicos e Administradores do Serviço Público Odontológico. O evento será realizado em paralelo com o Congresso Internacional de Odontologia do Paraná, que acontecerá na Expo Unimed, no Campus da Universidade Positivo, em Curitiba, entre os dias 6 ae8 de outubro. O EPATESPO deste ano terá como tema “Gestão do Processo de Trabalho em Saúde Bucal Coletiva”. A Secretaria de Saúde vai disponibilizar 300 vagas, sendo 200 para cirurgiões dentistas e 100 para Técnicos e Auxiliares em Saúde Bucal, com direito a participação no EPATESPO e no CIOPAR, as quais serão distribuídas entre os profissionais das 22 Regionais de Saúde. O EPATESPO também propicia intercâmbio de experiências municipais na área e possibilita amplas discussões e deliberações sobre as principais políticas públicas de saúde bucal.

 


Secretaria traça diagnóstico situacional da saúde bucal no Paraná


A Secretaria ds Saúde está elaborando um diagnóstico situacional da saúde bucal em todos os 399 municípios do Estado. Aspectos sobre a estrutura física das Unidades Básicas de Saúde e da Estratégia de Saúde da Família, além do capital humano envolvido em cada unidade, está sendo analisado. Os coordenadores regionais de saúde bucal estão auxiliando o nível central da Secretaria para traçar um panorama das ações realizadas no Estado. Para que o diagnóstico seja o mais preciso, a participação dos municípios é extremamente importante. A Secretaria realizará em Curitiba, no dia 29 de agosto, mais uma oficina de trabalho com os coordenadores regionais para definir as principais atividades da saúde bucal neste segundo semestre.



Agenda de Eventos

29 de Agosto - Reunião dos coordenadores regionais de Saúde Bucal
Curitiba/PR

29 de Setembro a 1º de Outubro - Congresso Sul Brasileiro de Saúde Bucal
Porto Alegre/RS

6 a 8 de Outubro - X EPATESPO - Encontro Paranaense dos Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico
Curitiba/PR


Divisão de Saúde Bucal - Secretaria de Estado da Saúde - Paraná

Coordenador: Léo Kriger - leo.kriger@sesa.pr.gov.br
Equipe: Marilene Peixoto, Carolina de Oliveira Azim, Gabriela Afonso, Maribel Camatti e José Alberto de Souza.
Contato: (41) 3330 - 4527 / (41) 3330 - 4637
Email: saudebucal.spp@sesa.pr.gov.br


A Newsletter e-Saúde é produzida mensalmente pela Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado da Saúde.

Equipe responsável: Quitéria Neves, Graciele Minozzo, Pedro Almeida, Jussara Walichinski e Kássio Pereira.


Clique aqui, caso queira CANCELAR o recebimento do boletim informativo.
www.saude.pr.gov.br
© Secretaria da Saúde
Rua Piquiri 170 - Rebouças - 80230-140 - Curitiba - PR
41 3330-4300 - Fax 41 3330-4406

Recomendar esta página via e-mail: