Doação por Aférese

Antes de falarmos sobre a DOAÇÃO POR AFÉRESE, vamos relembrar que o sangue é um tecido vivo que circula pelo corpo e é responsável por carregar o oxigênio e nutrientes para todo organismo.

O sangue é composto pelo plasma, hemácias, plaquetas e fatores de coagulação. As plaquetas são pequenas células que tomam parte no processo de coagulação sangüínea, agindo nos sangramentos (hemorragias).

A transfusão de plaquetas é realizada durante o tratamento de pacientes com câncer, leucemia, anemia aplásica e outras doenças. Estes pacientes se beneficiam ainda mais da transfusão de plaquetas obtidas pela doação por aférese, a chamada PLAQUETAFÉRESE.

Durante a DOAÇÃO POR AFÉRESE o sangue é retirado do braço do doador, passa por um kit estéril e descartável, instalado em um equipamento separador de células, através de uma centrifugação. O sangue não entra em contato com a máquina. O componente desejado é drenado para uma bolsa de coleta e os demais componentes vão retornando continuamente ao doador. Na PLAQUETAFÉRESE somente as plaquetas são separadas e coletadas do doador.

PARA SER DOADOR POR AFÉRESE (PLAQUETAFÉRESE) VOCÊ DEVE:

Possuir bom acesso venoso, que permita a coleta.
Apresentar boa contagem de plaquetas.
Ser doador de sangue.
Possuir peso acima de 60 kg
Ter disponibilidade para permanecer cerca de 90 minutos para a doação.

PARA AGENDAR SUA PLAQUETAFÉRESE ENTRE EM CONTATO CONOSCO:

(41) 3281-4000 (ramal 404) / (41) 3281-4074 / (41) 3281-4038
E-mail - enfhemepar@sesa.pr.gov.br
Com Loriley, Arionete, Ivonei, Dagma e Liana.
Recomendar esta página via e-mail: