Cievs

Com o objetivo de aprimorar a resposta às situações de emergência em saúde pública no Brasil, o Ministério da Saúde, por intermédio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), inaugurou, em outubro de 2005, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS).

Segundo a Portaria nº30, de 07 de julho de 2005, o CIEVS tem como objetivo principal fortalecer a capacidade do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde para identificar precoce e oportunamente emergências em saúde pública, a fim de organizar a adoção de respostas adequadas que reduzam e contenham o risco à saúde da população.

O CIEVS Nacional compõe uma rede mundial de alerta e resposta (Global Outbreak Alert and Response Network – Goarn), constituída por centros que têm a finalidade de detectar e apoiar a intervenção oportuna sobre emergências de saúde pública, visando evitar a propagação internacional de doenças.

Além do Centro de Operações Estratégicas em Saúde (Strategic Health Operation Center – Shoc) existente na sede da OMS em Genebra – Suíça, há unidades em funcionamento em alguns países, como Estados Unidos, Canadá, México, Chile e Suécia, este pertencente à União Européia. O Brasil foi o terceiro país nas Américas a estruturar o seu centro de alerta e resposta. - SAIBA MAIS -

O CIEVS Paraná conta com meios de comunicação institucionais para o intercâmbio de informações, que garantem o acesso permanente e impessoal ao ponto focal para o RSI. Na SESA-PR, os meios institucionais utilizados para a notificação de eventos de saúde pública são:

  • Telefone 0800-6438484 do CIEVS-PR: é o serviço telefônico para recebimento de notificações de eventos de saúde pública, por meio de discagem direta gratuita, disponível apenas em horário comercial. Permite receber ligações provenientes de números fixos e de celulares.
  • Telefone do Plantão CIEVS-PR - (041)99117-3500: contato telefônico para notificações em finais de semana, feriados ou fora do horário comercial.
  • CIEVS - Notifique aqui (FormSUS): Formulário eletrônico disponível no site da SESA-PR que, ao ser preenchido, encaminha a informação imediata e automaticamente ao CIEVS-PR. O link do formulário desenvolvido em plataforma pode ser acessado aqui.
  • Endereço eletrônico do CIEVS-PR - urr@saude.pr.gov.br: endereço de e-mail, divulgado aos profissionais de saúde para recebimento de notificações pelo correio eletrônico.

sa sa sa plano de resposta
Recomendar esta página via e-mail: