Busca Saúde

Saiba sobre a Doença


ASPECTOS CLÍNICOS E EPIDEMIOLÓGICOS

AIDS CID10: B24 Doença pelo vírus da imunodeficiência humana [HIV] não especificada
Descrição: É uma doença caracterizada por uma disfunção grave do sistema imunológico do indivíduo infectado pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). Sua evolução é marcada por uma considerável destruição de linfócitos TCD4+ e pode ser dividida em 3 fases: infecção aguda, que pode surgir algumas semanas após a infecção inicial, com manifestações variadas que podem se assemelhar a um quadro gripal, ou mesmo a uma mononucleose. Nessa fase os sintomas são autolimitados e quase sempre a doença não é diagnosticada devido à semelhança com outras doenças virais. Em seguida, o paciente entra em uma fase de infecção assintomática, de duração variável de alguns anos. A doença sintomática, da qual a aids é a sua manifestação mais grave da imunodepressão sendo definida por diversos sinais, sintomas e doenças como febre prolongada, diarréia crônica, perda de peso importante (superior a 10% do peso anterior do indivíduo), sudorese noturna, astenia e adenomegalia. As infecções oportunísticas passam a surgir ou reativar, tais como tuberculose, pneumonia por Pneumocistis carinii, toxoplasmose cerebral, candidíase e meningite por criptococos, dentre outras. Tumores raros em indivíduos imunocompetentes, como o sarcoma de Kaposi, linfomas não-Hodgkin podem surgir, caracterizando a aids. A ocorrência de formas graves ou atípicas de doenças tropicais, como leishmaniose e doença de Chagas, tem sido observada no Brasil. A história natural da doença vem sendo consideravelmente modificada pelos antiretrovirais que retardam a evolução da infecção até o seu estágio final.

Sinonímia: Sida, aids, doença causada pelo HIV, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.

Agente etiológico: É um vírus RNA. Retrovírus denominado Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), com 2 tipos conhecidos: o HIV-1 e o HIV-2.

Reservatório: O homem.
ABAIXO ENCONTRAM-SE LINKS RELACIONADOS AO ASSUNTO:

Modo de Transmissão; Período de incubação; Período de transmissibilidade; Diagnóstico diferencial e Tratamento.

Vigilância Epidemiológica e Medidas de Controle

Resumo dos Critérios de Definição de Casos de AIDS em indivíduos com 13 anos ou mais e Escala de sinais e sintomas da doença

Critérios de definição de caso de AIDS em Crianças

Legislação Específica:
Decreto Nº 1.904, de 13 de maio de 1996
Institui o Programa Nacional de Direitos Humanos _ PNDH.



Recomendar esta página via e-mail: