Portal do Servidor


saude
s s s s tome nota s

Este é o canal de comunicação entre a SESA e todos os servidores da Saúde no Estado. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a secretaria, suas atividades, programas e informações úteis para seu dia a dia, sua carreira e seu bem estar. Participe, contribua, compartilhe experiências, envie sugestões para tornar nossa convivência na SESA cada vez melhor.


Tese de servidora do Hemepar é publicada em revista científica de alcance internacional


AlexandraA doutora Alexandra M. Watanabe, que atua na Divisão de Produção do Hemepar desde 1987 acaba de ter sua tese de doutorado publicada Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina, revista cientifica de alcance internacional.

Tratamento precoce - A tese, sob o título “Frequência dos haplótipos das hemoglobinas nas doenças falciformes no Estado do Paraná e evolução clínica" divulga dados relevantes sobre o estudo molecular da anemia falciforme, doença genética de maior prevalência hoje no mundo e a que apresenta a maior gravidade clínica e hematológica. Segundo a servidora da SESA, outro dado importante desse trabalho, que contou com a orientação da Dra Mara A. Pianovski, é a identificação desta doença no Teste do Pezinho, o que permite iniciar tratamento e acompanhamento precocemente, ou seja, antes da manifestação de sintomas.

A pesquisa continua - A pesquisa, que terá continuidade com novas investigações, conforme conta a doutora, é um alerta para os médicos de que devem estar atentos às manifestações clínicas da doença falciforme não só em pessoas de pele negra, conforme se identificava anteriormente. Devido à miscigenação no Brasil, pessoas sem características afrodescendentes podem apresentar a doença.

Alexandra é formada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Paraná, onde também fez especialização em Imunologia. Realizou treinamento em Transfusão Sanguínea pela Universidade de Yokohama, no Japão e, além da tese de doutorado, teve outro trabalho publicado: “Percepção da comunidade nipo-brasileira residente em Curitiba sobre o cadastro de medula óssea”, na Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, em parceria com Viviane Hayashi, Claudete Omoto e o bioquímico Leonardo Di Colli, todos da Rede Hemepar.



Este espaço é para você e sua participação é muito importante. Acesse sempre e fique por dentro! Sugestões podem ser enviadas pelo e-mail saude@sesa.pr.gov.br
Recomendar esta página via e-mail: