Saúde

saude
s pr s s s tome nota s

SAÚDE

• SAS – SISTEMA DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE
• BENEFICIÁRIOS DO SAS
• ATENDIMENTO AMBULATORIAL
• INTERNAÇÕES
• OUTROS PROGRAMAS DE SAÚDE


SAÚDE – SAS
O SAS – Sistema de Assistência à Saúde é um benefício concedido pelo Governo do Estado, sem qualquer contrapartida financeira do servidor, garantindo uma ampla cobertura assistencial médico-ambulatorial e hospitalar, em todo o Estado do Paraná, ao servidor efetivo, ativo e inativo e seus dependentes; ao militar e seus dependentes; e pensionistas.


SAÚDE – BENEFICIÁRIOS
São considerados beneficiários do Sistema de Assistência à Saúde (SAS):
• Na qualidade de titular: o servidor efetivo ativo e inativo; o militar da ativa, da reserva remunerada e o reformado; e o pensionista.
• Na condição de dependente do titular: o cônjuge; o (a) companheiro (a), na constância da união estável; os filhos; os enteados e os filhos do (a) convivente desde que:
- Solteiros menores de 21 anos;
- Definitivamente inválidos ou incapazes;
- Tutelado ou a criança ou adolescente sob guarda;
- Os dependentes na condição de companheiro (a), filho e enteado inválido ou incapaz, tutelado ou menor sob guarda serão qualificados nestas condições pela PARANÁPREVIDÊNCIA.

Fica assegurado o atendimento do recém-nascido, filho natural ou adotivo do titular do SAS como seu dependente, por um período de 45 dias, a contar da data do nascimento. Neste prazo, o responsável deve apresentar certidão de nascimento da criança na Unidade de Recursos Humanos para que ela seja cadastrada como dependente.

Não é permitida a inscrição de dependentes de pensionista.


SAS – ATENDIMENTO AMBULATORIAL

O Atendimento Ambulatorial compreende:

• Consultas eletivas nas especialidades básicas:
- Clínica Médica / Medicina Interna
- Ginecologia e Obstetrícia
- Pediatria
- Oftalmologia

• Consultas eletivas nas demais especialidades médicas reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina, com solicitação médica emitida por profissional da especialidade básica.

Serviços e Terapias:

Os serviços e terapias compreendem serviços de apoio e diagnóstico, terapias e tratamentos ambulatoriais, bem como exames complementares indispensáveis para o controle e elucidação diagnóstica. Estes serviços e terapias terão cobertura EXCLUSIVAMENTE se solicitados por profissional médico vinculado à macrorregião ou mesorregião detentora do cadastro do beneficiário. Logo, solicitações médicas efetuadas por profissionais médicos não vinculados ao sistema não serão liberadas.

SAS – INTERNAÇÕES

O beneficiário terá direito a internações clínicas, cirúrgicas e obstétricas, em caráter eletivo ou emergencial, nos hospitais contratados, nas especialidades previstas na cobertura do SAS.

Em caso de limitação técnica do hospital contratado e a critério soberano do seu corpo clínico, o beneficiário do SAS poderá ser transferido para outro hospital contratado, sem ônus para o beneficiário, observados os dispositivos éticos e de segurança ao paciente.
O padrão de acomodação hospitalar ofertado aos beneficiários do SAS é acomodação coletiva de 02 (dois) leitos, com banheiro. Na eventual falta de aposento de dois leitos, o beneficiário terá direito, sem qualquer ônus, a ser internado em acomodação superior, até que haja vaga no tipo de aposento contratado, quando poderá ser transferido a critério do hospital.

Clique e saiba mais sobre o SAS no Guia do Servidor


SAS – OUTROS PROGRAMAS


Além do benefício do SAS, o servidor conta também com outros programas ofertados pela SESA, como Prevenção do tabagismo, Cuidados e Acompanhamento Nutricional, Prevenção à Saúde Mental, Saúde Ocupacional e Saúde Bucal. Consulte sua unidade de Recursos Humanos.


Cartão Vida Paraná traz novos benefícios e agiliza atendimento no SAS

cartãoCom o novo cartão Vida Paraná, servidores efetivos, ativos e aposentados e pensionistas beneficiários do SAS terão mais agilidade no atendimento médico ou exames nas clínicas e hospitais credenciados. O cartão facilita a identificação e possibilita que o profissional tenha acesso ao histórico clínico do servidor. Além disso, os titulares do cartão poderão utilizá-lo em mais de 26 mil estabelecimentos comerciais conveniados como meio de pagamento, na proporção de 10% de seus vencimentos. Basta desbloquear o Vida Paraná ligando na Central do Cartão nos telefones 4007-2727 (Capital e Região Metropolitana) e 0800-0002727 (demais Regiões).

Modernização do SAS – O cartão Vida Paraná foi desenvolvido para modernizar o Sistema de Assistência à Saúde (SAS), permitindo uma gestão mais eficaz da informação no setor de saúde. E traz ainda as vantagens de um cartão de benefícios exclusivo para o funcionalismo, sem taxa de manutenção, anuidade ou juros. Mas atenção: o cartão Vida Paraná não é um cartão de crédito, é um cartão de débito para ser utilizado como meio de pagamento, em parcela única, com desconto em folha. Para mais informações consulte o site do SAS www.sas.pr.gov.br.
Recomendar esta página via e-mail: