Dinheiro

saude
s pr s s s tome nota s



DINHEIRO


• COMO ORGANIZAR
• CONTROLE ORÇAMENTÁRIO
• PENSE NO FUTURO: VIDA PÓS-CARREIRA



DINHEIRO – COMO ORGANIZAR SUAS FINANÇAS

A Escola de Gestão do Paraná estabeleceu parcerias com a Caixa Econômica Federal e com o Banco Central a fim de disponibilizar ferramentas e orientações necessárias para ajudá-lo a planejar e organizar suas finanças pessoais. Para isso, foram definidos alguns temas que podem facilitar o entendimento sobre finanças, controle de gastos e planejamento de investimentos. São vídeos, textos, exercícios e simulações úteis para o seu dia a dia. Acesse aqui e aproveite todas as dicas.


DINHEIRO – CONTROLE ORÇAMENTÁRIO

Realizar o controle orçamentário não é tarefa difícil, é uma questão de disciplina. E necessita empenho e análise honesta e cuidadosa da situação financeira. Você deve fazer um balanço da sua condição atual, fazer uma planilha simples relacionando todas as despesas e valores que recebe (fixo ou com frequência) e todas as obrigações.

Passo a passo:

1º passo: Defina quais são seus principais custos mensais fixos (aqueles que fazem parte do seu dia a dia como água, luz, telefone, alimentação, aluguel e transporte) e coloque em uma planilha. Os gastos esporádicos também devem ser considerados na planilha em uma estimativa mensal, colocando quanto você gasta aproximadamente com vestuário, medicamentos, lazer, cuidados pessoais, veículos, etc.

2º passo: Relacione as entradas de recursos (a renda total da família). Compare com os gastos (despesas fixas e esporádicas) com o dinheiro que vai receber e tente encontrar um ponto de equilíbrio. Se, ao fazer as contas, descobrir que elas não fecham, ou seja, as despesas estão maiores que os recebimentos é preciso refazer as contas e ver quais despesas podem ser eliminadas.

As despesas com alimentação, educação e aluguel nem sempre têm como ser reduzidas. No entanto, o consumo de serviços como telefone, água e energia podem ser reduzidos com um pouco de controle. Os valores que deixam de ser gastos somados podem representar importante economia no fim do mês. Significa a possibilidade de mais dinheiro sobrando para atender a outras necessidades, ou para suprir uma despesa extra ou uma meta do futuro. (fonte: cartilha do SEBRAE)

Clique para ver um exemplo de orçamento em excel.

DINHEIRO – PENSE NO FUTURO: VIDA PÓS-CARREIRA

A aposentadoria após anos de dedicação a uma carreira profissional gera dúvidas, receios e preocupações com esta nova etapa da vida. E é preciso se preparar para desfrutar deste merecido período que pode trazer muitas alegrias, realizações e descobertas. Uma maneira de se preparar é participando desde já dos cursos promovidos pela Escola de Gestão. E também consultar o Programa Viver a Vida, da PARANÁPREVIDÊNCIA, onde você encontra informação completa sobre como aproveitar melhor esse novo momento.
Recomendar esta página via e-mail: