Destaques

saude
s pr s s s tome nota s

DESTAQUES

Simpatia e dedicação marcam trajetória de Alice na SESA

alBem cedo, durante mais de cinco anos, um alegre bom dia anunciava a chegada de Alice Swierzykovski para mais um dia de trabalho na SESA. É assim que seus amigos na Divisão de Informações Epidemiológicas (CEPI/SVS) lembram da simpática e dedicada servidora que acaba de deixar a SESA para desfrutar de sua merecida aposentadoria, depois de cerca de 50 anos de trabalho. E foi com muito carinho que eles prepararam, no final de outubro, uma singela homenagem à Alice, para marcar esta nova etapa em sua vida.

De operária a técnica THD – Nascida em Irati, Alice começou a trabalhar muito cedo. E sua trajetória inclui a atividade de operária em uma fábrica de fósforo, de atendente em uma casa lotérica e de auxiliar de dentista no Sindicato Rural. Esta última experiência acabou determinando sua vida profissional futura. Em 1986, formou-se no curso Técnico de Higiene Dental, na segunda turma do Paraná (CRO 28) e contribuiu para a implantação da primeira Clínica Simplificada nas escolas de Irati. Dois anos depois prestou concurso para o Estado e, em 1990, assumiu o cargo de técnica em Higiene Dental, na primeira clínica odontológica do município de Inácio Martins.al

Mais amigos – A partir daí o comprometimento de Alice com a saúde da comunidade não parou de crescer. Entre outras atividades, auxiliou na organização das conferências municipais de Assistência Social, trabalhou na articulação e fundação da APAE do município, presidiu a Associação de Proteção à Maternidade e Infância, coordenou o Programa de Agentes Comunitários de Saúde. A partir de 2005, de volta a Irati, atuou na Atenção Primária da 4ª Regional de Saúde, como apoio administrativo do Comitê de Mortalidade Infantil. Em 2013, veio para Curitiba, para atuar na Divisão de Informações Epidemiológicas que, segundo ela, é onde mais fez amigos, além de ter se destacado pelo conjunto de atividades que desenvolveu.

Recomendar esta página via e-mail: