Ações do CEST

Atualmente o CEST desenvolve as seguintes ações:

  1. Organização de treinamentos visando a capacitação de profissionais de saúde para atuar preventivamente na ocorrência na ocorrência de doenças de trabalho.

  2. Coordenação de Junta médica de avaliação de trabalhadores nas montadoras de veículos, como parte da Força- tarefa organizada pelo Governo do Estado.
  3. Coordenação da implantação e acompanhamento do protocolo de atendimento ao acidente de trabalho com material biológico no Estado.
  4. Inspeções em ambiente de trabalho nas empresas (detalhamento em anexo) atuando de forma coletiva, buscando adequação integral da empresa, visando à Saúde e Segurança de seus Trabalhadores. As inspeções têm por objetivo avaliar o processo , o ambiente e as condições em que se realiza o trabalho, de forma que se possa identificar os riscos, as cargas de trabalho a que estão sujeitos os trabalhadores abrangendo os aspectos tecnológicos, ergonômicos e organizacionais, desta forma, permitindo intervir nos fatores determinantes de agravos à saúde dos trabalhadores visando eliminá-los ou, na sua impossibilidade, atenuá-los e controla-los. As inspeções têm caráter de fiscalização sanitária, portanto, devem ser desencadeadas com a participação da vigilância sanitária do município, no sentido de ampliar o universo tradicionalmente estruturado, transpondo, desta maneira, o objeto usual produto/consumidor de forma a considerar, igualmente como objeto, o processo/trabalhador /ambiente.)

Recomendar esta página via e-mail: