(Doença Diarréica Aguda) Aspectos Gerais


CONCEITO - A diarréia aguda é uma doença que se caracteriza pelo aumento da quantidade e freqüência das evacuações e diminuição da consistência das fezes, apresentando algumas vezes muco e sangue (disenteria). Dura menos de 2 semanas. Pela diarréia, o organismo perde água e substâncias importantes para o seu funcionamento.

IMPORTÂNCIA DAS DIARRÉIAS - No Brasil a doença diarréica constitui um importante problema de saúde pública. Muitas pessoas adoecem e morrem de diarréia principalmente na Região Nordeste onde é a principal causa de morte em menores de 1 ano. A diarréia também contribui para os altos níveis de desnutrição nesta faixa etária, pela perda freqüente de substâncias necessárias ao crescimento e desenvolvimento.

O atendimento aos casos de diarréia tem um custo elevado porque, mesmo com a ampla divulgação da eficácia dos sais de reidratação oral, muitos casos chegam aos centros de saúde apresentando desidratação grave, exigindo internamento. A diarréia ainda é responsável por falta às aulas, e ao trabalho.

Apesar de todos esses problemas a população mais carente, acostumada a conviver com casos de diarréia não lhe dá maior importância, considerando as diarréias acontecimentos banais na vida das pessoas. Muitas autoridades de saúde só se preocupam com as diarréias em situação de surto, isto é, quando há um aumento brusco do número de casos em um local ou quando há uma epidemia de cólera que chama muito a atenção dos rádios, jornais e televisão, que leva a um maior número de mortes e que algumas vezes resulta em prejuízo econômico para a área afetada.

CONDIÇÕES QUE FAVORECEM O APARECIMENTO DAS DIARRÉIAS
As pessoas que moram em áreas onde não há água em quantidade e de boa qualidade (tratada), as que não tem bons hábitos de higiene pessoal, dos alimentos, do meio ambiente, etc., estão mais sujeitas a apresentarem diarréia.
Nas áreas mais carentes, são mais afetados os menores de 2 anos contribuindo para isso o desmame precoce e a desnutrição.

AGENTES ETIOLÓGICOS DAS DIARRÉIAS
São micróbios ou substâncias que, quando ingeridas numa determinada quantidade provocam a doença. Os principais causadores de diarréia são os micróbios, que podem ser:
- bactérias
- vírus
- fungos
- parasitas

Algumas bactérias e vírus atingem mais as crianças principalmente as menores de um ano que são mais predispostas pelo desmame precoce e a desnutrição. Já a bactéria que causa a cólera atinge mais os maiores de 15 anos que são as pessoas mais expostas ao risco de serem contaminadas. Os parasitas como ameba, giardia, lombrigas, etc, atingem uma grande parcela da população.
Outras causas de diarréia são substâncias tóxicas presentes nos alimentos (toxinas) e substâncias químicas ingeridas por acidente ou propositadamente.

MODO DE TRANSMISSÃO DAS DIARRÉIAS
A transmissão se faz principalmente através da água contaminada pelas fezes de doentes, dos alimentos que entram em contato com água contaminada ou pelas mãos contaminadas de doentes, ou pessoas que, mesmo sem apresentarem a doença estão eliminando micróbios nas fezes e não têm bons hábitos de higiene.

* O gelo fabricado com água contaminada é uma importante fonte de infecção.

Objetos contaminados levados à boca como chupetas, brinquedos etc., também podem causar diarréias.

As moscas podem transportar os micróbios até os alimentos e contaminá-los.
Recomendar esta página via e-mail: