(Lonomia) Acidentes

Você conhece esta Lagarta?


Foto: Emanuel Marques da Silva

A MARIPOSA

As mariposas são insetos que constituem a fase adulta das lagartas. No caso do gênero Lonomia, elas são observadas em maior quantidade nos meses mais quentes, vivendo aproximadamente 10 semanas
Desde a postura dos ovos nas folhas e troncos das árvores, até a fase adulta, as mariposas passam por várias fases, porém neste gênero, somente a lagarta pode causar perigo às pessoas.

A LAGARTA

As lagartas (taturanas, orugas ou lagartas de fogo), medem de 6 a 7cm de comprimento, têm o corpo revestido de espinhos ramificados (semelhante a um pinheiro) dispostos ao longo do corpo. A cor geral é marrom-claro-esverdeada ou marrom amarelada, com três listras longitudinais de cor castanho-escuro.


Foto: Emanuel Marques da Silva

Há uma pequena mancha branca de contorno irregular no dorso do terceiro segmento torácico. São larvas que vivem agrupadas, alimentando-se de folhas, durante a noite. Quando em bloco, imitam o tronco da árvore parasitada, descendo em bloco para as partes mais baixas onde repousam durante o dia. Na época da transformação da lagarta para pupa, elas procuram ficar próximas do solo e das folhas secas provocando ai, o maior número de acidentes.

Estas lagartas foram encontradas em árvores silvestres, como cedro, figueira do mato, ariticum, aroeira e ipê e em árvores frutíferas como ameixeira, pereira, pessegueiro e abacateiro. Elas podem viver um período que varia de 3 a 6 meses, dependendo da oferta de alimento e das alterações climáticas.


Arquivos SMS-Curitiba



O PERIGO


Por ocasião do contato com os espinhos das lagartas, surge dor em queimação seguida de vermelhidão, inchaço, calor, mal estar , cefaléia, náuseas e vômito. As manifestações hemorrágicas podem aparecer entre 8 a 72 horas após o contato, sendo as mais comuns manchas escuras pelo corpo, sangramento pelo nariz, gengivas, urina e em ferimentos recentes. Os casos mais graves podem evoluir para insuficiência renal aguda e morte.


Prevenção

  • Prestar atenção nos troncos das árvores e na grama ao redor.

  • Observar se as folhas das árvores estão roídas.

  • Observar se existem pupas ou fezes no chão.

  • Utilizar camisas de mangas longas e calças nas atividades rurais.

CUIDADO
Quando for coletar alguma lagarta para identificação, faça somente com as mãos protegidas com luvas grossas e com pinças.


CONSIDERAÇÕES                                                 

Foto: Venilton Küchler


É nosso dever lembrar que os insetos são um elo muito importante na cadeia alimentar. O homem precisa saber conviver em harmonia com todos os animais, respeitando seu ecossistema, evitando assim graves acidentes.

 

Em caso de acidente, o que fazer

  • Procurar o Serviço de Saúde imediatamente / atendimento médico

  • Levar consigo algumas lagartas em frasco fechado, porém com ventilação e algumas folhas de planta para alimentação dos insetos.

Telefones Úteis

Curitiba: 
Centro de Controle de Envenenamento - CCE - 
Fone: (41) 0800410148

Londrina
Centro de Controle de Intoxicações - CCI
Fone: (43) 3371-2244

Maringá:
Centro de Controle de Intoxicações - CCI
Fone: (44) 3225-8484


Próxima>>

Recomendar esta página via e-mail: