Busca Saúde

Cantina Saudável - Vigilância Nutricional


PROMOÇÃO DE PRÁTICAS ALIMENTARES E ESTILOS DE VIDA SAUDÁVEIS

Nos últimos anos, tem sido cada vez mais intenso o debate sobre as cantinas escolares como espaço privilegiado de atuação quando se busca a promoção da alimentação saudável na escola.

O Paraná figura entre os Estados com iniciativa de regulamentação deste tipo de atividade. Em junho de 2004, foi publicada a lei estadual nº 14.423 que proíbe a comercialização dos seguintes alimentos nas unidades educacionais públicas e privadas: bebidas com quaisquer teores alcoólicos; balas, pirulitos e gomas de mascar; refrigerantes e sucos artificiais; salgadinhos industrializados; salgados fritos; e pipocas industrializadas. Esta lei dispõe também, que o estabelecimento deverá colocar à disposição dos alunos dois tipos de frutas sazonais, bem como, um mural de um metro de altura por um de comprimento que deverá ser fixado em local visível, para divulgação de informações pertinentes à alimentação saudável.

Esta medida foi bastante oportuna, tendo em vista que, as práticas alimentares inadequadas representam um dos fatores de risco mais importante para o desenvolvimento da obesidade, sendo que esta geralmente cursa concomitante à hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e diabetes.

Com o intuito de apoiar a implementação dessa Lei, a Coordenação de Vigilância Nutricional da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, elaborou o material educativo de incentivo, apoio e promoção à alimentação saudável junto às crianças, pais, professores e proprietários de estabelecimentos alimentícios – A CANTINA SAUDÁVEL.

O material elaborado com uma linguagem clara e objetiva trás ainda, ilustrações divertidas quanto à importância da alimentação saudável e contribui para a formação de práticas alimentares e estilos de vida saudáveis.

“A Cantina Saudável” foi disponibilizada para as escolas e proprietários de cantinas através de Cd-Room e, pode também, ser acessada através portal eletrônico da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná.
Recomendar esta página via e-mail: