Notícias da SESA

02/04/2014

Câmara Temática de Saúde atualiza planejamento da Copa

saA Câmara Temática de Saúde realizou nesta quarta-feira (02), no Palácio das Araucárias, em Curitiba, uma reunião de atualização de informações e cronograma de trabalho, com a presença de representantes das secretarias estadual e municipal, de agências do setor e dos hospitais e casas de saúde.

"Estamos finalizando os trabalhos de mesa e projetos visando o mundial no Paraná, mas vamos continuar com os trabalhos de campo, com simulações e demarcação das áreas importantes para intervenções do sistema de saúde", disse coordenador geral da Copa do Mundo da Fifa 2014 no Paraná, Mario Celso Cunha.

Os principais locais para atuação dos agentes de saúde na Copa estão todos identificados. São pontos como a Arena da Baixada, centros de treinamento, a Fanfest, hotéis, aeroportos, rodoviárias e outros setores estratégicos. “A Copa do Mundo estabeleceu prazos e datas e isso nos ajudou muito na cooperação entre os setores envolvidos", disse o médico Vinícius Filipak, presidente da Câmara Temática de Saúde. "O que nós conquistamos como legado principal é o trabalho em conjunto, uma integração que está sendo real e positiva", concluiu.

Dentro do estádio da Arena, do Clube Atlético Paranaense, o responsável pela organização e atendimento na área de saúde será o Comitê Organizador Local (Col/Fifa). "Contaremos com sete ambulâncias, brigadistas, bombeiros civis e 30 equipes de socorristas", disse o gerente-geral da sede Curitiba do Col/Fifa, Mark Pinheiro. "Tenho certeza que vamos terminar este trabalho muito melhor do que começamos e, portanto, faremos uma Copa exemplar, inclusive no setor de saúde, onde a equipe se destaca", completou Pinheiro.

O médico credenciado pela Fifa para atuar na sede de Curitiba, Dante Grein, informou sobre o cadastro no perímetro. "Já estamos trabalhando com a elaboração de um cadastro técnico, definindo quem atuará no interior e no exterior do perímetro do estádio", disse Grein.

"O nosso objetivo é trabalhar com o legado da Copa, aquilo que vai ficar para a nossa sociedade. Por exemplo, o Hospital do Trabalhador será uma referência para a Copa do Mundo, pois o pronto-socorro agora tem 13 leitos de observação, 16 boxes de emergência e quatro leitos de suporte avançado de vida”, disse o superintendente da secretaria estadual da Saúde, Sezifredo Paz. “Novos equipamentos foram comprados para a UTI e foram trocados pisos e revestimentos. Tudo isto fica para a população", concluiu o superintendente. Atualmente o Hospital do Trabalhador é o maior hospital público do Paraná, com atendimento exclusivo pelo Sistema Único de Saúde.

"Agora, estamos colocando todas as nossas equipes para executar o cronograma planejado. Mesmo com a proximidade da Copa, podemos garantir que estamos bem estruturados para atuar nesta missão no mundial", disse o vice-presidente da Câmara Temática, Alan Cesar Diório.

Um dos coordenadores das ações de simulações na área de saúde, Ilmar Carneiro Leão, do setor de Urgências Médicas, destacou que já foi comprovada a qualidade do pessoal da área de saúde. “Estou muito satisfeito com a integração de todos, além da motivação para este trabalho".

Em nome da Coordenação de Defesa de Área, o coronel do Exército Rômulo Marinho lembrou da participação das Forças Armadas na preparação da Copa do Mundo 2014. "Estamos preparados para agir com as forças de antiterrorismo e antibombas, além de ajudar no projeto social que é a doação de sangue por parte dos militares da tropa", disse Marinho. "Vamos também atender a área de saúde com material de campanha e o que for preciso. Teremos equipes em cidades-chaves, como Foz do Iguaçu, além de manter uma Força de Contingência com cerca de 4 mil homens somente em Curitiba", afirmou o coronel.

Participaram da reunião representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria estadual de Saúde, Celepar, Casa Civil, Samu, Siate, Ministério Público, Associação Comercial do Paraná, Hospital Pequeno Príncipe, Hospital Evangélico, Vigilância Sanitária, Anvisa, Col/Fifa, Exército Brasileiro e Coordenação Geral da Copa do Mundo da FIFA 2014 no Paraná.

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.