Notícias da SESA

07/05/2014

Paraná é o Estado que mais vacinou contra a gripe

saNúmeros do Programa Estadual de Imunização mostram que, até o final da manhã desta quarta-feira (7), o Paraná já vacinou contra a gripe mais de 1,2 milhão de pessoas, o que equivale a 56% do grupo populacional ao qual a vacinação é destinada. Com isso, o Paraná é o Estado com o melhor desempenho na campanha nacional de vacinação.

O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, alerta sobre a importância da imunização. “É essencial que as pessoas não deixem para a última hora. A vacina demora cerca de 15 dias para fazer efeito, por isso devemos nos proteger o quanto antes”, explica.

A campanha agora segue até a próxima sexta-feira 9 de maio. A meta é vacinar mais de 2,9 milhões de paranaenses, entre idosos com mais de 60 anos, crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos, gestantes, mulheres com pós-parto de até 45 dias, doentes crônicos, trabalhadores de saúde, indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

O superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, explica que as doses protegem contra os três sorotipos virais que mais causam a gripe no país: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. Ele afirma que a vacinação dos grupos de risco reduz em 45% o número de internações por pneumonia e em até 75% o número de mortes em decorrência da gripe.

“Quem tem direito à vacina não pode perder tempo. As temperaturas estão caindo e é importante que essas pessoas estejam protegidas durante o período mais crítico da doença”, ressaltou o superintendente.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.