Matérias da SESA

13/02/2017

Saúde homenageia centenário do médico sanitarista Oswaldo Cruz

Saúde homenageia centenário do médico sanitarista Oswaldo CruzComemora-se neste mês de fevereiro os 100 anos da morte do grande médico sanitarista Oswaldo Cruz. Expoente da saúde pública brasileira, teve participação decisiva na evolução das campanhas de vacinação contra uma série de doenças.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, é importante fazer este registro histórico, pois muito do que se faz hoje está baseado nas conquistas daquela época. “Oswaldo Cruz foi um exemplo de gestor de saúde e que precisa ser lembrado por todos nós. Pioneiro em várias áreas, foi responsável por implantar ações e medidas que são praticadas até hoje”, disse.

Médico bacteriologista, foi estudioso da situação de saúde pública no Brasil, coordenou campanhas de erradicação da febre amarela e da varíola no Rio de Janeiro. Pelo seu perfil visionário, enfrentou conflitos e revoltas da população, no que ficou conhecido como a Revolta da Vacina.

Fundou também o Instituto Soroterápico Nacional, hoje Instituto Oswaldo Cruz, que mantém o seu legado de inovação. “Lembrar das conquistas alcançadas por Oswaldo Cruz, desperta em todos nós o desejo e o compromisso de manter-se sempre alerta na busca de mais e melhores serviços de saúde a toda população”, completou Caputo Neto.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.