Matérias da SESA

14/02/2017

Richa abre encontro de gestores municipais de saúde

Richa abre encontro de gestores municipais de saúdeO governador Beto Richa abriu os trabalhos do Encontro de Gestores Municipais de Saúde na manhã desta terça-feira (14), no Expo Unimed, em Curitiba. O encontro, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, apresenta aos prefeitos e secretários municipais de saúde dos 399 municípios paranaenses os programas estratégicos e ações desenvolvidas pelo Governo no setor. Cerca de 800 pessoas participam do encontro, que segue até a quarta-feira (15).

Richa lembrou dos avanços na área da saúde no Paraná e destacou que o governo destinou, entre 2011 e 2016, R$ 15 bilhões ao setor – mais que o dobro do que os oito anos da gestão anterior. “Posso dizer com muito orgulho e segurança que o Paraná é referência nacional na área da saúde. Temos vistos muita dificuldade na saúde pública no Brasil, mas em nosso Estado, graças aos investimentos do nosso governo e ao ajuste fiscal que fizemos, temos recursos para investir nesta área essencial”, disse.

AÇÕES – Richa citou o Mutirão de Cirurgias Eletivas, que ao longo do ano passado atendeu 50 mil pacientes de todo o Estado. Ele também destacou a entrega, aos municípios, de 800 ambulâncias e 2,3 mil veículos de transporte sanitário, além do uso das aeronaves do Estado para o transporte de pacientes em situação de emergência e de órgãos para transplante.

“Somente o helicóptero que está baseado em Cascavel completou, na semana passada, mil atendimentos sem perder uma única vida. Além disso, o Paraná triplicou o número de transplantes, passando do décimo lugar no Brasil, em 2011, para o segundo, em 2016”, salientou. “Enquanto eu for governador, os gestores municipais poderão contar com o nosso apoio irrestrito para administrarem melhor o setor nas cidades onde atuam”, enfatizou Richa.

O EVENTO –
Nos dois dias de evento, os gestores podem tirar dúvidas quanto às formas de financiamento, as contrapartidas previstas e os canais disponíveis para ampliar o acesso da população à saúde pública. Na programação estão palestras e painéis sobre gestão do sistema de saúde e apresentação de projetos do governo e de cases de ações desenvolvidas por equipes municipais.

O secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, explicou que o encontro segue o que foi iniciado em dezembro do ano passado, quando o Governo do Estado reuniu, em Foz do Iguaçu, os prefeitos eleitos e reeleitos para apresentar as ações de todas as secretarias. “Temos uma série de políticas de incentivos que beneficiam diretamente as prefeituras. Por isso, este encontro é fundamental para que prefeitos e secretários saibam de que forma podem acessar esses recursos”, disse.

De acordo com o Caputo Neto, uma equipe multiprofissional da Secretaria está à disposição dos gestores municipais para prestar assessoria e suporte técnico aos gestores municipais. A prática vem ao encontro da política municipalista do governo Richa. “Trata-se de um momento de diálogo, onde vamos ouvir as demandas dos gestores e apresentar o que temos a oferecer para auxiliá-los neste desafio de gerir a rede pública de saúde local”, explicou o secretário de saúde.

PARCERIAS – O prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, ressaltou o apoio do Governo aos municípios paranaenses. “Assis Chateaubriand, assim como os demais municípios paranaenses, passa por uma revolução na área da saúde, porque temos um parceiro fantástico que é o Governo do Estado”, afirmou Micheletto. “É importante termos um governador municipalista, que tem olhado com carinho e responsabilidade para as prefeituras. Temos um governo que aporta recursos e faz investimentos para contribuir com os municípios que passam por dificuldades”, completou.

O secretário Municipal de Saúde de Curitiba, João Carlos Baracho, ressaltou a assessoria da Secretaria Estadual da Saúde aos municípios. “Neste momento, em que há uma renovação dos quadros municipais, é importe que a Secretaria apresente seus programas para que possa ser traçada uma estratégia com as prioridades da saúde no Estado”, disse. “A parceria com Curitiba é de extrema importância, porque a capital atravessa dificuldades, fruto do ocorrido na gestão passada, mas estamos encontrando caminhos para que a cidade volte a ser referência no Estado e no cenário nacional”, salientou.

Richa abre encontro de gestores municipais de saúde O secretário de Saúde de Tibagi, Wilson Silva Junior, afirmou que o encontro é importante para que os gestores que iniciam agora o mandato possam aproveitar os programas da área. “Temos a oportunidade de nos familiarizar com outros gestores, conhecer as realidades de outros municípios e as políticas públicas que o Estado oferece principalmente aos municípios pequenos”, explicou. “Hoje precisamos estruturar os programas de atenção primária, como programa de saúde da família, o centro de atenção psicossocial e as unidades de pronto atendimento. Por isso é importante trabalhar em conjunto para buscar recursos e orientações”, destacou.

DIVISÃO –
O Sistema Único de Saúde delimita uma divisão particular das responsabilidades no setor, no que se refere às instâncias municipais, estaduais e federais. Um dos objetivos do encontro é esclarecer esta divisão aos gestores.

A União, por exemplo, é responsável pelo planejamento e fiscalização do SUS. Para os estados fica o papel de criarem políticas públicas próprias e ajudar na execução da política nacional de universalização da saúde. Já os municípios devem garantir o acesso a serviços básicos de saúde (primeiro atendimento).

No Paraná, o Governo do Estado é responsável por uma série de programas que beneficiam diretamente os municípios, como a Rede Mãe Paranaense, de atenção materno-infantil; HOSPSUS, que beneficia hospitais públicos e filantrópicos que atendem pelo SUS; APSUS, de qualificação da atenção primária à saúde; e o VigiaSUS, que busca fortalecer e qualificar as ações de Vigilância em Saúde em todos os municípios do Paraná, entre outros.

PRESENÇAS –
Participaram da solenidade os secretários do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior; do Esporte e Turismo, Douglas Fabrício; e da Comunicação Social, Márcio Villela; os presidentes da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano; do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Guimarães Junqueira; do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cosems), Cristiane Pantaleão; e da Associação Comercial do Paraná (ACP), Gláucio Geara; o procurador de Justiça Marco Antonio Teixeira; os deputados federais Luciano Ducci e Leandre dal Ponte; e os deputados estaduais Guto Silva, Pedro Lupion; André Bueno, José Carlos Schiavinato, Doutor Batista, Élio Rush, Fernando Scanavaca, Bernardo Carli, Tiago Amaral e Alexandre Curi.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.