Matérias da SESA

18/04/2017

Estado garante apoio à realização do Congresso Brasileiro de Enfermagem

Estado garante apoio à realização do Congresso Brasileiro de Enfermagem O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, assegurou nesta terça-feira (18) o apoio técnico e institucional do Governo do Paraná à realização do 70º Congresso Brasileiro de Enfermagem, programado para acontecer em Curitiba em novembro de 2018. O Estado vai auxiliar na organização do evento, montará um estande institucional e ainda dará suporte à programação, com a disponibilização de profissionais de referência na área.

O anúncio foi feito durante reunião com representantes da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben – Seção Paraná), organizadora do evento; e do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PR), que também apoiará às atividades. “Este congresso será um marco para a enfermagem paranaense. Um congresso que consolidará os avanços conquistados nos últimos anos em prol desta categoria que é a maior força de trabalho do SUS”, destacou o secretário.

De acordo com a presidente da Aben-Secão Paraná, Denise Kletemberg, além do congresso, outros quatro eventos paralelos estão previstos. “A expectativa é recebermos mais de quatro mil pessoas de todo o Brasil. Oportunidade de compartilhar experiências e ver o que está sendo feito de inovador no país”, afirmou.

Durante o encontro desta terça, também esteve em pauta temas importantes como a recente contratação, via concurso público, de novos profissionais de enfermagem para a rede própria da Secretaria de Estado da Saúde, bem como estratégias para fortalecer o trabalho de educação permanente no setor.

“Mantemos diálogo constante com as entidades de classe. Prova disso é o termo de cooperação técnica que temos com o Coren, que está desenvolvendo uma série de capacitações e oficinas regionais sobre enfermagem ao longo deste ano”, lembrou Caputo Neto.

Estado garante apoio à realização do Congresso Brasileiro de Enfermagem Trata-se do Coren Atualiza, um programa da autarquia que oferece cursos temáticos nas áreas de atendimento clínico, de vigilância em saúde, promoção em saúde e gestão. Entre os principais objetivos está a sistematização da assistência de enfermagem em todo o Paraná. Somente neste ano, pelo menos 53 eventos já estão programados para acontecer, contemplando diversas regiões do Estado.

Segundo a presidente do Coren-PR, Simone Peruzzo, um deles é a semana integrada da enfermagem que será realizada simultaneamente em 11 cidades. “Mais uma vez atuaremos em conjunto com a Aben para promover uma grande semana da enfermagem, agora em maio. Será a oportunidade de reunir a categoria e discutir os desafios que temos para o futuro. A abertura oficial acontece em Londrina, mas teremos atividades em mais 10 cidades”, declarou.

SUGIRA UM TEMA - Está aberta uma consulta púbica sobre os temas que deverão ser abordados no 70º Congresso Brasileiro de Enfermagem. Qualquer profissional pode contribuir com propostas e sugestões de temas que podem integrar a programação científica. Acesse a pesquisa.

COREN PREMIA – Encerra-se no dia 5 de maio o período de inscrições para o Coren Premia 2017. Neste ano, o prêmio será concedido em três modalidades: Destaque, Reconhecimento e Homenagem. A iniciativa pretende dar visibilidade as ações desenvolvidas no âmbito da enfermagem no Paraná, fomentando a participação dos profissionais na área assistencial e acadêmica.

Para mais informações, acesse o site do Coren/PR
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.