Matérias da SESA

20/04/2017

Secretaria da Saúde incentiva hábitos saudáveis para melhor qualidade de vida

Secretaria da Saúde incentiva hábitos saudáveis para melhor qualidade de vidaNo mês em que é celebrado o Dia Mundial da Saúde (7 de abril), a Secretaria estadual da Saúde reforça o incentivo para alimentação adequada e saudável. Para auxiliar na adoção de novos hábitos, foi produzido um informativo com ‘10 passos para uma alimentação saudável’.

“Investindo em prevenção e promoção à saúde, conseguiremos reduzir os índices de adoecimento e também melhorar as condições de vida dos paranaenses ao longo do tempo”, diz o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto.

O material reúne dicas para quem está em busca de uma alimentação saudável e uma melhor qualidade de vida. “Comer bem e fazer atividades físicas regularmente, é essencial para a saúde e o bem-estar. São pequenas ações que fazem a diferença para uma vida longa e sadia”, fala a nutricionista, Adriane Leandro.

ORIENTAÇÕES – A primeira orientação é consumir alimentos frescos e em grande variedade, principalmente vegetais. “Variedade não significa comer muito. Significa comer alimentos de todos os tipos, como grãos, raízes, legumes, frutas e outros”, diz Adriane.

A nutricionista também recomenda que as refeições sejam preparadas próximo ao momento do consumo para que os alimentos não percam suas propriedades nutricionais. Ela também fala sobre o tempo dedicado à alimentação. “Deve-se comer com calma. O momento deve ser planejado, isso vai ampliar a sensação de saciedade”, complementa.

É necessário evitar o consumo de alimentos processados ou ultraprocessados. Eles possuem grandes quantidades de conservantes, estabilizantes e corantes. “Alimentos como empanados ou sucos em pó, favorecem o desenvolvimento de doenças como a hipertensão e diabetes. Sem contar que têm pouca ou quase nenhuma qualidade nutricional”, esclarece Adriane.

Outra dica importante é diminuir o consumo de óleos, sal e açúcar no preparo das alimentações. “Isso não quer dizer para comer algo sem sabor. Mas abuse dos temperos frescos como manjericão, pimenta, salsinha e cebolinha. Além de tornarem a refeição mais atraente, eles contribuem com inúmeros benefícios para a saúde”, orienta a nutricionista.

AÇÃO – O Governo do Estado segue criando programas e incentivos para melhorias da saúde da população paranaense. Na última semana, foi lançada a Política Estadual de Promoção da Saúde, cujo um dos objetivos é a redução da obesidade em todas as faixas etárias.

Também foi dado início à segunda etapa do programa Paraná Saudável, que incentiva a boa alimentação e a prática de exercícios físicos entre crianças e adolescentes. “Trabalhando desde a base, fica mais fácil modificar os hábitos. Isso terá um reflexo positivo no futuro desses jovens e também futuro da saúde pública paranaense”, afirma Caputo Neto.

O informativo está disponível no site da Secretaria da Saúde pelo link: www.saude.pr.gov.br/arquivos/File/folder_alimentacao.pdf.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.