Matérias da SESA

15/05/2017

Hospital Universitário de Ponta Grossa homenageia enfermeiras pioneiras

As profissionais pioneiras da Enfermagem na cidade de Ponta Grossa receberam homenagens, nesta segunda-feira (15), no Auditório do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG), em comemoração ao Dia Mundial do Enfermeiro, celebrado no último dia 12.

O reconhecimento à contribuição para a evolução da Enfermagem em Ponta Grossa se estendeu as enfermeiras Silvana Maggi, Virte Lazari Mello, Sandra Maria Bastos Pires e Irmã Roberta Balhuk. Também foram homenageados enfermeiros dos Hospitais dos Campos Gerais e trabalhadores que já atuaram e ainda atuam no HU-UPEG. Cada homenageado ganhou um broche em alusão a comemoração. O HU-UEPG conta hoje com 102 Enfermeiros.Hospital Universitário de Ponta Grossa homenageia enfermeira pioneiras

As quatro profissionais homenageadas, que têm o nome marcado na história do município e região passam a fazer parte, como membros honorários, do Corpo Clínico do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG).

“Hoje, possuímos um curso de Enfermagem que mantém diálogo com diversas áreas da saúde, aprimorando a formação acadêmica. Essa área é fundamental para o bom funcionamento do Hospital Universitário, sempre atendendo os pacientes com carinho e dedicação”, afirmou o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Luciano Vargas.

O diretor do Hospital, professor Everson Augusto Krum, falou sobre o surgimento da profissão e sua respectiva evolução. “A história da enfermagem passa pelas irmãs de caridade, que atuavam nos Hospitais de forma muito semelhante ao que os profissionais realizam hoje. Aqui em Ponta Grossa, por exemplo, a Santa Casa foi um dos primeiros hospitais a receber as irmãs”.

PIONEIRISMO - A enfermeira, Silvana Maggi foi a primeira enfermeira contratada pelo município de Ponta Grossa. Ela disse estar honrada com a homenagem recebida. “É uma honra para toda a categoria. Essa homenagem não é apenas para nós, mas sim para todos que lutaram e ainda lutam pela profissão. Tudo que nós conquistamos é pela enfermagem”, disse.

PRESENÇAS - Participaram das homenagens os enfermeiros Ana Luiza Rodrigues e Lindomar Nivaldo de Aguiar, da Santa Casa; Regiane Holdtke, do Hospital Vicentino; Regiane Célia Fernandes, da Maternidade Santana; Cláudia Biancato, do Hospital Geral Unimed; o diretor administrativo do Hospital Bom Jesus, Giovani Augusto Panazzolo; Bernadete Carraro, do atendimento pré-hospitalar do SAMU; Elaine Pontarolo, do Hospital da Criança. Do HU-UEPG participaram Gisele Pariz, Sarah Mazer, Caroline Simionato Zander, Dogmar da Rocha, Joseane Quirrenbach e Roni Rodrigues.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.