Matérias da SESA

17/05/2017

Paraná comemora Semana da Enfermagem com eventos Regionais

Em homenagem à Semana da Enfermagem, os hospitais da Secretaria de Estado da Saúde realizaram eventos, palestras e oficinas para discutir assuntos relacionados à saúde pública e qualidade de vida.

Em Curitiba, a superintendência de Unidades Hospitalares Próprias da SESA reuniu na Escola de Saúde Pública do Paraná cerca de 70 profissionais em uma oficina de capacitação.

A 1ª Oficina de Sistematização da Assistência de Enfermagem dos Hospitais Próprios teve enfoque voltado para o raciocínio clínico e as práticas do profissional enfermeiro no ambiente de trabalho. A enfermeira da Superintendência de Unidades Hospitalares Próprias, Vivian Raksa, ressaltou a importância de participação e organização de oficinas voltadas aos profissionais de enfermagem.

“A oficina foi muito importante, principalmente nesse momento de aprimoramento e promoção da saúde, com o desenvolvimento de um módulo no prontuário eletrônico (GSUS) para registro das ações da enfermagem”, comenta Vivian. Paraná comemora Semana da Enfermagem com eventos Regionais

FRANCISCO BELTRÃO – Para homenagear os profissionais de enfermagem, o Hospital Regional do Sudoeste, de Francisco Beltrão, em parceria com o Coren-PR, realizou uma oficina sobre “Boas Práticas Obstetrícias”. Na abertura do evento, houve uma apresentação de balé clássico com o hino da enfermagem.

O encontro reuniu cerca de 60 profissionais de enfermagem dos 42 municípios que compõem as 7a e 8a Regionais de Saúde. “A equipe de enfermagem é muito importante em todos os setores. Desde a recepção, hotelaria e diretoria, existe a presença do profissional enfermeiro. Realizar ações que evidenciem o nosso trabalho é muito gratificante”, conta o diretor administrativo, Fábio Ebert.

A oficina mostrou novas técnicas que os profissionais podem utilizar durante o trabalho do parto humanizado. A diretora de enfermagem, Carmem Grings, participou da atividade e explica a importância da partilha de conhecimento.

“Nós somos uma maternidade de referência, é muito importante que a equipe entenda sua responsabilidade e a diferença que faz durante o trabalho de parto. Ficamos encantados com a oficina, porque além de explicar aspectos técnicos, ela mostrou como podemos passar confiança, conforto e segurança para as gestantes”, lembra Carmem.

LONDRINA – Em Londrina, a semana de comemorações acontece entre os dias 15 e 18 de maio, no Hospital Dr. Eulalino Ignácio de Andrade Zona Sul (HZS). A abertura do evento apresentou o lançamento da Campanha de Higienização das Mãos – 2017 e palestra sobre medidas de precauções e isolamento.

Na programação também constam atividades focadas na qualidade de vida, apresentação da Diretoria de Enfermagem do HZS e um show de talentos, com coral e apresentações artísticas, aberto ao público e todos os servidores.

“A Semana da Enfermagem é um evento para mostrar a importância dos profissionais da enfermagem no contexto hospitalar. As atrações são abertas ao público, para que toda comunidade possa participar e prestigiar esse momento”, disse a administradora hospitalar, Maria Claudia do Carmo Ortega.

XIX Semana de Enfermagem de Londrina promoverá valorização a vida

Entre 24 e 26 de maio acontece a XIX Semana de Enfermagem ‘Cuidando de quem valoriza a vida’, promovida pela Diretoria de Enfermagem do Hospital Universitário de Londrina em parceria com o Departamento de Enfermagem do CCS/UEL. A abertura oficial será dia 24 no Anfiteatro do HU, às 19h30.

O evento oferece mesas redondas durante os três dias, com temas relacionados à qualidade de vida, preparação para aposentadoria, distúrbios psíquicos menores e epidemia dos opióides. Também haverá debates sobre a minimização dos riscos ocupacionais e agravos à saúde dos profissionais de enfermagem.

As inscrições custam R$ 30,00 e devem ser feitas até dia 22 pelo site www.hutec.com.br.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.