Matérias da SESA

19/05/2017

Campanha de vacinação contra a gripe termina na sexta-feira (26)

Encerra na próxima sexta-feira (26) a campanha de vacinação contra a gripe no Paraná. A meta do estado é imunizar 90% do público alvo, que inclui crianças até 4 anos, gestantes, idosos, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), indígenas, trabalhadores da saúde, professores e portadores de doenças crônicas. Até agora, 74,42% deste público foi atingido, o que representa a aplicação de 2,2 milhões de doses.

“Precisamos conscientizar a população de que a vacinação é fundamental para combatermos a gripe. Os paranaenses que ainda não receberam a dose precisam ir à unidade de saúde mais próxima para garantir sua imunização”, enfatizou o secretário de estado da Saúde, Michele Caputo Neto.

Puérperas e idosos são os grupos que mais tiveram adesão à campanha, com 87,06% e 84,35% da população imunizada, respectivamente. Em contrapartida, os dois grupos que menos receberam as doses são as crianças (55,44%) e as gestantes (59,20%). Vacina_Gripe

“Os grupos priorizados apresentam maior vulnerabilidade com relação à sua saúde e, por isso, precisam se proteger contra a gripe. Devemos dar atenção a todos os grupos, em especial às crianças e gestantes que ainda não atingiram a cobertura ideal de imunização”, salientou o coordenador estadual de Imunização, João Luís Crivellaro.

A campanha de vacinação acontece em todos os 399 municípios do estado. A vacina é efetiva contra os três tipos de vírus da gripe mais circulantes: influenza A (H3), influenza A (H1N1) e influenza B. A única contra-indicação é para pessoas que possuem histórico de reações alérgicas ao ovo de galinha e derivados.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.