Matérias da SESA

19/05/2017

Doação de leite materno é essencial para salvar bebês prematuros

Doação de leite materno é essencial para salvar bebês prematurosNo Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado em 19 de maio, a Secretaria estadual da Saúde incentiva o ato. A doação de leite materno salva a vida de milhares de crianças prematuras. Atualmente, o Brasil conta com 221 bancos de leite humano e 199 postos de coleta, vinculados aos bancos. No Paraná, são 10 bancos em nove cidades do Estado e 14 postos.

Para viabilizar a doação, a Secretaria de Saúde dá apoio à criação de Salas de Apoio à Mulher Trabalhadora que Amamenta para que as mães tenham um local adequado para fazer a coleta do leite. Juliana Cequinel retornou da licença-maternidade há seis meses e está utilizando o espaço e doando o leite extra.

Lotada na Superintendência de Vigilância em Saúde, a bióloga utiliza a Sala de Apoio para extração do leite materno diariamente. Já doou 6,9 litros de leite humano num total de 19 frascos desde janeiro de 2017 ao Banco de Leite do Hospital Evangélico de Curitiba.

“Se há leite excedente, é muito importante que seja feita essa doação para ajudar outros bebês que estão precisando desse alimento. E ter um espaço apropriado para que eu possa fazer a coleta sem interferências e com higienização adequada é um grande incentivo”, diz Juliana.

De acordo com a legislação que regulamenta o funcionamento dos bancos de leite no Brasil (RDC nº 171) para se tornar doadora, a mulher deve ter excesso de leite, ser saudável, não usar medicamentos que impeçam a doação, e se dispor a ordenhar o leite que sobra.

FRASCOS – Além de coletar e armazenar o leite materno para distribuição aos recém-nascidos, esses bancos desenvolvem atividades ligadas à promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Também é possível contribuir com esse trabalho doando frascos vazios para o armazenamento do leite. Os frascos devem ser de vidro com tampa de plástico.

Confira os endereços para doação do leite ou dos frascos no Paraná: bancos de leite e postos de coleta.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.