Matérias da SESA

09/11/2017

Comitiva do ES conhece experiência do Paraná em consórcio de medicamentos

Comitiva ES no PRUma comitiva do Estado do Espírito Santo esteve nesta quinta-feira (9) em Curitiba para conhecer a experiência do Paraná em aquisição centralizada de medicamentos através do Consórcio Paraná Saúde. O objetivo do encontro foi conhecer a estrutura operacional envolvida na aquisição e distribuição de medicamentos da assistência farmacêutica básica aos municípios paranaenses.

“Há 18 anos o Paraná inovou ao criar um consórcio para gerenciar a área de medicamentos que, atualmente, atende a 397 municípios. Essa experiência tem sido modelo para diversos estados e é motivo de orgulho para todos os envolvidos”, disse a diretora do departamento de assistência farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde, Deise Pontarolli.

Os recursos para a aquisição centralizada de medicamentos são provenientes do Estado, dos municípios consorciados e da fonte federal. A logística de distribuição é feita através das 22 Regionais de Saúde.

O secretário de Saúde de Viana, município da grande Espírito Santo, Luiz Carlos Reblin, disse que ficou impressionado com os resultados alcançados no Paraná.

“As questões que mais chamaram atenção dizem respeito a uma redução média de trinta por cento no custo de aquisição dos medicamentos e principalmente a garantia da entrega dos mesmos em tempo hábil para as necessidades dos usuários. Agradecemos a atenção que nos foi dispensada pelos profissionais envolvidos em todo processo”, destacou Reblin.

Consórcio Paraná Saúde e comitiva ESO secretário executivo do Consórcio Paraná Saúde, Carlos Setti, já havia viajado ao Espírito Santo para apresentar as características da iniciativa paranaense. Nesta tarde, Setti pôde detalhar qual a estrutura operacional envolvida no processo do consórcio.

A visita da comitiva capixaba foi articulada pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-Pr). O grupo de 10 pessoas, composto por dois secretários municipais da saúde, cinco prefeitos, duas farmacêuticas do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do ES e pela coordenadora da Assistência Farmacêutica daquele estado, foram recepcionados na 2ª Regional de Saúde, Metropolitana de Curitiba, pelo diretor, Guilherme Graziani, e na parte da tarde visitaram a sede do consórcio.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.