Matérias da SESA

14/11/2017

Evento capacita profissionais sobre equidade em saúde

capacitação 2ª RSA Secretaria de Estado da Saúde realizou, na segunda-feira (13), a oficina ‘Equidade em Saúde’. O evento ocorreu em Curitiba e contou com a presença de 80 técnicos da atenção primária, dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família e dos Centros de Atenção Psicossocial dos 29 municípios que compõem a 2ª Regional de Saúde Metropolitana. 

O objetivo da oficina foi capacitar os profissionais para gerar o melhor entendimento das políticas públicas de promoção a equidade em saúde vigentes, ampliando o acesso ao SUS às populações vulneráveis.

O Ministério da Saúde classifica como vulnerável a população negra, quilombola, povos da floresta indígenas, LGBTs, pessoas privadas de liberdade, população em situação de rua, migrantes, refugiados, apatriados, acampados e assentados.

“A saúde é e deve ser igual para todos. Iniciativas como deste evento são importantíssimas para que possamos mostrar aos servidores da saúde de todo o estado o que temos a oferecer a estas populações”, destacou o diretor da 2ª Regional de Saúde, Guilherme Graziani.

Entre os temas abordados no evento estavam palestras para discutir o contexto histórico e a luta pela inclusão das populações em situação de vulnerabilidade e desigualdade social, a dificuldade de executar ações de saúde nestas populações, além de oficinas para que os profissionais pudessem entender a realidade de cada uma das populações vulneráveis, melhorando a qualidade de atendimento a elas.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.