Matérias da SESA

17/11/2017

Corbélia e Cascavel ganham novas unidades de saúde

Moradores de Corbélia e Cascavel, no Oeste do Estado, passam a contar com novos serviços de saúde a partir desta sexta-feira (17). São duas modernas unidades da saúde da família que contaram com investimentos do Governo do Estado, em parceria com as prefeituras e a União. Ambas as estruturas serão referência de atendimento básico de saúde em suas áreas de abrangência, ofertando assistência de qualidade nos bairros, de forma mais próxima das pessoas.

Para o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, a inauguração dessas duas obras representam um marco para a rede de saúde de ambos os municípios. “Investindo na base do sistema, melhoramos significativamente os indicadores de saúde da população. Isso acontece porque é na unidade básica que se oferece os serviços de prevenção e controle de doenças”, relatou.

Em Corbélia, a unidade de saúde fica no Residencial Berthé e atenderá mais seis bairros da cidade, que concentram cerca de 3,6 mil pessoas. Além de apoiar com recursos para a obra, no valor de R$ 600 mil, o Estado também repassou R$ 115 mil para compra de mobiliário e equipamentos.

“É assim que o governo Beto Richa trabalha, fortalecendo a retaguarda dos municípios. Não basta apenas erguer paredes e construir prédios. É preciso equipar e também garantir a capacitação dos profissionais de saúde, pois são eles que fazem a diferença no dia-a-dia”, ressalta Caputo Neto.

Batizada com o nome da enfermeira Nathalia Kluska Buchinger, a nova unidade homenageia uma profissional exemplar que se destacou na luta pela saúde pública de Corbélia. O prédio, construído seguindo a planta padrão da Secretaria de Estado da Saúde, conta com consultórios médicos, de enfermagem e odontológicos, sala de curativos, sala de inalação, copa, recepção, sala de reuniões, sala de agentes comunitários e diversos outros setores.

De acordo com o prefeito de Corbélia, Giovani Miguel Wolf Hnatuw, o novo espaço traz mais conforto ao atendimento dos cidadãos. “Esta região era coberta por uma unidade que funcionava em um prédio alugado. Com a conclusão da obra e a transferência dos serviços para cá, todos saíram ganhando. Tanto profissionais de saúde quanto os moradores estão muito satisfeitos com a nova estrutura”, comemorou.

Em seu discurso, Giovani fez questão de agradecer ao governador Beto Richa pela gestão municipalista que vem adotando. “Estamos no caminho certo. Em parceria com o Estado, temos investido no cuidado com a saúde, que é diferente de apenas tratar da doença. Todos sabem, mas não custa repetir que a prevenção é sempre a melhor alternativa”, afirmou.

CASCAVEL – Já em Cascavel, a nova unidade fica no bairro Pioneiros Catarinenses e abrangerá a região sul da cidade, onde hoje vivem cerca de 7,8 mil habitantes. O serviço terá o diferencial de atender em horário estendido, das 7h às 19h. De acordo com o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, a ideia é facilitar a vida de quem trabalha durante o dia e não tem tempo para buscar a unidade de saúde em horário comercial.

Segundo Paranhos, medidas como esta melhoram o alcance do atendimento básico, tornando as unidades de saúde mais resolutivas. “Temos um plano para a saúde que ultrapassa 2020. Trata-se de um conjunto de ações para fortalecer cada vez mais a base do sistema, não esquecendo também da rede hospitalar, que também precisa ser ampliada. Para isso, contamos com o apoio do Governo do Estado e do governo federal”, explicou.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.