Matérias da SESA

01/12/2017

Municípios da 22ª Regional de Saúde são capacitados sobre animais peçonhentos

Capacitação PeçonhentosA 22ª Regional de Saúde (RS) – Ivaiporã realizou a capacitação em Vigilância de Acidentes por Animais Peçonhentos. O objetivo é preparar os Agentes Comunitários de Endemias para trabalhar com as reclamações e investigações relacionadas à presença e os acidentes com animais peçonhentos em seus municípios.

O curso foi ministrada pelo biólogo da Divisão de Vigilância de Zoonoses e Intoxicação da Secretaria de Estado da Saúde, Emanuel Marques, com a colaboração de técnicos do CIEVS para o trabalho de campo. Participaram também profissionais do Corpo de Bombeiros de Ivaiporã, do Centro de Informações Toxicológicas da Universidade Estadual de Londrina e dos parceiros da 22ª RS nas ações de Vigilância de Acidentes com Animais Peçonhentos.

O conteúdo também abrangeu educação em saúde para a população sobre a prevenção de acidentes e sobre as ações de controle dos animais em suas residências, como organização e limpeza dos quintais. Outro ponto importante foi dar visibilidade para a importância da saúde de encaminhar os animais que causaram acidente para identificação ao Laboratório de Taxonomia de Animais Peçonhentos. Essa identificação será a comprovação da ocorrência do animal na região para que seja garantido o estoque estratégico de soro antipeçonhento na região.

As próximas etapas serão a capacitação em Manejo Clínico dos Acidentes com Animais Peçonhentos para os profissionais que atendem os pacientes e a capacitação para Manejo de Serpentes para o ano de 2018.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.