Matérias da SESA

04/12/2017

Saúde ofereceu 1º Seminário sobre pré-natal do parceiro

Saúde ofereceu 1º Seminário sobre pré-natal do parceiroA Secretaria de Estado da Saúde realizou o I Seminário Macro Oeste com o tema ‘Saúde do Homem – o pré-natal do parceiro’, na 20a Regional de Saúde (RS) - Toledo. Participaram cerca de 420 profissionais da saúde de todas as RS que compõem a região oeste do Paraná. O evento aconteceu durante a tarde da última quinta-feira (30).

No decorrer do seminário foram apresentados os princípios e diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) e da Política Estadual de Atenção Integral à Saúde do Homem (PEAISH), que estabelece o acompanhamento, capacitação e qualificação dos profissionais de saúde para atendimento do homem. Também foi realizado um debate para troca de informações e experiências dos médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos e agentes comunitários de saúde participantes.

A diretora da 20a RS, Denise Toledo, comenta que houve grande participação e interesse dos profissionais. “Foi um momento enriquecedor para todos, que provocou reflexões sobre as relações humanas, onde o homem deve ser incluído no desenvolvimento das relações familiares. O seminário mostrou a importância da figura paterna no pré-natal e na saúde da mãe e do bebê”, fala Denise.

AÇÕES – Desde 2012 o incentivo ao cuidado da saúde do homem foi instituído no Paraná pela Lei nº 17.099. Todo mês de agosto, o Governo do Estado realiza campanhas para promoção e zelo da saúde do público masculino. O Agosto Azul de 2017 estimulou a paternidade responsável, com o tema ‘Pai, seja presente!’.

A campanha lembrou aos homens sobre as mudanças que a paternidade traz, sugeriu atitudes para a rotina de um pai responsável, como orientações de incentivo ao aleitamento materno, participação no pré-natal, nas tarefas domésticas e no desenvolvimento da criança.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.