Matérias da SESA

05/12/2017

Hospital Oswaldo Cruz homenageia servidora com inauguração de auditório

Hospital Oswaldo Cruz homenageia servidora com inauguração de auditórioA Secretaria de Estado da Saúde inaugurou o miniauditório Maria Helena Pistelli na tarde desta terça-feira (5). O nome do local foi escolhido para homenagear a enfermeira que dedicou grande parte da sua vida à saúde pública paranaense e, em especial, ao Hospital Oswaldo Cruz (HOC).

“Homenagens como esta são sempre bem-vindas, pois é uma forma de reconhecer o esforço e o comprometimento dos nossos profissionais com o seu trabalho e com a saúde do nosso Paraná”, ressaltou o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.

O miniauditório, que fica na área externa do Hospital, vai servir como um espaço de reuniões, palestras e aprendizagem para os funcionários.

PLANEJAMENTO – A diretora do HOC, Cleide Aparecida de Oliveira, explica que a missão do hospital, além de cuidar e proteger os pacientes, é capacitar profissionais e a comunidade em um processo de educação continuada.

“Estamos sempre realizando reuniões, palestras e discussões. Nossos encontros eram feitos em salas improvisadas, com pouco espaço, precisávamos de um local apropriado. Percebemos que o hospital possuía três alas que funcionavam como depósito, e que uma delas poderia ser adaptada”, fala.

Assim começou o projeto de reforma do almoxarifado que fica na parte externa do HOC. Inês Almeida Cavalli, técnica de enfermagem, entrou com 18 anos na instituição. Hoje, com 56 anos, já presenciou muitas histórias, construções e modernizações no hospital.

“Antes de ser o almoxarifado, aqui era uma ala para pacientes que precisavam de tratamento contra pênfigo, o famoso ‘fogo selvagem’, uma doença que faz erupções na pele. Fiquei muito feliz porque abriram um lugar para nos reunirmos e estudarmos, uma verdadeira ala do saber”, fala Inês.

ADMIRAÇÃO – Maria Helena Pistelli foi servidora pública da Sesa durante toda sua vida profissional. Ela faleceu em 2012, aos 58 anos. Durante todos esses anos, o HOC sempre lhe trouxe boas lembranças. Hospital Oswaldo Cruz homenageia servidora com inauguração de auditório

“Minha irmã dedicou a vida toda para a saúde pública, estava sempre comprometida em muitos projetos. Ela amava o Hospital e comemorava cada avanço com uma alegria infinita”, relembra Ângela Pistelli, irmã da homenageada.

Maria Helena foi diretora do hospital durante 1998 e 2002, realizando uma reforma geral, implantação do serviço de radiologia e modernização de aparelhos. Ela também trabalhou junto com Inês nos primeiros casos de Aids do HOC.

“O miniauditório é um presente. Assim, quisemos homenagear alguém que admiramos muito. Fizemos uma pesquisa com as equipes do hospital sobre sugestões de nomes de pessoas que tenham feito a diferença aqui no Hospital. Não foi surpresa a Maria ter sido citada por todos”, comenta a diretora.

Ângela Pistelli participou da cerimônia de inauguração do miniauditório e ficou emocionada com o gesto de carinho da equipe do hospital. “Toda nossa família se sente feliz e prestigiada. Uma homenagem dessas, escolhida pelos funcionários, tem um valor inestimável, porque foram os colegas que falaram que ela fez a diferença”, confessa Ângela.

A inauguração do miniauditório foi a primeira de outras homenagens e eventos que acontecerão durante o início de 2018 para celebração dos 90 anos do Hospital Oswaldo Cruz, fundado no dia 28 de janeiro de 1928.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.