Matérias da SESA

05/02/2018

Veranistas podem aproveitar atividades da Saúde no Carnaval

Veranistas podem aproveitar atividades da Saúde no feriado de CarnavalDurante o feriado de Carnaval, as tendas da Saúde na Operação Verão Paraná prosseguem com ações de conscientização, exames de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites Virais B e C. Os espaços funcionarão de quinta a quarta-feira (8 a 13) das 8h30 até as 17h. De noite, os profissionais vão se unir aos blocos festivos para distribuir preservativos e materiais informativos sobre prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

O coordenador do Programa Estadual de Controle das DST, Aids e Hepatites Virais, Francisco dos Santos, explica que o objetivo das barracas da Saúde é o cuidado com a população. “Conscientizando, distribuindo informações e realizando diagnóstico precoce é possível criar um plano estratégico de prevenção das doenças e infecções transmissíveis, além de oferecer estrutura e apoio na promoção da saúde dos paranaenses e turistas”, completa.

As tendas estão localizadas nas praias de Guaratuba, Caiobá (Matinhos) e Ipanema (Pontal do Paraná). Em janeiro, já foram atendidas cerca de 60 mil pessoas, realizados 5.771 testes rápidos e 1.200 pesquisas de satisfação da Ouvidoria. As barracas oferecem testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C; aferição de pressão arterial; testagem de glicemia; participação de pesquisas de satisfação da Ouvidoria Geral da Saúde e orientações gerais sobre saúde. A mesma ação também acontece nas prainhas artificiais da região Oeste, como Foz do Iguaçu e Porto Rico.

CAMISINHAS – Em parceria com as secretarias municipais de saúde, as equipes estarão presente nos principais blocos de carnaval do litoral paranaense. Os profissionais farão a distribuição de preservativos e de materiais educativos com o intuito de conscientizar os foliões sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Francisco explica que o apelo sexual das festas aliado ao consumo de bebidas alcoólicas, podem deixar as pessoas vulneráveis às formas mais comuns de transmissão, como o sexo sem preservativo. “Todos os anos aproveitamos o momento de diversão para também abordar um assunto importante, que é a prevenção dessas doenças por meio do uso de preservativos. Falamos sobre o tema e distribuímos camisinhas para que todos estejam preparados e sem desculpas para não se cuidar”, enfatiza Francisco.

As ações vão acontecer durante todo o feriado de Carnaval nos blocos das praias de Matinhos, Caiobá, Guaratuba, e na cidade de Antonina. A intenção é distribuir mais de 500 mil preservativos.

SERVIÇO:
Tenda Guaratuba

Data: de quinta a terça-feira (8 a 13 de fevereiro)
Horário: das 8h30 às 17h
Local: Guaratuba, na praça da praia central

Tenda Caiobá (Matinhos)
Data: de quinta a terça-feira (8 a 13 de fevereiro)
Horário: das 8h30 às 17h
Local: Matinhos, no calçadão de Caiobá (Av. Atlântica, 1000)

Tenda Ipanema (Pontal do Paraná)

Data: de quinta a terça-feira (8 a 13 de fevereiro)
Horário: das 8h30 às 17h
Locais: Pontal do Paraná, na praça central da praia de Ipanema (em frente à igreja)

Tenda de Foz do Iguaçu

Data: domingo e terça-feira (11 e 13 de fevereiro)
Horários: das 15h às 20h
Local: Carnaval da Saudade, na rua Marechal Deodoro

Tenda Barranca do Rio (Porto Rico)

Data: de sextas a terça-feira (9 a 13 de fevereiro)
Horário: 9h às 18h
Local: Terminal Turístico da praia Barranca do Rio, Porto Rico
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.