Matérias da SESA

13/04/2018

Secretaria capacita profissionais da Rede de Saúde Bucal

Capacitação sobre Saúde bucalA Secretaria de Estado da Saúde promoveu nesta sexta-feira (13), capacitação sobre Tratamento Restaurador Atraumático (ART) para profissionais da Rede de Saúde Bucal Paraná. O evento aconteceu em Curitiba, na sede da Secretaria, e foi transmitido via videoconferência para 21 Regionais de Saúde do Estado, totalizando mais de 200 técnicos, coordenadores, enfermeiros, auxiliares e profissionais da odontologia.

A qualificação foi elaborada a partir do projeto-piloto de Tratamento Restaurador Atraumático, iniciado em 2017 na 21a Regional de Saúde - Telêmaco Borba. O programa tem como objetivo diminuir os índices de extração dentária, também conhecida como exodontia, e implementar a Linha Guia da Saúde Bucal.

A coordenadora estadual da Rede de Saúde Bucal, Érika Feller, comenta que não é apenas um projeto de capacitação, mas de Tutoria da Saúde Bucal. “Queremos expandir as práticas de prevenção, promoção e estratificação de risco. Para isso, é importante a confluência e harmonia do trabalho intersetorial”, diz.

Feller também reforça o processo contínuo de desenvolvimento do projeto com a Regional de Telêmaco Borba. “Todos os meses íamos até a Regional de Saúde de Telêmaco para conversar com os profissionais, estávamos sempre em contato e atualizando as ações”, fala a coordenadora. xx

O programa piloto teve adesão inicial de 20 equipes de Saúde Bucal. Atualmente, conta com a participação de mais de 500 equipes das Unidades de Saúde. “Foi perceptível a diminuição dos índices de exodontia e na qualidade do atendimento e da recuperação dos pacientes”, relata a técnica da Rede de Saúde Bucal do Estado, Gabriela Afonso.

APRENDIZADO – Para o coordenador de Saúde Bucal do município de Quitandinha, na 2a Regional de Saúde – Metropolitana, Luiz Henrique Lemos, a implementação do projeto-piloto contribuiu para diminuir os casos de cárie e problemas dentários na cidade.

“É a segunda capacitação que participo, e estou adorando. Hoje vim acompanhado da minha equipe, e estamos satisfeitos com todos os processos e orientações que estamos recebendo”, relata o cirugião-dentista.

sdsA oficina foi dividida em dois momentos. Durante a manhã foi apresentada informações e conceitos teóricos e de tarde, foi realizada oficina prática. A coordenadora de Saúde Bucal da 10a Regional de Saúde - Cascavel, Geisan Sbairani, elogia a iniciativa da Secretaria. “Foi a melhor videoconferência que participei. Foi muito produtivo, excedeu às expectativas e sanou todas as dúvidas que muitos profissionais da minha equipe tinham. É a largada primordial para um projeto desse porte”, relata Geisan.

“Queríamos lembrar aos dentistas que mais do que restaurar dentes, eles são profissionais da Saúde, que eles precisam ver o paciente além das ocorrências dentárias e permitir mudar os paradigmas da odontologia e contribui para uma melhora completa na sustentação e promoção da Saúde no Paraná”, finaliza Érika Feller.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.