Matérias da SESA

08/06/2018

Hospital Adauto Botelho completa 64 anos

aniversário do hospital adauto botelhoOs pacientes e funcionários do Hospital Adauto Botelho, localizado no município de Pinhais, comemoraram nesta quarta (6) o aniversário de 64 anos de fundação da instituição. Uma exposição de fotos foi realizada no local para destacar a missão, visão e valores do hospital. O Adauto Botelho, como é conhecido, integra a Rede de Unidades Próprias do Estado e atende pacientes com transtornos mentais e dependências químicas.

O secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Nardi, lembra que o Adauto Botelho é um dos primeiros hospitais psiquiátricos construídos no Paraná, possuindo papel de destaque dentro da rede de saúde pública do Estado. “A construção de uma rede de assistência segura, eficaz e humanizada às pessoas com transtornos mentais é um processo contínuo, que envolve Estado, hospitais, profissionais de atendimento e família. Nesse sentido, a existência de um hospital como o Adauto Botelho é fundamental”, falou o secretário.

O Adauto Botelho realiza em média 500 internamentos por ano. Durante a permanência no hospital, os pacientes são tratados por uma equipe multidisciplinar e passam por psicoterapias, fisioterapia, terapia ocupacional, serviço social e consultas clínicas.

Como explica o diretor do Adauto Botelho, Osvaldo Tchaikovski Junior, atualmente os pacientes que apresentam transtornos mentais no âmbito do SUS recebem atendimento na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). A internação psiquiátrica constitui um recurso aplicado quando necessário nos momentos de crise, quando outras formas de abordagem já foram esgotadas. “A proposta é reduzir o tempo de internação do usuário no hospital, envolvendo familiares e articulando o tratamento com outros serviços da rede pública de saúde”, diz.

Ele lembra que as diretrizes de tratamento dos pacientes psiquiátricos evoluíram muito nas últimas décadas. “Podemos dizer que da época em que o Adauto Botelho foi criado, só ficou o prédio histórico, recentemente reformado, e as belas paisagens da região de Pinhais”, diz Tchaikovski Junior.

HISTÓRIA – A trajetória do Hospital Adauto Botelho se confunde com a própria história do atendimento psiquiátrico no Paraná. Em 1941 aconteceu a implantação do Serviço Nacional de Doenças Mentais, responsável pelo lançamento, em 1946, do Plano Hospitalar Psiquiátrico, considerado um dos eventos centrais da história da assistência psiquiátrica no país.

Entre as propostas do plano, estava a construção de unidades de saúde psiquiátrica do modelo hospital-colônia, considerada a mais adequada na época para o atendimento desses pacientes. No Paraná, um convênio firmado com a União possibilitou o início das obras do hospital, projetado para ter mais de 2 mil metros de área construída e receber 350 internos. O hospital foi inaugurado em 1954.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.