Matérias da SESA

02/07/2018

Hospital da Unioeste faz três captações de órgãos em uma semana

O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), da Unioste, fez em uma semana três captações de órgãos, de pacientes internados na instituição, para doação.

De acordo com o diretor clínico do hospital, Sérgio Luiz Bader, o trabalho desenvolvido pela Comissão Intra Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes é muito importante para conscientizar a população e orientar os familiares, que em um momento de dor autorizam a doação.

unioeste“O trabalho é multiprofissional e muito bem desenvolvido pela comissão. Ficamos felizes pois a conscientização é importante e a cada dia mais a população tem compreendido que a doação vai salvar muitas vidas, disse Bader.

As últimas doações foram de dois pacientes que tiveram diagnóstico de Acidente Vascular Encefálico (AVC). Uma mulher de 76 anos teve um rim captado. Poucos dias depois aconteceu a segunda captação, também de rins, de um paciente do sexo masculino com 70 anos.

A terceira captação foi de um paciente com diagnóstico de Insuficiência Respiratória Aguda, após parada cardiorrespiratória. Foi realizada a captação das córneas para doação.

A enfermeira Elaine Padilha, coordenadora da comissão, explica como o processo acontece. “As famílias dos pacientes nos quais foi diagnosticada morte encefálica foram acompanhadas desde antes do diagnóstico, sendo esclarecidas sobre o andamento de todos os exames realizados e ao final foi oferecida a possibilidade de salvar vidas por meio da doação de órgãos”, destacou. “O aceite foi imediato e, então, os órgãos foram captados, enviados para Curitiba e destinados aos receptores compatíveis”, disse.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.