Matérias da SESA

04/07/1970

Instituída Semana de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer Infantil

governo informaFoi sancionada nesta semana a Lei nº 19.540, que formaliza a realização da Semana de Conscientização, Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer Infantil, a ser comemorada, anualmente, na semana do dia 23 de novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil.

A data tem como objetivo promover a conscientização sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento adequado da doença, detectar possíveis casos de câncer infantil e encaminhá-los para acompanhamento médico especializado, além de estimular atividades culturais, como palestras, debates e seminários sobre o assunto.


No Paraná, a vigilância do câncer é realizada por meio da implantação, acompanhamento e aprimoramento dos Registros de Câncer que são centros de coleta, processamento, análise e divulgação de dados sobre a doença, de forma padronizada, sistemática e contínua. Os registros possibilitam conhecer os novos casos e realizar estimativas de incidência da doença, dados fundamentais para o planejamento das ações locais de controle do câncer de acordo com cada região.

DIAGNÓSTICO PRECOCE – Alguns sintomas do câncer infantil não são aparentes, o que demanda atenção dos familiares a qualquer sinal diferente que a criança possa apresentar. O diagnóstico precoce do câncer é determinante para o sucesso do tratamento e a cura da doença.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.