Matérias da SESA

27/07/1970

Prorrogadas inscrições para aula inaugural do Programa de Atenção ao Autismo

programa de atenção ao autismoOs profissionais de saúde do SUS que querem se inscrever para participar da aula inaugural do Programa de Atenção ao Autismo agora têm até o dia 31 de julho para fazerem suas inscrições. A aula será ministrada pelo Dr. Michael Kelly do The Scott Center for Autism Treatment / Florida Institute of Technology. O evento será realizado no auditório da Escola de Saúde Pública do Paraná no dia 1º de agosto, a partir das 9 horas, com transmissão para as 22 Regionais de Saúde.

De acordo com o superintendente de Atenção à Saúde, Juliano Gevaerd, a aula inaugural integra a qualificação em análise do comportamento aplicada (ABA) voltada ao transtorno do espectro do autismo, sendo o primeiro encontro que integra o rol de capacitações que serão oferecidas através do Programa de Atenção ao Autismo, lançado no Paraná em junho.

“Tanto a aula inaugural quanto o curso em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) são voltados aos profissionais de saúde do SUS. Futuramente, o Programa de Atenção ao Autismo vai oferecer outra capacitação específica aos pais e cuidadores de crianças com autismo”, explica Juliano.

Para os profissionais de saúde do SUS que quiserem se inscrever na aula inaugural, há um formulário específico disponível online. No formulário, o profissional pode optar por acompanhar a aula via webcast, via videoconferência nos auditórios das Regionais de Saúde ou presencialmente no auditório da Escola de Saúde Pública do Paraná.

Implantada através de uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde e do The Scott Center for Autism Treatment / Florida Institute of Technology, o Programa de Atenção ao Autismo tem como objetivo capacitar profissionais de saúde, pais e cuidadores garantindo atendimento qualificado na Rede Pública de Saúde.

Além das ações de capacitação, o Programa está realizando o cadastro das pessoas com transtorno do espectro do autismo para identificar e conhecer melhor a realidade dos diagnosticados. O cadastro pode ser acessado aqui e  as informações serão usadas para nortear a elaboração de políticas públicas na área.

Programação da aula inaugural do Programa de Atenção ao Autismo

9h às 9h30: Abertura
9h30 às 10h: Política da Pessoa com Deficiência e Programa de Atenção ao Autismo
10h às 12h: Aula com o Dr. Michael Kelly do The Scott Center for Autism Treatment / Florida Institute of Technology.
12h às 14h: Intervalo
14h às 15h30: Interação com participantes
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.