Matérias da SESA

06/08/2018

Saúde certifica unidades de Atenção Primária da região de Cascavel

entrega selos cascavelUnidades de Saúde de Cascavel e de outros sete municípios pertencentes à 10ª Regional de Saúde receberam na última semana os selos bronze e prata de qualidade na Atenção Primária à Saúde. Os selos foram entregues pelo secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Figueiredo Nardi, no sábado (4). No total foram entregues 22 selos bronze e 10 selos prata.

Os selos integram o programa de Tutoria na Atenção Primária à Saúde, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde, que busca apoiar os municípios no fortalecimento e qualificação dos serviços de saúde. Para receber a certificação, as unidades devem cumprir uma série de ações que comprovem o compromisso de investir na melhoria da qualidade das atividades desenvolvidas. O programa já tem adesão de 357 municípios paranaenses e 1.067 unidades de saúde em processo de tutoria.

Como explica o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Figueiredo Nardi, os selos são entregues às unidades que alcançam as metas de qualidade e excelência pré-determinadas. Há quatro categorias distintas: bronze, prata, ouro e diamante.

“O processo para obtenção dos selos promove mudanças significativas dentro das unidades de saúde que impactam diretamente na qualidade do atendimento à população. A Atenção Primária é a base do sistema público de saúde, por isso sua qualificação tem importância vital”, disse o secretário Nardi.

EXPERIÊNCIA – Um dos municípios com unidades de saúde certificadas é Vera Cruz do Oeste. O município com 9 mil habitantes conta com três unidades de saúde, todas certificadas com o selo prata.

De acordo com a secretária de Saúde do município, Ivete Gonzatto Tomasin, para conquistar a certificação, as unidades de saúde mudaram a forma de trabalhar, organizando o espaço físico, os fluxos de trabalho e a forma de atendimento. “Agora acompanhamos nossos pacientes mais de perto. Conhecemos as necessidades de cada um deles e podemos atendê-las melhor e de forma mais humanizada”, destaca Ivete.

Ela ressalta que o processo trouxe benefícios inclusive para as equipes que atuam nas unidades de saúde. Com o melhor redimensionamento dos fluxos de atendimento, foi possível aumentar a resolutividade dos atendimento e evitar a sobrecarga dos profissionais.

Outra mudança implementada foi envolver os usuários das unidades no processo de qualificação, mostrando a necessidade das ações implementadas. “Aos poucos estamos mostrando como o fluxo de atendimento funciona, explicamos para quem está na unidade por que alguns casos são prioritários e a receptividade tem sido positiva”, conta Ivete.

TUTORIA – Através do programa de tutoria, as unidades de saúde dos municípios recebem apoio dos técnicos das regionais de saúde para implementar modelos de atendimento que priorizem o cuidado integral aos usuários do sistema público de saúde.

Cada unidade é convidada e capacitada para fazer a autoavaliação dos seus serviços e identificar pontos de melhoria. Essa avaliação serve como base para a elaboração de um plano de ação para a correção das deficiências identificadas.

Ao final do processo, há uma avaliação externa que confere se as unidades conseguiram atingir o grau de qualidade esperado. Se as metas foram alcançadas, a unidade recebe o selo.

Cada um dos níveis de certificação envolve a avaliação de diversos itens, entre eles elementos da estrutura física da unidade, identificação de espaços, processos de trabalho e atendimento à população.

“Os selos certificam que as unidades de saúde dos municípios estão comprometidas com a qualificação permanente e com o atendimento integral à saúde da população. É uma forma de reconhecermos o esforço e a dedicação de nossas equipes em prol do bom atendimento em saúde”, finaliza Nardi.

Relação das unidades de saúde certificadas na 10ª Regional de Saúde

SELO BRONZE

Cascavel
USF Pioneiros Catarinense
USF Espigão Azul
USF Cataratas
USF Lago Azul
USF Maria Luiza
USF Periollo
USF Rio do Salto
USF Jardim Ipanema
USF São Francisco de Assis
USF Navegantes

Céu Azul
USF Bairro Boa Vista
USF Bairro São Cristóvão
USF Bairro União
Centro de Saúde de Céu Azul
UBS Saúde da Família Central Bairro Iguaçu

Corbélia
Centro de Saúde Padre Bernardo Lube
UBS Avelino Beltramin
UBS Nathalia Kluska Buchinger
UBS Dr José Gioppo
UBS Osvaldo Lino

Lindoeste
Unidade de Atenção Primária Saúde da Família de Lindoeste

Santa Tereza do Oeste
Posto de Saúde Lazaro Mathias da Silva

SELO PRATA

Anahy
Unidade de Atenção Primária de Saúde da família de Anahy

Cascavel
USF Juvinópolis
USF São Salvador
USF São João
USF Santo Onofre
USF Cidade Verde

Iguatu
Unidade Básica de Saúde de Iguatu

Vera Cruz do Oeste
Centro de Saúde de Vera Cruz do Oeste
UBS Jardim América
UBS Jardim Bandeirantes
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.