Matérias da SESA

10/10/2018

Curso de formação de socorristas capacita 128 profissionais

curso urgência A Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Corpo de Bombeiros, realiza o Curso de Formação de Socorristas do SIATE nas quatro sedes de macrorregiões do Paraná: Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel. Os cursos iniciaram 3 de setembro e têm duração de três meses, com aulas de segunda a sexta. São 420 horas de aulas teóricas e práticas, além de oficinas de simulação realística onde os alunos testam suas habilidades técnicas para atender as emergências, especialmente traumas, baseados em situações reais.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação em Urgência da Secretaria de Estado da Saúde, Beatriz Monteiro, foi um desafio assumir a responsabilidade de formação dos novos socorristas. “Contamos com apoio integral das coordenações médicas e de enfermagem dos SAMUs Regionais e Siates que trabalham de forma complementar e integrada com a coordenação bombeiro-militar. O resultado é uma formação de alto nível dos bombeiros socorristas, o que reverte em mais qualidade no atendimento ao cidadão” destacou Beatriz.

O corpo docente é composto por médicos e enfermeiros dos SIATEs, dos SAMUS regionais, da Secretaria de Estado da Saúde e bombeiros militares. Segundo o coordenador de enfermagem do núcleo de Curitiba, Anderson Ribeiro, o objetivo dessa formação é preparar o profissional com um alto nível de exigência para oferecer atendimento qualificado às vítimas de acidentes.

Para o soldado Jonathan Lima Barbosa, um dos monitores do curso, a seleção para o curso é bastante rígida, incluindo concurso interno, prova escrita e exames de saúde e físicos. “O nível de exigência das simulações é bem alto, pois saindo daqui eles vão ter um contato direto com a população e precisam estar preparados para isso”, declarou.

O Curso de Formação de Socorristas do SIATE Curitiba acontece desde 1989, com o objetivo de capacitar os bombeiros para o atendimento pré-hospitalar e tripular as ambulâncias do SIATE da RMC. A partir de 2018, a secretaria estadual da Saúde assumiu a responsabilidade de multiplicar a proposta de integração da área de saúde junto com Bombeiros para realização dos Cursos nas macrorregiões e expandir a qualificação do serviço em benefício da população.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.