Matérias da SESA

29/11/2018

Ouvidores da Saúde participam de capacitação com o Centro de Valorização da Vida

Ouvidores da Saúde participam de capacitação com o Centro de Valorização da VidaAconteceu nesta quarta-feira (28), no auditório da secretaria estadual da Saúde, uma roda de conversa entre servidores da Ouvidoria Geral da Saúde e membros do Centro de Valorização da Vida (CVV) com o objetivo de compartilhar experiências e auxiliar os ouvidores da Saúde a qualificar atendimento aos usuários.

Participaram os servidores da Ouvidoria Geral da Saúde, Ouvidoria da Regional de Saúde, de hospitais próprios e consórcios de saúde pertencentes à 2ª Regional Metropolitana. A capacitação também foi transmitida por videoconferência para todas as 22 Regionais de Saúde do Paraná. Durante o evento, os profissionais da saúde receberam dicas sobre escuta e abordagem, além de aprenderam métodos de atendimento focados em três atitudes básicas: ter empatia, ser congruente e acreditar que o ser humano possui potencial para o desenvolvimento, sem julgamentos.

O ouvidor geral da Saúde, Yohhan Garcia de Souza, explica que a parceria com o CVV busca mais uma forma de aumentar a divulgação da Ouvidoria do SUS, ou seja, caso os voluntários do CVV percebam que o cidadão encontrou alguma dificuldade em tratamentos do SUS, poderão orientá-los a procurar a Ouvidoria do SUS, em contrapartida a Ouvidoria do SUS poderá indicar ao cidadão os atendimentos do CVV, quando houver o interesse do mesmo.  “Foi muito construtivo ter este momento de troca de experiências entre profissionais tão diferentes, mas que trabalham com o mesmo objetivo, que é dar apoio ao cidadão”, fala Yohhan.

A Ouvidoria da Saúde é a ponte que liga a instituição pública e a população, como um Instrumento de gestão onde o usuário pode registrar gratuita e anonimamente denúncias, reclamações,  sugestões, solicitações de informações e elogios. A partir do início do ano, já foram registradas mais de 25 mil demandas. Desde 2013, a Ouvidoria recebeu  15 declarações sobre tentativas de suicídio. 

Atualmente o Estado do Paraná conta com 22 Ouvidorias Regionais, 18 Ouvidorias nos Hospitais Próprios, 25 nos Consórcios Intermunicipais de Saúde, 58 em Hospitais Contratualizados e 382 ouvidorias municipais. Você pode entrar em contato com a Ouvidoria Geral pelo telefone 0800 644 44 14 ou pelo site .

CVV – Em atuação desde 1962, o Centro de Valorização da Vida possui cerca de 70 funcionários somente em Curitiba e mais de 2.500 espalhados por todo o Brasil. Mais de 8 mil atendimentos são realizados por dia pelo número 188, além do telefone, o atendimento também pode ser feito via e-mail, ou pelo chat no site do Centro. 

Paralelo aos atendimentos acontecem também os programas de Prevenção ao Suicídio e o CVV Comunidade, onde os voluntários vão até escolas, empresas e locais que solicitam o seu atendimento para dar cursos e palestras aos agentes e funcionários. Além disso, o Centro também possui o Grupo de Apoio a Sobreviventes ao Suicídio (GASS) com encontros presenciais duas vezes ao mês com pessoas que conviveram com alguém que se suicidou, ou tinha essa vontade e desistiu.

A cada 45 minutos acontece um suicídio no Brasil, por isso o Centro funciona 24h por dia, atendendo todos os tipos de pessoas, das mais diversas idades. Para entrar em contato, basta discar 188 ou acessar o site .
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.