Matérias da SESA

29/11/2018

Secretaria de Estado da Saúde realiza testes rápidos de HIV no centro de Curitiba

teste A Secretaria de Estado da Saúde promove nesta sexta-feira (30) um evento alusivo ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro. Em parceria com a Prefeitura de Curitiba e o SESC, serão realizados gratuitamente testes rápidos para o diagnóstico de HIV entre 10 e 16 horas na Praça Rui Barbosa, no centro de Curitiba.

O Dia Mundial de Luta contra a Aids, instituído pela ONU em 1988, tem a função principal de alertar toda a sociedade sobre a doença que é causada pelo vírus HIV. “Fazemos o evento todos os anos e a expectativa é de um bom público. Aproveitamos para convidar quem tiver um tempo para passar lá e realizar o teste”, fala a enfermeira da Divisão de DST, Aids e Hepatites Virais, Mara Franzoloso.

O Estado do Paraná foi pioneiro na descentralização dos testes rápidos que detectam anticorpos contra HIV em até 30 minutos. Além de eventos específicos, eles são realizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nas unidades de saúde e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA). “O teste rápido de HIV é a maneira mais simples e rápidas de termos o diagnóstico”, diz Mara.

Desde 1984 até outubro de 2018, foram notificados no Sinan 57.156 casos de HIV/Aids no Paraná. Em 2017, foram 2.609 diagnósticos de HIV e 1.107 casos de Aids. Em 2018, até o mês de outubro, foram 1.525 diagnósticos de HIV e 624 de Aids.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.