Matérias da SESA

30/11/2018

Coletânea do Conass traz artigos de servidores da Saúde

coletânea conass Foi lançada nesta quarta-feira (28), no encerramento da 10ª Assembleia do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass), a Coletânea Direito à Saúde, que traz dois artigos elaborados por integrantes de equipes da Secretaria de Estado da Saúde: do Departamento de Assistência Farmacêutica (DEAF) e do Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar).

O lançamento aconteceu no Centro de Convenções Parque Cidade, em Brasília, e a coletânea foi apresentada na reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), realizada na quinta-feira (29).

Segundo a coordenadora do departamento de Assistência Farmacêutica, Deise Pontarolli, os artigos mostram como está organizado o cumprimento das ordens judiciais que envolvem o fornecimento de medicamentos, quais os itens mais demandados e os valores financeiros envolvidos. “É uma contribuição das equipes de assistência farmacêutica da Sesa para a disseminação das informações aos profissionais que enfrentam os mesmos desafios na judicialização da saúde”, definiu Deise.

O artigo “Panorama da Judicialização de Medicamentos na Secretaria Estadual de Saúde do Paraná” foi elaborado pelo DEAF, tendo como autoras Deise Pontarolli, Cláudia Moretoni e Paula Rossignoli. O outro artigo publicado foi elaborado pela equipe do Cemepar: “A judicialização de medicamentos oncológicos na Secretaria de Estado da Saúde do Paraná: caracterização e dificuldade de gestão”, escrito por Suzan Mirian do Patrocínio Alves, Fernanda de Souza Walger Oliveira e Giovanna Chipon Strapasson.

Os textos integram o segundo volume da coletânea, que trata de temas relacionados aos dilemas da judicialização do direito à saúde. A coletânea traz ainda um volume com artigos sobre institucionalização e outro sobre boas práticas e diálogos institucionais. Todos os volumes estão disponíveis online e podem ser acessados na biblioteca virtual do Conass.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.