Matérias da SESA

30/11/2018

Encontro reúne equipes do Sistema Estadual de Transplantes

Encontro reúne equipes do Sistema Estadual de TransplantesAconteceu nesta segunda-feira (3), em Curitiba, abertura do IV Encontro das Comissões Intra-hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (IV ENCIHDOTT). Considerado o evento mais importante do ano da área, o encontro reuniu representantes de todas as instituições que integram o Sistema Estadual de Transplantes do Paraná. As atividades acontecem no Hotel Mabu Express, na Cidade Industrial de Curitiba, e vão até 5 de dezembro.

Entre os objetivos do evento estão atualizar e instrumentalizar as equipes técnicas que atuam nos processos de doação de órgãos e tecidos para transplante; incentivar a troca de experiências entre os profissionais; desenvolver e aprimorar ferramentas para o melhor desenvolvimento do processo de trabalho, com base no debate multiprofissional; e fomentar a integração entre as diferentes instituições que atuam no processo de doação/transplante.

Como explica a coordenadora do Sistema Estadual de Transplantes (SET/PR), Arlene Badoch, uma das atribuições do SET/PR é participar ativamente da formação, capacitação, habilitação e educação permanente dos profissionais que atuam no processo de transplante de órgãos e tecidos. Por isso, a promoção de eventos e treinamentos é uma constante dentro do sistema.

“O projeto de formação contínua é um dos pilares essenciais para o crescimento da doação de órgãos e tecidos no Estado. Essa política tem feito do Paraná reiteradamente destaque nacional na doação e transplante de órgãos e tecidos, como provam as estatísticas”, diz Arlene.

Atualmente, o Paraná ocupa a liderança nacional de doações efetivas de órgãos, com 49,2 doações a cada milhão de população no período de janeiro a setembro. A média nacional é de 16,9 doações a cada milhão.

PROGRAMAÇÃO – Na abertura do encontro, às 10 horas, foi realizada palestra magna com o jurista Luiz Edson Fachin, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), que abordou o tema Constituição cidadã 30 anos: a Carta Magna e o direito fundamental à saúde sob a ótica do STF. A programação do evento inclui ainda palestras, oficinas, mesas-redondas e simulações relacionadas às diversas etapas do processo de transplantes de órgãos e tecidos.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.