Matérias da SESA

03/01/2019

Serviços de saúde começam nesta quinta em Guaratuba e Ipanema

A população que aproveita a temporada no litoral paranaense pode ter acesso a serviços de saúde na areia da praia. Uma das ações da Operação Verão, do Governo do Estado, é a instalação de tendas na orla para oferecer testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C e aferição de pressão arterial e glicemia.

operação verãoO serviço, que já está disponível na praia de Caiobá, será ofertado a partir desta quinta-feira (03) também em Guaratuba e no balneário de Ipanema, em Pontal do Paraná.

Além dos testes, os usuários também recebem informações relacionadas à área da saúde, como orientações sobre acidentes com animais peçonhentos e dicas de alimentação saudável, e informações sobre a ouvidoria da pasta. Na última temporada, cerca de 35 mil pessoas procuraram pelo atendimento nas tendas.

As barracas vão funcionar de quinta-feira a domingo, das 9h às 17h30, até o final da Operação Verão, em 6 de março. A tenda de Caiobá está instalada na Avenida Atlântica, em frente ao Edifício Monte Carlo. A de Guaratuba ficará na Praça da Praia Central e a de Pontal na Praça Central de Ipanema, em frente à igreja.

OUTROS SERVIÇOS – Além das tendas nas praias, todo o serviço de saúde foi reforçado no Litoral na temporada de verão. A Secretaria de Estado da Saúde repassou R$ 4,9 milhões às prefeituras para o pagamento dos plantões dos cerca de 7 mil profissionais que atuarão no período nos hospitais e unidades de pronto atendimento dos sete municípios litorâneos.

O Samu do Litoral também recebeu um reforço na frota, com mais três UTIs móveis em Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná. As equipes de resgate também contam com o helicóptero do Batalhão de Operações Aéreas (BPMOA), que atua em parceria com a Saúde. Em casos de atendimentos graves, a Secretaria utilizará o helicóptero e o avião que ficam baseados em Curitiba para fazer o transporte dos pacientes.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.