Matérias da SESA

11/02/2019

Ouvidoria itinerante aproxima população do serviço público de saúde

Ouvidoria ItineranteA Ouvidoria Itinerante instalada nas tendas da Operação Verão, no Litoral do Paraná, já distribuiu mais de 27 mil materiais com orientações sobre saúde. No verão passado, o número foi de 40 mil, o que deve ser ultrapassado agora, já que ainda restam três semanas de operação.

A atuação nas praias é apenas uma das atividades externas da Ouvidoria da Secretaria da Saúde, que aproveita eventos e grandes concentrações de população para ampliar seu raio de ação. “Além de ser um canal aberto para ouvir a população, nosso trabalho inclui esclarecimentos e orientação sobre questões da saúde”, informa o ouvidor geral da Saúde, Yohhan Garcia de Souza.

Parte desse trabalho de orientação alerta para problemas típicos da região em que a ouvidoria itinerante se instalou, como é o caso do material distribuído na Operação Verão, e outros procuram despertar hábitos saudáveis na população, para prevenir o aparecimento de doenças. Também é realizada pesquisa de satisfação do SUS, levantando eventuais pontos que podem ser melhorados.

A ouvidoria ativa, como é chamada, chega mais perto dos cidadãos em feiras, parques, campanhas de vacinação ou a convite de ouvidorias municipais, para intensificar a divulgação dos benefícios que o serviço oferece. “É bom lembrar que não somos uma ‘reclamadoria’, mas uma ferramenta de gestão”, acentua o ouvidor, explicando que ali são identificados problemas e necessidades de planejamento ou revisão de métodos.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.