Matérias da SESA

11/06/2019

Conferência discute rumos da Saúde no Brasil

CONFERENCIAComeça nesta terça-feira, às 18 horas, a 12ª Conferência Estadual de Saúde do Paraná, com foco em “Democracia e Saúde: Saúde como Direito” e discussão sobre “Consolidação e Financiamento do SUS”. Estarão em debate as propostas já apresentadas nas conferências municipais que, depois, serão levadas para a Conferência Nacional, que acontece nos dias 4 a 7 de agosto em Brasília.

“As conferências representam o maior fórum de debate e controle social sobre Saúde do país. Têm a participação de todos os segmentos da sociedade e definem as diretrizes que nos guiarão nas ações de políticas públicas de saúde”, ressalta o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

Amanhã, quarta-feira, às 8h30, o professor Nelson Rodrigues dos Santos ministra a aula magna “Democracia e Saúde: Saúde como direito – consolidação e financiamento do SUS”. Rodrigues dos Santos é um líder histórico na luta pela reforma sanitária; esteve ao lado do sanitarista Sérgio Arouca na construção do Sistema Único de Saúde (SUS), que mudou o tratamento da saúde pública no Brasil.

Nelson Rodrigues dos Santos é graduado em medicina, com doutorado em medicina preventiva pela Universidade de São Paulo. Foi professor titular de Saúde Coletiva na Universidade Estadual de Londrina e Consultor da Opas/OMS. Atualmente, é professor colaborador da Universidade Estadual de Campinas e presidente do Instituto de Direito Sanitário Aplicado (Idisa).

O evento, em Curitiba, continua até o dia 13, na Expo Unimed, com promoção do Conselho Estadual de Saúde (CES) e apoio da Secretaria Estadual da Saúde do Paraná. 

Para discutir propostas que resultem em melhoria na qualidade dos serviços de saúde prestados à população, o debate vem acontecendo desde o início do ano por meio das Conferências Municipais, realizadas entre fevereiro e abril deste ano, envolvendo representantes de usuários, profissionais, prestadores de serviços e gestores de Saúde. 

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.