Aberta hoje a Semana Integrada de Enfermagem do Paraná 02/05/2019 - 14:40

Enf.
Foi aberta hoje, em Curitiba, a Semana Integrada de Enfermagem do Paraná 2019. O evento, realizado em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem do Paraná e Associação Brasileira de Enfermagem-Seção Paraná, contou com a presença de profissionais da área e foi realizado no auditório do Victória Hotel.

No dia 12 de maio é comemorado do Dia Internacional da Enfermagem e o objetivo da Semana Integrada é promover o debate sobre a contribuição da Enfermagem para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde. E este foi o tema da conferência de abertura, ministrada pela superintendente de Atenção à Saúde da SESA, enfermeira Maria Goretti David Lopes.

A superintendente lembrou que os profissionais da área formam a grande força de trabalho do Sistema de Saúde do País, com mais de dois milhões de trabalhadores. “ A enfermagem atua na linha de frente dos serviços de saúde; está presente em todas as etapas do atendimento ao usuário e em todas as fases da vida dele, desde o acolhimento na unidade, passando por cuidados especializados,  controle de medicação e imunização, entre outros.

O governador do Paraná Ratinho Junior e o secretário da Saúde Beto Preto reconhecem que os trabalhadores de enfermagem são essenciais para o funcionamento da rede de saúde pública e desenvolve projetos no sentido de incentivar a capacitação da enfermagem no estado”, afirmou a Maria Goretti.

Semana Integrada – No evento foi lançada a campanha “Enfermagem na sua Vida”, com o objetivo de “reafirmar o papel do profissional junto à população”. “Somos trabalhadores capacitados e qualificados para o atendimento do usuário”, disse a presidente do Coren/PR, autarquia que disciplina e fiscaliza o exercício da profissão no Estado. Simone Peruzzo informou que o Conselho tem hoje 100 mil inscritos no Paraná.

A presidente da ABEn-PR, Denise Kletemberg, também destacou a importância do reconhecimento ao profissional. “ A enfermagem é responsável por colocar em prática os programas e políticas de saúde pública: a categoria é fundamental na implantação de marcos legais e de diretrizes preconizadas pelo Ministério da Saúde”, disse.

A Semana Integrada do Paraná segue até o final do mês de maio com atividades em todas as regiões do Estado. É promovida uma parceria entre SESA, Conselho de Enfermagem do Paraná (Coren/PR) e Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn-PR).

Durante o evento de hoje, uma homenagem à enfermeira Alice Eugênia Tisserant, que trabalha há 40 anos na SESA.