Programa Vida no Trânsito Paraná (PVT/PR)

A promoção de ambientes seguros, saudáveis e sustentáveis, pautados na mobilidade humana, na produção do cuidado e no trânsito seguro tem o objetivo de garantir a redução de morbimortalidade e, consequentemente, a paz no trânsito.

O Programa Nacional Vida no Trânsito, coordenado pelo Ministério da Saúde juntamente com a Organização Pan-americana de Saúde e apoiado por parceiros nacionais e internacionais, é uma iniciativa voltada para a vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito e promoção da saúde, em resposta aos desafios da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Década de Ações pela Segurança no Trânsito 2011 – 2020. Tem seu foco na redução das mortes e lesões graves no trânsito a partir da qualificação da informação, de ações planejadas, desenvolvidas e executadas intersetorialmente e na ênfase em dois fatores de risco: direção sob efeito de bebida alcoólica e velocidades incompatíveis, além de outros, a depender das particularidades locais.

A coordenação da Comissão Estadual do PVT/PR é compartilhada entre a Secretaria de Estado da Saúde e o Departamento de Trânsito do Paraná. A composição da Comissão é interinstitucional e multiprofissional, tem caráter ético, técnico, científico, educativo e de assessoria, e visa a redução de mortes e lesões no trânsito. O Paraná conta com 13 municípios que aderiram e executam o PVT são eles: Araucária, Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Londrina, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Ponta Grossa, São José dos Pinhais e Toledo. Desta forma o Estado contribui para o avanço na implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e reforça o compromisso do Paraná com a Agenda 2030 da ONU.

 


 

Links

 


 

Boletim

 

Programa Vida no Trânsito Paraná - Boletim Epidemiológico 01

 


 

Publicações

 


 

Manuais Instrutivos/Formulários

 


 

Material Áudio/Visual

 


 

Legislações/Portarias/Formulários

 


 

Acesso Rápido