Marcos do Desenvolvimento

Avaliar o desenvolvimento infantil é uma tarefa complexa que exige uma vigilância continuada nos primeiros anos de vida e conhecimento dos marcos do desenvolvimento infantil.

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC), preve no seu eixo estratégico III, a promoção e acompanhamento do crescimento e desenvolvimento integral da criança, consistindo na vigilância e estímulo do seu pleno crescimento e desenvolvimento, em especial do “Desenvolvimento na Primeira Infância (DPI)”, pela Atenção Primária a Saúde (APS) conforme as orientações da Caderneta de Saúde da Criança, incluindo ações de apoio às famílias para o fortalecimento de vínculos familiares.

O acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança inicia-se na maternidade e tem sua continuidade de cuidado na APS, mediante consultas de rotina conforme calendário de puericultura, previsto na Estratificação de Risco de Crianças no Paraná.

Este acompanhamento contempla ações de promoção, proteção, detecção precoce, atendimento e reabilitação de alterações que possam repercutir em sua vida futura. Esse acompanhamento ocorre prioritariamente na APS, mas se necessário, também deve ser realizado nos diversos pontos de atenção da rede de atenção à saúde, como por exemplo a Atenção Ambulatorial Especializada quando há suspeita de atraso no desenvolvimento.

Profissionais de saúde, pais, avós, educadores e outros cuidadores devem participar da vigilância do desenvolvimento.

Os marcos de desenvolvimento variam de acordo com a faixa etária da criança, e podem ser consultados na caderneta da criança disponível nos links abaixo.

 


 

Materiais e Links