Programa Academia da Saúde

O Programa Academia da Saúde é uma estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado do Sistema Único de Saúde (SUS) para os municípios brasileiros que foi lançado em 2011 por meio da Portaria Nº719, de 07 de abril de 2011. Possui o objetivo de ofertar serviços e iniciativas para além das práticas corporais e atividade física, contribuindo para a produção do cuidado integral em rede e para a promoção da saúde, bem como da produção de modos de vida saudáveis e sustentáveis da população. Para tanto, o Programa promove a implantação de polos da Academia da Saúde, que são espaços públicos dotados de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados.
São princípios do Programa Academia da Saúde (PAS) a participação popular e construção coletiva de saberes e práticas em promoção da saúde, a intersetorialidade na construção e desenvolvimento das ações, a interdisciplinaridade na produção do conhecimento e do cuidado, a integralidade do cuidado, a intergeracionalidade, promovendo o diálogo e troca entre gerações e a territorialidade, reconhecendo o espaço como local de produção da saúde.
São previstas para o desenvolvimento do Programa várias possibilidades de práticas de cuidado em saúde, embasadas em oito componentes, que são, ao mesmo tempo, eixos e ações a serem desenvolvidas localmente pelo Programa:

  1. Práticas corporais e atividades físicas;

  2. Produção do cuidado e de modos de vida saudáveis;

  3. Promoção da alimentação saudável;

  4. Práticas integrativas e complementares em saúde;

  5. Práticas artísticas e culturais;

  6. Educação em saúde;

  7. Mobilização da comunidade;

  8. Planejamento e gestão.

 

Link

 


 

Publicações


 

Legislação/Portarias/Resoluções